Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PORTELA 2008 (Desempenho)

PORTELA FAZ DESFILE DIDÁTICO E MORNO (O DIA – 02/08)






Quarta a desfilar na Avenida na madrugada desta segunda-feira, a Portela fez um desfile didático e sem empolgação. A escola chegou na Avenida, no setor 1, em silêncio, e foi muito vaiada pelo público. 

Os foliões das arquibancadas não se contentaram com o silêncio e pediram em coro o tradicional "esquenta". Gritos de "Bateria! Bateria! Bateria!" foram ouvidos de longe. O presidente da escola, Nilo Figueiredo, entrou discutindo com integrantes da Liesa. 

A comissão de frente da Portela, chamada de "O Balé das Águas Vivas" fez referência à vida marinha, assim como o carro abre-alas. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Alessandra, não conseguiu evoluir bem no desfile. Devido ao peso da fanstasia, Alessandra ficou sem mobilidade. As fantasias em geral eram de fácil leitura, mas simples.

A tradicional Águia da escola impressionou pelo tamanho, 22m de comprimento e 9m de altura, e pelo neon. Diego Hipólito foi destaque no carro acoplado do Abre-Alas. Destaque também para o oitavo carro, que mostrou o contraste social, trazendo um bebê desnutrido e outro saudável. Liderada pela rainha Adriana Bombom, a bateria de Mestre Nilo deu show e empolgou as arquibancadas. 

O ator Antonio Fagundes participou do desfile, gravando para a novela "Duas Caras", onde é presidente da escola de samba Portelinha. Fagundes veio ao lado de Zeca Pagodinho. Depois da gravação, o ator se juntou aos diretores e continuou a desfilar. Os cantores Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Wagner Victer, presidente da Cedae, e o deputado federal Leonardo Picciani, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara também desfilaram na ala da diretoria. 

O mestre Paulinho da Viola quer a vitória da escola. "Este ano temos que quebrar o jejum de 25 anos sem ganhar. O enredo é muito pertinente e até a chuva que cai, ajuda", disse. Sobre o assalto, onde teve seu carro roubado, Paulinho foi enfático. "Não vou deixar de desfilar e muito menos me mudar do Rio por causa disso. Picciani confirmou seu apoio à Solange Amaral, na prefeitura do Rio.

Um dos carros entrou no desfile sem um de seus destaques. Enquanto o "Carvalhão", guindaste que leva as pessoas até o alto dos carros alegóricos, estava subindo com uma mulher que seria um dos destaques, o carro continuou andando e não parou mais. Com isso, formou-se um buraco em frente ao setor 1 e o carro desfilou sem esse destaque, que ficou no guindaste.

A integrante Neide Chaves, de 55 anos, passou mal ao ser levada pelo guindaste para o alto de um carro e deixou o desfile. O guindaste não tinha a altura suficiente para deixá-la lá em cima e quando desceu, Neide passou mal. Ela foi levada para o pronto atendimento em uma maca.

Majestade do Samba (Catoni - 44ª Edição)


terça-feira, 25 de outubro de 2016

PORTELA 2008 (Bateria)

BATERIA DA PORTELA É A MAIOR DO GRUPO ESPECIAL (Globo online – 30/01/08)

A bateria da Portela, comandada por mestre Nilo Sérgio, é a maior no número de ritmistas para o carnaval 2008. São 311 componentes. A Mocidade desfila com 310 integrantes, que são comandados por mestre Jonas. A Viradouro, de mestre Ciça, é composta de 300 ritmistas. 

Com um ritmo tradicional, a bateria da Portela fará duas paradinhas no desfile oficial. A fantasia recebeu o nome de energia das ondas. Mestre Nilo Sérgio dividiu seus componentes pelos instrumentos: 13 na 1ª marcação, 14 na 2ª marcação, 16 na 3ª marcação, 1 no ganzá, 100 na caixa de guerra, 40 no tamborim, 40 no repinique, 1 prato, 30 no agogô, 24 na cuíca e 32 chocalhos. 

Os ritmistas da Mocidade vão representar Dom Sebastião. Mestre Jonas terá o apoio do maestro Rildo Hora. A bateria de Padre Miguel está dividida em: 12 na 1ª marcação, 14 na 2ª marcação, 16 na 3ª marcação, 10 no reco-reco, 112 na caixa, 40 no tamborim, 43 no repinique, 2 no prato, 16 na cuíca, 1 pandeiro e 44 no chocalho.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PORTELA 2008 (Ensaio Técnico)

PORTELA DÁ SHOW DE BATERIA E  ENSAIA BEM (site ocarnavalesco – 01/08)

As 25 mil pessoas que compareceram na Sapucaí nesse sábado puderam conferir o animado ensaio técnico para o carnaval 2008. A Portela melhorou seu desempenho em relação ao último treino e animou o público. O grande destaque da avenida foi a imensa torcida portelense, que recebeu calorosamente a sua escola. 

Às 22h30, o rio azul e branco invadiu a Avenida. A Portela cantou e evoluiu muito bem o samba “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”. As alas cantavam forte e arrepiavam ao baterem no peito durante o verso “Sou Portela”.


Adriana Bombom

A Escola levou todos os seus setores pra avenida e pareceu estar pronta pra desfilar, apagando a performance mediana do último ensaio.

- Houve um grande progresso em relação ao nosso último ensaio aqui. Nós temos um estilo de evolução diferente das outras escolas, no qual os componentes desfilam com liberdade - afirmou Júnior, diretor geral de harmonia.

Diretor diz que alas da Portela estão com liberdade

Há quem considere falho esse estilo mais “livre” da Portela desfilar, pois as alas não ficam compactadas em blocos. Mas para o componente parece ideal, pois ele tem espaço para evoluir. Fica a critério do jurado no dia do desfile considerar se é um estilo ou não ao dar a nota à escola.

O grande destaque da escola de Oswaldo Cruz foi a bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio. Sustentando muito bem o samba, os ritmistas estavam bastante entrosados e deram um show com as paradinhas. A “Tabajara do Samba”, como era conhecida antigamente a bateria da Portela, está voltando aos bons tempos e desponta como uma das favoritas a ganhar os disputados prêmios do carnaval.

Tradição e modernidade andaram juntas: Tia Surica e Tia Dodô brilharam, assim como, a musa Ana Paula Evangelista e a rainha da bateria Adriana Bombom.

domingo, 2 de outubro de 2016

PORTELA 2008 (Barracão)

ALEGORIA QUE SE TRANSFORMA DURANTE O DESFILE É UMA DAS OUSADIAS QUE A PORTELA QUER MOSTRAR ESTE ANO (Jornal Extra – 29/01/08)
 
Desde 1998 sem voltar para o Desfile das Campeãs, mas disposta a entrar de vez no século 21 e quebrar essa escrita, a Portela aposta numa receita: unir a tradição dos baluartes à modernidade dos jovens. Se os tradicionais nomes da escola já são mais que conhecidos, a nova geração você vê na foto ao lado. O carnavalesco Cahê Rodrigues e o trio à frente da harmonia (Júnior Escafura, Marcelo Jacob e Alex Fab) estão fazendo a Azul-e-Branco de Oswaldo Cruz respirar novos ares.

 

" Esse vai ser o carnaval mais moderno da Portela " 

- Por ser uma escola muito tradicional, é natural que haja resistência a novidades. Mas todos estão confiando no nosso trabalho. Esse vai ser o carnaval mais moderno da Portela - diz Escafura, que também é autor do samba. 

O quinto carro - "Viva a vida!" - será um dos que vão mostrar essa modernidade. Ele representará a natureza morta, num cenário desolador, com um bebê sufocado. Mas, em determinados momentos, a alegoria se transforma e 110 componentes fazem florescer uma nova, cheia de flores. O bebê, é claro, se transforma num garoto cheio de saúde. 

- Estamos ensaiando o canto e as teatralizações, para ficarmos afiados. O astral está ótimo - diz Marcelo. 

O abre-alas também promete impressionar: trará a águia toda iluminada em néon, além de três mil litros de águas "dançantes" e 50 componentes coreografados. A ave vai gritar na Avenida, assim como o gorila do sexto carro e a onça do sétimo.

Abertura com balé de águas-vivas 

O desfile da Portela, que trará o enredo "Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade", sobre a necessidade de preservação do planeta, promete impacto desde o início. A escola criou várias estratégias em seus primeiros momentos para conquistar o público. 

O primeiro item desse bloco é a comissão de frente. Coreografada por Jorge Texeira (do Conservatório Brasileiro de Dança, muito elogiado no carnaval passado), a comissão vai mostrar o balé das águas-vivas. Os 15 integrantes, que têm sido aplaudidos nos ensaios técnicos, vão representar os diversos movimentos das águas do mar, dos momentos tranqüilos aos revoltos. 

" Nossos homens-peixes vão fazer sucesso " 

- Estamos ensaiando de segunda a sexta, cerca de três horas por dia. Nossos homens-peixes vão fazer sucesso - diz Henrique Talma, também coreógrafo da comissão. 

Depois deles, virão o mestre-sala e a porta-bandeira e, em seguida, outra surpresa: uma ala vai simular o balanço das ondas, numa coreografia que interage com o abre-alas.