Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PORTELA 2007 (Ensaio)

PORTELA ENSAIA PELAS RUAS DE MADUREIRA (Site Oficial – 04/01/07)
 
Todos os domingos até o Carnaval, com exceção do dia 14 de janeiro, a Portela vai desfilar pelas ruas de Madureira, a fim de ensaiar para o seu desfile na Marquês de Sapucaí.
 
No próximo domingo, dia 7, bateria, baianas, passistas e os demais segmentos da escola sairão da quadra, na Rua Clara Nunes, 81, em Madureira, às 17h, seguindo até a porta da quadra da co-irmã Império Serrano, na Estrada do Portela, no mesmo bairro. De lá, a azul e branco volta para sua quadra, onde o samba rola, de graça, até as 22h.
 
Ensaios de rua da Portela:
 
TODOS OS DOMINGOS (Exceto dia 14 de janeiro)
Horário da concentração: 17h
Duração: 1 hora e meia
Telefone da quadra: (21)2489-6440
Local: Rua Clara Nunes, 81 - Madureira

PORTELA (Feijoada Original do Mundo do Samba - Jan/2007)

PORTELA FAZ SUA PRIMEIRA FEIJOADA DE 2007 (O DIA – 04/01/07)
 
Faltando pouco mais de um mês para o Carnaval, a boa pedida nesse início de ano é visitar as quadras das escolas de samba do Rio. E no próximo sábado, dia 6, a Portela apresenta o seu tradicional "Pagode da Família Portelense", que tem animada roda de samba comandada pela Velha Guarda da azul e branco. 
 
Além de curtir o melhor do samba de raiz com bambas como Monarco, Tia Doca e Tia Surica, quem for ao evento ainda vai poder se deliciar com a famosa feijoada da escola, preparada pelas baianas. 
 
A tarde de samba com feijão começa às 13h e a Portela fica na rua Clara Nunes, 81, em Madureira.

Juliana Diniz

JULIANA DINIZ (Coluna Gente Boa – O Globo – 01/01/07)
 
Música e teatro
 
Em 2006, Juliana Diniz fez sucesso como cantora. Mas não é exatamente esse o caminho que ela quer seguir. Neta de Monarco e afilhada de Zeca Pagodinho, Juliana também quer atuar. Ela estréia dia 25 com o espetáculo “Sassaricando”, no Teatro Sesc Ginástico. “Se Deus quiser, vou fazer vários musicais”, diz Juliana, que ainda não decidiu se investe só nisso ou se mantém as duas carreiras. Ela fará show em todas as quartas-feiras de janeiro no Carioca da Gema e, no meio do ano, começa a preparar o segundo CD.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Majestade do Samba (31a. Edição)


PORTELA 2007 (Patrocínio)

CARNAVAL 2007 (O Globo – 21/12/06)

O Ministério dos Esportes vai patrocinar o carnaval da Portela. Orlando Silva, o ministro, deve até desfilar. Ele vai ao barracão da escola de Madureira sábado.

O enredo da azul e branco é sobre o maravilhoso mundo dos esportes.

 

Vilma (Volta à PORTELA)

DEPOIS DE 28 ANOS, A VOLTA DE VILMA À PORTELA (Jornal Extra - 21/12/2006) 
 
O ano de 2007 pode registrar um momento histórico para o carnaval carioca. Depois de 28 anos, a lendária Vilma Nascimento pode voltar a desfilar pela PORTELA, escola na qual ganhou o título de Cisne da Passarela e onde se consagrou como a maior porta-bandeira de todos os tempos.
 
A atual porta-bandeira da Escola de Madureira, Andréa, foi substituída por Alessandra, afilhada de Vilma, que foi convidada pela diretoria para apresentar o casal na Avenida. Vilma ainda resiste, mas é provável que aceite o convite e protagonize um dos momentos mais emocionantes do próximo carnaval.
 
-  Ainda não sei o que vou fazer. Não queria pegar mais responsabilidade dentro de escola de samba. Estou velha e agora só quero brincar. Mas só vou decidir depois do Ano Novo”, diz Vilma, que também não vai mais desfilar como destaque de chão da Tradição — ela virá com camisa de diretoria, ao lado da filha, Daniele, porta-bandeira da agremiação.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PORTELA 2006 (CCC)

                               
RODA DE SAMBA HOJE NO CCC (Jornal Extra - 21/12/2006) 
 
Teresa Cristina e o Grupo Semente promovem uma roda de samba hoje à noite no Centro Cultural Carioca. O show tem a participação de Marcos Esguleba e Trambique na percussão, e de Dona Hilda.
 
Ao lado do grupo, a cantora apresenta sucessos e clássicos do samba e da MPB, incluindo músicas de seu disco “A vida me fez assim”. No repertório estão “Acalanto”, “Candeeiro”, “Quantas lágrimas” e “Portela“.
 
Centro Cultural Carioca
Rua do Teatro 37, Praça Tiradentes, Centro
Tel: 2252-6468. Qui, às 21h30m. R$16.

PORTELA 2007 (Porta-Bandeira)

PORTELA TROCA PORTA-BANDEIRA FALTANDO DOIS MESES PARA O CARNAVAL (O DIA – 14/12/06)
 
Faltando dois meses para o Carnaval 2007, a Portela resolveu trocar sua porta-bandeira, Andréia Machado. Ela fez uma cirurgia e não poderá participar do desfile do Grupo Especial. A substituta é Alessandra, que era a segunda porta-bandeira. O mestre-sala é Diego Falcão.
 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Wilson Moreira (Homenagem)

FESTA PARA O MESTRE WILSON MOREIRA (O Globo – 2º Caderno - 13/12/2006) 
 
Sambista comemora 70 anos com os amigos no Teatro Carlos Gomes
 
Neto de jongueiro do Vale do Paraíba, um dos caminhos migratórios mais fortes dos vários que formaram o samba feito na Zona Rural do Rio de Janeiro, Wilson Moreira é uma espécie de reserva de diversas formas rítmicas originais como o jongo, o lundu, o batuque e os calangos. Fundador da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Quilombo, Moreira completou ontem 70 anos, mas a festa será hoje, a partir das 20h, no Café Guarany do Teatro Carlos Gomes.
 
Organizada pela pesquisadora Angela Nenzi, a festa contará com a participação de sambistas de várias gerações como Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Walter Alfaiate, velhas-guardas da Mangueira e do Salgueiro, Luíza Dionízio, Iracema Monteiro, Casuarina, Batuque na Cozinha, Agenor de Oliveira e Tânia Malheiros.
 
Sambista espera reencontrar antigos parceiros na festa
 
- É impossível dizer o nome de todos os convidados porque a turma do samba é imprevisível. Certamente aparecerão muitos amigos para dar uma canja, prestigiar. Essas datas são importante para revermos os parceiros. Não é todo dia que chegamos aos 70 — diz o aniversariante.
 
Autor de clássicos do samba como “Senhora Liberdade”, “Quintal do céu”, “Gostoso veneno”, “Oloan”, “Goiabada cascão”, “Meu apelo”, “Me alucina”, entre outros, o sambista teve músicas gravadas por Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Candeia, Alcione, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Zélia Duncan, Dudu Nobre e Elza Soares.
 
Wilson Moreira é a síntese do samba em suas mais diversas vertentes. Do partido-alto ao samba de terreiro, passando pelo primitivo jongo, que ele ouvia ainda criança, em Realengo:
 
— Não cheguei a conhecer meu avô. Mas convivi com a Tia Alice, de Paraíba do Sul, e com mestres como Rufino, Aniceto, Fuleiro e Vovó Tereza. No Estado do Rio, o jongo ainda é tocado em Machado e Dorândia, lá para os lados de Piraí — conta.

Marquinhos de Oswaldo Cruz (CD)

SHOW (O Globo – Jornal de Bairros - 12/12/2006)

Samba

O cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz lança hoje seu segundo CD, “Memórias de minh‘alma”, no Teatro João Caetano, a partir das 20h30m, com participação das velhas guardas da Portela e do Império Serrano. Na Praça Tiradentes s/nº. Tel: 2299-2142.

PORTELA (Renovação)

AMOR À TRADIÇÃO E DESEJO DE RENOVAR (O Globo – Jornal de Bairros - 10/12/06 )
 
Nova geração de sambistas reverencia o passado da escola mas defende a necessidade de mudar.
 
Monarco sabe o que diz quando recomenda o apoio à jovem guarda portelense. Ele mesmo, aos 17 anos, cantou seu primeiro samba na escola e recebeu a aprovação de Natal, homem forte da escola. Uma estreia tão boa quanto a de dois compositores do samba de 2007, Diogo Nogueira, de 25 anos, e Ciraninho, de 26.
 
Diogo, filho de João Nogueira, não esconde o orgulho de suas raízes portelenses e acredita na importância dessa nova geração de componentes.
 
- É importante a renovação na escola. Frequento a quadra desde os 5 anos e, quando entrei aqui pela primeira vez, comecei a chorar. É com essa emoção de portelense que, mesmo sem ver a escola ganhar, continuamos participando e investindo — diz.
 
Puxador nasceu quatro meses após carnaval de 1970
 
Seu parceiro Ciraninho é igualmente jovem, mas não tem as mesmas raízes em Oswaldo Cruz. Vindo de escolas dos grupos de acesso, foi convidado por Diogo a integrar a Ala dos Compositores e, assim, concorrer com sua composição. A ala é presidida por Júnior Scafura, de 27 anos. Apesar da pouca idade, ele já desfila na escola há 15 anos e participa da ala desde 1998.
 
Vinte e sete anos é também a idade de Nilo Sérgio, mestre de bateria que estreou no comando dos ritmistas este ano.
 
- A Portela é minha casa há 16 anos. Mais que uma responsabilidade ou um desafio, comandar a bateria da escola é um grande prazer — reconhece Nilo, que ganhou o Estandarte de Ouro de revelação no carnaval passado.
 
Grande responsabilidade também é a de Marcelo Jacob, diretor de harmonia, aos 35 anos, e criado na escola. Outro portelense desde criancinha é o puxador Gilsinho. Com 36 anos, é quatro meses mais novo que o fatídico último título inédito. Ocupará o cargo pela segunda vez.
 
- Sou filho de Jorge do Violão, da Velha Guarda, cresci na quadra da escola e desfilei muito na bateria. Quando me convidaram para ser puxador, nem acreditei. Era a realização de um sonho — diz.
 
Cargos importantes também para jovens de fora
 
Jovens em cargos-chave não são exclusividade das crias da casa. É o exemplo do caçula dessa jovem guarda, o primeiro mestre-sala Diego Falcão, de 21 anos, que chegou à escola por meio de um concurso e já está no segundo ano no posto. 
 
O carnavalesco Cahê Rodrigues, com apenas 30 anos, será o responsável pela realização do enredo sobre competições esportivas, ao lado de Amarildo de Mello. Formado na Beija-Flor e egresso da Porto da Pedra, é considerado uma promessa. Na parte operacional, a responsabilidade recai nas costas de João Costa Lopes, de 25 anos, o diretor de barracão. É ele que coordena o trabalho de operários de todas as áreas, com firmeza de quem conhece o mundo do samba desde criança.