Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 27 de junho de 2013

Compositores da PORTELA 2006

AUTORES DA ANTIGA DE VOLTA À SAPUCAÍ (O Globo - 12/02/06)
 
A Portela desfilará com sambas de compositores veteranos.
 
Na Portela, entre os compositores do samba-enredo de 2006 estão bambas que ainda não tinham vencido uma disputa: Mauro Diniz, filho de Monarco, e Marquinhos de Oswaldo Cruz. 
 
Na azul-e-branco de Oswaldo Cruz, os compositores dizem que a criação do concurso de sambas de terreiro, no ano passado, e a obrigatoriedade de participar dele para inscrever sambas na disputa ajudaram a melhorar a qualidade dos concorrentes.
 
- A reedição de carnavais antigos, em 2004, também revelou a demanda por mais sambas de qualidade — diz Marquinhos de Oswaldo Cruz, num bate-papo na escola ao lado de Mauro Diniz e de Júnior Escafura, presidente da Ala dos Compositores e criador do concurso. 
 
Samba de 1970 reeditado empolgou em 2004.
 
Com “Lendas e mistérios da Amazônia”, de 1970, a Portela levantou o público na Sapucaí em 2004. O mesmo aconteceu na passagem do Império Serrano, com sua “Aquarela brasileira”, de Silas de Oliveira. Mauro Diniz já tinha concorrido com sambas seus, até em parceria com Monarco, mas nunca tinha ganho a disputa.
 
- Uma vez, até reconheci que o samba do adversário era melhor. Mas já me senti injustiçado — conta ele, que divide a autoria do samba “Brasil marca tua cara e mostra para o mundo” com Escafura, Marquinhos, Ary do Cavaco e Naldo.

PORTELA 2006 - Comissão de Frente

FAZENDO O MAIOR MISTÉRIO (O Globo – 12/02/06)

Os integrantes da comissão de frente da Portela vestirão fantasias diferentes, já que representarão os diversos grupos étnicos que formaram o povo brasileiro. A preocupação com o segredo é tanta que, até o início do mês, nem o próprio coreógrafo do grupo, Jerônimo, sabia exatamente com seriam os figurinos.
 
Em outras agremiações, o responsável pela dança costuma ver logo o desenho para discutir com o carnavalesco se a idéia é compatível com os movimentos.

Águia 2006

BRILHO NO ABRE-ALAS (Jornal Extra - 12/02/06)

E vontade de aplaudir esses guerreiros do samba não vai faltar ao público. Afinal, eles estarão sob o foco dos refletores. Mais do que isso: representarão o próprio brilho.
 
- Os astronautas que olham a Terra lá de cima relatam que há um brilho intenso sobre a América do Sul e, principalmente, sobre o Brasil. E, na nossa leitura, esse brilho que vem do Brasil é o da velha-guarda da Portela, que estará no abre-alas — diz o carnavalesco Ilvamar Magalhães.
 
 E para aumentar ainda mais o brilho do abre-alas, dois ícones da MPB virão na frente: Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.




segunda-feira, 24 de junho de 2013

Velha Guarda da PORTELA 2006

VOLTA POR CIMA DA VELHA-GUARDA DA AZUL-E-BRANCO (Jornal Extra – 12/02/06) 
 
Depois de ficar fora da Sapucaí em 2005, ala da Portela terá posição de destaque no desfile.

A águia da Portela não passou pela Avenida em 2005 apenas sem as asas. Passou também sem alma, já que os baluartes que ajudaram a construir a tradição da maior campeã de todos os tempos foram simplesmente impedidos de desfilar. Mas a decepção virou cinzas na quarta-feira, a Velha-Guarda deu a volta por cima: quando o dia estiver amanhecendo na terça-feira de carnaval, os homens e mulheres que trazem no currículo 21 conquistas terão posição de destaque, no abre-alas e no primeiro setor.
 
- O destino fez justiça com a gente. O enredo da escola pediu e acabamos voltando para o início de desfile. Aquilo que aconteceu ano passado foi um acidente. Na hora, ficamos tristes. Mas eu posso falar que depois compreendi a atitude do presidente (Nilo Fernandes) — afirmou Tia Surica.
 
Fernandes nega veementemente que o fato de a velha-guarda passar para o início tenha alguma relação com o incidente no desfile de 2005, quando a ala foi cortada na entrada da Avenida, causando comoção.
 
- Não estou fazendo nenhum tipo de compensação. Se não tivesse tomado aquela atitude, a Portela estaria hoje se preparando para desfilar no Grupo de Acesso. Fiz o que não queria fazer, mas só tínhamos 12 minutos para passar pela festa e na ala da velha-guarda havia três octogenários e outros que tinham sofrido AVC.
 
Jair do Cavaquinho, de 84 anos, é outro que evita lembrar o caso, mas admite que o episódio chamou a atenção para a Velha-Guarda.
 
- Parece que o que aconteceu em 2005 chamou ainda mais a atenção. Agora todos vão ter a chance de nos aplaudir no desfile deste ano — disse o sambista.

PORTELA 2006

CARNAVALESCO DA PORTELA: 'ESCOLAS PRECISAM TER UM LAÍLA NO COMANDO' (O DIA – 09/02/06)
 
O carnavalesco da Portela, Amarildo Mello, frisou a importância do diretor de carnaval da Beija-Flor, Laíla, para o crescimento do carnaval de uma escola. "Ele sabe avaliar figurino, carro e o desfile completo. Hoje, as escolas precisam ter um Laíla. Temos diretores de carnaval que funcionam como dublês dele", contou. 
 
O carnavalesco da Portela falou sobre os problemas que atrapalharam o desfile da escola em 2005. "Não sou contra comissão de carnaval, mas a nossa foi complicada, porque não existia um laço entre os carnavalescos. No dia do incêndio do abre-alas, eu fiquei muito abatido. Na Avenida, os problemas aumentaram e meu coração ficou gelado com quando vi a águia sem as asas e depois a situação com a velha-guarda. Não desejo nem 10% de sofrimento para uma outra escola", revelou. 
 
Segundo Amarildo, a chegada do carnavalesco Ilvamar Magalhães para 2006 foi uma escolha dele e que teve o aval do presidente Nilo Figueiredo. "O Ilvamar foi um presente na minha vida", disse.
 
Sobre o desfile para 2006, Amarildo citou que a escola levará 1.500 pessoas maquiadas para o desfile, além de carros alegóricos que terão representações de teatrais. "Não existe nada de trabalho atrasado no barracão da Portela. Isso é boato. Estamos no tempo certo. Vamos entregar tudo com uma semana de antecedência. Fizemos duas mil fantasias aqui dentro e todas estão prontas. O portelense vai se identificar com os carros alegóricos na Sapucaí", contou.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PORTELA 2006 - Análise do Ensaio

PLANTÃO GLOBO ONLINE – 06/02/06
 
Na noite do sábado, a Sapucaí foi da Portela. A azul-e-branco fez um bom ensaio, com destaque (cinco estrelas, bonequinho aplaudindo de pé) para a bateria de Mestre Nilo e o puxador Gilsinho. A cadência, igual do princípio ao fim, foi perfeita. Que suingue! 
 
Ainda que a escola toda não tenha evoluído com a graça ou a garra demonstrada nos outros ensaios técnicos (mais emocionantes), o samba e a bateria compensavam tudo. Como dito no final, já na dispersão, no carro de som, "um pouquinho mais de garra, um pouquinho mais de tesão, chegamos lá". 
 
A Portela estava feliz com o próprio ensaio. Um pequeno grupo, de umas dez pessoas, pulando e sambando do lado da bateria, puxava um coro que a escola não ouve há muito tempo: "É campeã! É campeã!". Eram poucos, sim, mas a sua felicidade é um retrato de que a Portela está muito viva.

PORTELA 2006

ÚLTIMO ENSAIO PORTELENSE (site da Escola)
 
Os portelenses fizeram um bom ensaio como preparação para o Carnaval 2006.  A bateria portelense, mais uma vez mostrou um excelente desempenho, deixando todos os portelenses confiantes para o desfile.
 
Começando pela Comissão de Frente, ensaiada por Jerônimo, não mostrou todos os seus trunfos, guardando-os para o dia do desfile.
 
Mesmo sendo a única a ensaiar, o portelense, como sempre, prestigiou a sua Escola.
 





 
 
 

PORTELA 2006 - Ensaio

ENSAIO NO PORTELÃO (site da Escola – 03/02/06)
 
Mais uma vez a quadra da Portela recebeu um grande número de pessoas para mais um de seus ensaios.
 
Além dos seus fanáticos torcedores a Portela recebeu a visita de sambistas da co-irmã Beija-Flor de Nilópolis.

PORTELA 2006

OUSADIA NA TRADIÇÃO DA PORTELA (Jornal Extra – 01/02/06)
 
Escola de Madureira vai levar alegorias coreografadas e componentes maquiados para a Avenida.
 
A Portela quer apagar da memória do público os transtornos vividos no desfile de 2005, quando nem os baluartes da azul-e-branco de Madureira conseguiram atravessar a Avenida.  Com carros novos, coreografia, maquiagem e caracterização de componentes, a escola quer mostrar que pode ser ousada, sem ferir sua tradição.
 
Para contar o enredo “Brasil, marca a tua cara e mostra para o mundo”, que enaltece as qualidades do povo brasileiro, a escola resolveu investir até na estrutura dos carros alegóricos.
 
— Começamos nosso carnaval do zero, com estruturas de carro novas. O esqueleto daquele que quebrou na Avenida no ano passado está ali no canto só para nos lembrar o que não queremos repetir — brinca Ilvamar Magalhães, carnavalesco que assina o enredo com Amarildo de Melo.
 
Maquiagem artística
 
A Portela também não quer mais que seu desfile seja um simples passar de alas e alegorias pela Sapucaí. Teatro, dança e caracterização serão armas usadas para dar um ar de modernidade à agremiação. Apesar de manter o posto de maior vencedora do carnaval carioca (21 vezes), ela não ganha um título sozinha desde 1970.
 
A maquiagem artística será feita por Marcela Toledo e Vera Bonafé em quase dois mil componentes. Entre eles os homens que representarão os escravos presos no porão de um navio negreiro.
 
— A maquiagem realça detalhes como as feridas dos escravos. Será um desfile tradicional, mas com roupagem nova e visual totalmente moderno — garante Amarildo.

PORTELA 2006 - Ensaio

CARNAVAL: PORTELA CANCELA ENSAIOS NO CIRCO VOADOR (Plantão Globo - 01/02/06)
 
A Portela cancelou seus ensaios no Circo Voador, que aconteceriam todos os sábados na casa até o carnaval. O motivo alegado é a proximidade do carnaval. De acordo com a assessoria de imprensa do Circo, o cancelamento foi de comum acordo. "A escola quer concentrar todos os seus esforços nos ensaios da quadra de Madureira para o desfile na Apoteose", informa.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Majestade do Samba (20ª Edição)


PORTELA 2006 - Comissão de Frente

PORTELA: COMISSÃO DE FRENTE PODE APROVEITAR MOVIMENTOS PREPARADOS PARA O ENSAIO TÉCNICO (O DIA – 22/01/06)
 
A comissão de frente da Portela pode aproveitar no desfile oficial alguns dos movimentos apresentados no ensaio técnico deste sábado no Sambódromo. A princípio, a comissão estava ensaiando duas coreografias diferentes. "Desde o fim de agosto, nós temos ensaiado uma coreografia para o desfile e outra para os ensaios técnicos", comentou um dos integrantes da comissão de frente.
 
Mas o responsável pela comissão de frente, Jerônimo da Portela, adiantou ao DIA na Folia que está cheio de idéias. "Aproveitei para fazer alguns testes no ensaio técnico. Gostei de algumas coisas e já estou pensando em aproveitar na coreografia final. Também teremos uma parte cênica que não mostramos aqui", disse.
 
A comissão de frente da Portela é formada por 15 homens altos e fortes, portanto pesados. Segundo Jerônimo, o porte dos integrantes influencia a elaboração dos movimentos. "Eles são do samba, mas não são bailarinos. Então, é diferente. O tempo é marcado pelas passadas", explicou.

PORTELA 2006

PROJETO DE UMA NOVA PORTELA EM 2006 (O DIA –22/01/06)
 
 


A emoção e o amor pela escola de samba de coração transforma o portelense um sambista sem comparação, quando o assunto é desfilar pela Águia. No ensaio técnico da agremiação na Sapucaí, o segundo para 2006, a turma de Oswaldo Cruz e Madureira mostrou que está visivelmente mordida com o resultado de 2005 e quer recuperar o caminho de sucesso, o mais rápido possível.
 
A tarefa não é fácil. Imprevistos sempre acontecem, como a falha técnica no carro de som, que aconteceu no ensaio deste sábado. Só que agora todos estão mais atentos e já possuem armas para combater possíveis problemas. "Essa é a força da Portela. O carro de som quebrou e nós (componentes) estamos segurando o samba no gogó", falou cheio de entusiasmo o carnavalesco Ilvamar Magalhães. 
Realmente, a perfomance dos portelenses foi avassaladora. Foi uma verdadeira aula de harmonia do canto com a dança. Ao contrário do primeiro ensaio técnico da escola, dessa vez, a diretoria espalhou homens da harmonia pelas alas. A missão deles, era arrumar os componentes em fileiras e impulsionar o canto.

Muitas vezes, a emoção de um diretor passou da razão e alguns chegaram a puxar componentes pelo braço. Não precisava disso, já que os portelenses só queriam sambar e curtir o ensaio.

Aliás, o samba ganha cada vez mais corpo e promete estourar no dia do desfile oficial. O intérprete Gilsinho é uma grata revelação e se continuar assim vai sacudir o público na Avenida, porque no ensaio técnico, ele já conquistou a arquibancada. "Vamos cantar Portela, porque isso tudo (povo na arquibancada) é nosso", dizia o intérprete. 
 


A bateria de mestre Nilo Sérgio é pura confiança e alegria. A vibração dos componentes com a concretização das paradinhas era contagiante. A cadência da bateria marcou o ensaio da Portela. As marcações estavam precisas e o ritmo dado por Nilo Sérgio foi aprovado por Armando Marçal, o Marçalzinho, mestre de bateria em 2005, que foi conferir a atuação de Nilo. 

O problema no carro de som no início do ensaio afetou o segundo recuo da bateria. Os ritmistas entraram no box e os passistas que estavam atrás demoraram para passar. O resultado foi um buraco em frente ao setor 11. A modelo Adriana Bombom, rainha de bateria, exibiu um pequeno vestido e muito samba no pé. Nilo Figueiredo, presidente da escola, acompanhou de perto o ensaio e cobrou muito de seus diretores e componentes. Quem sabe 2006 não é um ano bom para começar o projeto da nova Portela, pelo menos, no ensaio técnico, a escola mostrou que a mudança está próxima.