Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PORTELA 2007

CARNAVAL DA PORTELA SEM ATRASO (Jornal Extra - 31/08/2006)
 
O carnavalesco da Portela, Amarildo de Mello, garante que a escola não está com o carnaval atrasado, pela demora na escolha do enredo. “As escolas ainda não começaram o trabalho de barracão. E nossa equipe é a melhor do Rio”, diz.

PORTELA 2007 (Comissão de Frente)

JORGE TEXEIRA É O NOVO COREÓGRAFO DA COMISSÃO DE FRENTE DA PORTELA (O DIA – 30/08/06)
 
A Portela terá Jorge Texeira, 40 anos, como novo coreógrafo de sua comissão de frente. Ele coreografou quatro alegorias da Porto da Pedra no Carnaval 2006 e foi apresentado para o carnavalesco Amarildo Mello e o presidente Nilo Figueiredo, pelo também carnavalesco Cahê Rodrigues. Jorge é professor da companhia de dança de Deborah Colker e no Carnaval 2006 participou como assistente da comissão de frente do Salgueiro. 
 
"Ganhei várias premiações internacionais, meus alunos fizeram a coreografia da comissão de frente da Caprichosos, quando a escola homenageou a Xuxa e fui assistente do Marcelo Missalidis no Salgueiro", disse Jorge Texeira. 
 
Segundo o coreógrafo, o desafio de comandar a comissão de frente da Portela é grande. "Vamos mesclar pessoas da comunidade com bailarinas, ginastas e pessoas de circo. É um grande desafio, diferente de apresentar espetáculos de dança", afirmou Jorge, que terá a responsabilidade de comandar a apresentação do enredo da Portela, no dia 18 de setembro, no Canecão, na festa de lançamento dos enredos do Grupo Especial para o Carnaval 2007. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PORTELA 2006 (Mestre-Sala e Porta-Bandeira)

 
PORTELA MANTÉM CASAL DE MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA (site da Escola – 28/08/06)
 
Andréa Machado e Diego Falcão estão confirmados como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela. No último Carnaval a dupla já ocupava o posto na escola e levou as seguintes notas dos jurados: 10,9.8,9.8 e 9.7. 
 
Andréa tem 37 anos e estreou na Sapucaí como porta-bandeira ainda criança, aos 11, pela Mocidade. Desde então, passou a levar a dança como profissão e, aos 13, saiu na Portela, passando a ser a mais jovem porta-bandeira do grupo especial. 
 
Ao lado de Diego, Andréa pretende ajudar a Portela a estar no desfile das campeãs em 2007 e conta que vai se esforçar bastante para isso. "Foi uma enorme satisfação receber o convite do presidente Nilo pra continuar. Sou Portela, então não seria a mesma coisa desfilar por outra escola. Diego e eu vamos nos empenhar muito pra fazer uma apresentação impecável", afirmou ela, que ganhou o Estandarte de Ouro, em 1982, como a melhor porta-bandeira, pelo Império Serrano.   

PORTELA (Feijoada Original do Mundo do Samba - Set/2006)

PORTELA CANTA CANDEIA (site da Escola – 25/08/06)
 
Bamba dos mais memoráveis da história do samba e da Portela, Antônio Candeia Filho, o Candeia, será homenageado na próxima edição do Pagode da Família Portelense. A roda de samba com feijoada que a Velha Guarda da azul-e-branco promove todo mês será dedicada a ele, que, vivendo apenas 43 anos, conseguiu fazer história como sambista. Entre os clássicos até hoje lembrados, estão "De qualquer maneira, amor, eu canto", "Filosofia do samba", "Lá vai viola" e "Minhas madrugadas", esta última composta em parceria com o também portelense Paulinho da Viola.
 
Na homenagem, marcada para sábado, 2 de setembro, às 13h, sambistas como Monarco, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Dorina e Wanderley Monteiro vão se unir para relembrar os maiores sucessos de Candeia.
 

Filhos da Águia (2007)

FILHOS DA ÁGUIA APRESENTA SAMBAS-ENREDO (O Batuque – 22/08/06)
 
A Escola de Samba Mirim Filhos da Águia apresentará no dia 20 de setembro de 2006, a partir das 14h, no Portelão, os 8 sambas concorrentes ao hino da escola para o próximo carnaval.
 
A finalíssima está programada para o dia 24 de setembro deste ano.
 
Décima escola a desfilar, na Passarela do Samba, na sexta-feira de carnaval, a Filhos da Águia, contará o enredo "Águia: A guardiã da Casa dos Deuses".

PORTELA 2007 (Sinopse)

OS ESPORTES DO PAN E A BELEZA NA PORTELA  (Jornal Extra - 17/08/2006)
 
A Portela entrega hoje, às 20h, a sinopse de seu enredo para os compositores, na quadra. Amarildo de Mello e Cahê Rodrigues vão desenvolver “Os deuses do Olimpo na terra do carnaval: uma festa dos esportes, da saúde e da beleza”, que vai falar sobre a importância do esporte como forma de inclusão social e para manter o corpo belo e saudável.

O desfile começa com os deuses do Olimpo se reunindo e escolhendo o Rio de Janeiro como sede da maior festa dos esportes na América (no caso, o Pan 2007). Eles vêm para cá e encontram os deuses da Portela — e a escola aproveita para homenagear Candeia, Paulo da Portela e seus grandes ícones.

“Falamos dos diversos tipos de esporte, como os alternativos e radicais, por exemplo, e mostramos como eles são benéficos para o povo”, conta Amarildo. O desfile vai lembrar ainda os ideais de beleza dos gregos, já que o esporte é uma forma de cultuar o corpo. Essa parte do enredo abre uma possibilidade de patrocínio de alguma empresa de cosméticos. Já a homenagem ao Pan deve render uma ajuda do Governo Federal.