Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Enredo (Humor)

AUTOR DO ENREDO DA PORTELA DIZ QUE REFERÊNCIA AOS SIMPSONS ERA UMA ESTRATÉGIA PARA DAR HUMOR AO TEMA (O DIA – 13/08/07)
 
Cinco dias após entregar sua sinopse aos compositores, a Portela se prepara agora para realizar no próximo dia 23 uma reunião entre o carnavalesco Cahê Rodrigues e os interessados em disputar samba com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o enredo 'Reconstruindo a Natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade'. 

Após a divulgação da sinopse oficial, um dos autores do enredo, Cláudio Vieira, explicou que o texto foi enviado à LIESA antecipadamente para a publicação no livro de enredos da entidade e que nenhum detalhe foi excluído da sinopse oficial. 

Segundo Vieira, que divide a autoria do enredo ao lado de Marta Queiroz, "os compositores foram alertados que a referência a Springfield se devia ao estudo que estava sendo feito de adotar ou não o humor como uma das estratégias de linguagem de parte do enredo e que era importante que eles soubessem que haveria esta possibilidade". Por isso, a sinopse que foi entregue na quadra continha esse adendo.

Sobre a suposta negociação com o estúdio realizador do desenho, o autor do enredo da Portela explicou que a escola não tentou captar nenhum tipo de patrocínio junto à Fox, mas sim buscou pedir autorização para usar Springfield e alguns de seus personagens, caso assim decidissem a direção da agremiação e a equipe de Criação, para a condução de um dos trechos do enredo.