Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 21 de maio de 2013

PORTELA - Ensaios

SÁBADO COM PORTELA NA SAPUCAÍ E NO CIRCO VOADOR (Site da Escola – 18/01/06)
 
Haja fôlego. Neste sábado, dia 21, os portelenses se concentram na quadra, a partir das 16 h, para fazer os últimos ajustes do ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, que começa as 21 h.
 
"É o segundo ensaio da Portela na Sapucaí. Vamos aproveitar a oportunidade para corrigir possíveis falhas e manter a união do grupo " -, explica o presidente Nilo Figueiredo.
 
Depois do ensaio técnico, Mestre Nilo e a bateria Azul e Banco, seguem para a Lapa, no Centro, onde acontece mais um ensaio da Portela, que terá a participação da Velha Guarda da escola.

PORTELA - Padroeiro

PORTELA FAZ FESTA PARA HOMENAGEAR PADROEIRO (Site da Escola – 18/01/06)
 
Mais uma vez, a família portelense se reúne na Quadra da Escola, em Madureira para homenagear São Sebastião. Como acontece todos os anos, a festa começa as 5 h da manhã do dia 20 de janeiro (sexta-feira), com a alvorada, queima de fogos e muito chocolate quente para os convidados.
 
Por volta das 7 h, sairá uma carreata levando a imagem do Padroeiro até a igreja de São Sebastião, em Bento Ribeiro.
 
No retorno à quadra, acontece uma roda de samba sob o comando de Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Júnior Scafura e outros bambas da Azul e Branco.
 
O mestre Nilo Sérgio promete que mesmo com toda a programação da festa da bateria, o tradicional ensaio da noite de sexta-feira, vai acontecer normalmente.
 
Programação da Festa de São Sebastião na Portela
 
05 h - Alvorada e Queima de Fogos
10 h - Missa solene em homenagem ao Padroeiro
11:30h - Saída da carreata do Portelão para a Igreja de São Sebastião – Na volta os carros passarão pelo Bar do Toninho, pela Portelinha, antes de retornar a Quadra da Rua Clara Nunes.
 
Na chegada será servido um almoço. Em seguida os compositores do samba da Portela para 2006, Mauro Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Júnior Scafura e Ary do Cavaco comandam a roda de samba.

PORTELA 2006

PORTELA FAZ PARCERIA COM MINASGÁS (O Batuque – 16/01/06)

Educação Alimentar e Capacitação em Culinária - A Minasgás está levando para a quadra da Portela, em Madureira os cursos de capacitação que a empresa desenvolve em várias estados brasileiros. As aulas darão ênfase ao aproveitamento integral de alimentos, como cascas, talos, sementes e folhas. A iniciativa faz parte do Projeto Mais Energia, uma parceria entre a empresa e a Portela e beneficiará, inicialmente, 60 alunos.


Os cursos serão realizados no trailer-cozinha da Minasgás, que ficará por três meses na quadra da Portela. Durante o período, serão produzidas receitas enriquecidas com talos, cascas, sementes e folhas, além de biscoitos, bolos, tortas salgadas, sucos, pães e doces.

As sessenta vagas serão distribuídas em duas turmas. A primeira, às terças-feiras, e a outra, às quintas-feiras, sempre de 14h às 17h. Para os alunos que concluírem as aulas serão fornecidos certificados e haverá uma festa de formatura no dia 20 de abril.

As matrículas estarão abertas nos dias 17 e 19 de janeiro, das 14h às 17h, na quadra da Portela. As aulas começam no dia 24 de janeiro para a turma de terça-feira e no dia 26 de janeiro para as turmas de quinta-feira. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

PORTELA

CARAS-PINTADAS (Jornal de Bairro - 15/01/06)
 
Na ânsia de se mostrar compatível com o grande espetáculo, a Portela contratou 45 maquiadores para pintar o rosto de dois mil componentes. A maioria é de alas de comunidade.
 
Arte cênica
 
 A azul-e-branco de Madureira vai ter teatralização em três carros, sob o comando do ator Ciro Barcelos. Mas, diferentemente de outros carnavais, a águia não terá movimentos nem emitirá sons. A escultura, de isopor, está pronta no barracão. É bem menor que as de anos anteriores.

PORTELA

A PORTELA ESTÁ DE LUTO PELO FALECIMENTO DE SEU DIRETOR DE BATERIA OSWALDO MATTOS DA COSTA  (Site da Escola - 14-01-06) 
 
A família portelense está de luto pela perda de um dos seus mais ilustres componentes: Oswaldo Mattos da Costa, Diretor de Bateria, na Portela há mais de 40 anos, falecido nesta sexta-feira, 13 de janeiro de 2006.  
 
 
 
Toda a escola sofreu com a perda, mas, especialmente, Nilo Sérgio, nosso Mestre de Bateria, que tinha Oswaldo como braço direito e fonte de inspiração. Um fato inusitado que poderia ser interpretado como uma preparação de sua despedida, Oswaldo esqueceu sua chave na porta da sala da bateria ao sair da quadra na quinta-feira, fato que nunca havia ocorrido.  
 
 
 
Ao deixar a quadra encontrou-se com Nilo Sérgio e mais alguns componentes da bateria num bar na Rua Clara Nunes, quando Oswaldo teria perguntado a Nilo da necessidade de comparecer a um evento que seria realizado na quinta-feira à noite no Rocha, onde a bateria se apresentaria, ao que Nilo respondeu: "- O senhor é quem sabe, se preferir descansar, tudo bem, mas gostaria que o senhor fosse com a gente. O meu sucesso depende do senhor". Ao ouvir isso, Oswaldo simplesmente respondeu a Nilo: "- Meu filho, então você já é sucesso". Dito isto, pagou a cerveja e foi-se embora, desejando a todos sucesso no evento. Era a sua despedida.  

Seu corpo foi enterrado hoje, dia 14, às 09:00h, no cemitério de Ricardo de Albuquerque. Estiveram presentes os Diretores de Harmonia, Departamento Feminino, Diretoria Social, além da Bateria em peso. A Diretora Social Vera Lúcia, representando o Pres. Nilo Figueiredo, fez uma oração de despedida e um breve discurso relembrando os feitos de Oswaldo pela Portela. Finalizando, Vera disse que Oswaldo deixou a bateria da Portela pra ser recebido por outra escola: no Céu, Natal comanda a Unidos do Céu e com certeza o receberá de braços abertos em sua bateria: descanse em Paz, Grande Amigo!

 

PORTELA

PORTELA CONQUISTA GENTE CHIQUE DO RIO (O Globo - 09/01/06)

A ESCOLA DE SAMBA Portela, um dos mais tradicionais redutos da música popular brasileira, viveu ontem grande e movimentado dia de ensaio. Em seu “terreiro” realizou-se um torneio de partido-alto — apresentação dos sambistas maiorais, inclusive representantes de outras escolas — vencido brilhantemente pela equipe da Unidos da Tijuca. Caravana de automóveis com gente chique dos bairros mais elegantes da cidade afluiu ao local.
 

 

 

Tabajara do Samba

O NOVO BATE TAMBOR (O Globo - 08/01/06)

Baterias apostam em instrumento indígena, coreografias inéditas e jovem mestre.

Mudança em bateria de escola de samba é sempre uma ousadia, já que há risco de algo dar errado. Este ano, porém, escolas da Zona Norte do Grupo Especial aceitaram o desafio. A Portela terá o mais jovem dos mestres de bateria do primeiro escalão. Com um enredo que aborda, entre outras coisas, a influência indígena no Espírito Santo, a Caprichosos de Pilares levará para a avenida um instrumento típico de aldeias capixabas: a casaca. A Imperatriz promete três diferentes coreografias nas famosas paradinhas e o Império Serrano ensaia a portas fechadas a nova formação dos ritmistas.
 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PORTELA 2006 - Tabajara do Samba

PORTELA FAZ MUDANÇA COM CAUTELA (O Globo – 08/01/06)
 
As mudanças nas baterias são um sinal de que a tradição pode ser alterada sem, necessariamente, comprometer o desfile. Lar de tantos bambas, a Portela terá a bateria comandada por um mestre de apenas 26 anos. Nilo Sérgio Santana de Oliveira é chamado de Mestre Nilo desde novembro e não se sente pressionado. Afinal, são 16 anos na quadra da escola e na bateria, que já teve o lendário Marçal no comando. O filho deste, Marçalzinho, foi o último mestre e quem indicou Nilo para o posto. 
 
-  Foi uma surpresa muito boa, porque o sonho de todo ritmista é chegar a mestre de bateria. Mas nunca pensei que fosse acontecer tão cedo — confessa Nilo, que já tocou agogô, caixa e surdo e que, desde 2003, era diretor de bateria na escola.

‘Farei apenas uma bossa’, diz o novo mestre da Portela.

Apesar do aparente poder, o novo mestre de bateria vai respeitar os modelos da azul-e-branco de Madureira:

— Não dá para mudar a cara da bateria da Portela. Não conseguiria e nem quero. Farei apenas uma bossa, que deve se repetir três vezes, nada mais. No futuro, se eu continuar, pretendo bolar novidades, envolvendo principalmente a marcação, que é o forte da escola.

Manter a cara da escola não significa abrir mão de toques pessoais. Nilo garante que já fez pequenas mudanças em alguns instrumentos. Tudo para competir de igual para igual com os mestres veteranos, muitos deles seus ídolos.

PORTELA 2006


ENREDO DA PORTELA TEM APOIO FEDERAL (Globo Online - 07/01/2006) 
 
A Portela levará para a Sapucaí um enredo com o aval do governo federal. "Brasil marca tua cara e mostra para o mundo" é o título. A origem do enredo é a Marca Brasil, uma campanha institucional da Embratur e do Ministério do Turismo, que celebra a diversidade do povo brasileiro.  
 
Em julho do ano passado a diretoria da Portela se reuniu em Brasília com o ministro do Turismo, Mares Guia. Em dezembro, a escola divulgou que o patrocínio tinha sido confirmado: o ministério entraria com R$ 500 mil. Além da verba, a Portela informou que conseguira a aprovação do projeto do enredo na Lei Rouanet, e que partiria para a captação entre empresas. O enredo está orçado em R$ 3,5 milhões.  
 
Uma das fantasias que a Portela apresentará no Sambódromo reproduz literalmente, em sua capa, o símbolo da campanha Marca Brasil (criado a partir de uma aquarela de Burle Marx).

PORTELA no Circo Voador


PORTELA ENSAIA NESTE SÁBADO NO CIRCO VOADOR (O DIA – 07/01/06)


De amanhã a 18 de fevereiro, a Portela vai se mudar de mala e cuia para a Lapa. Dentro da programação do Verão, nos próximos sábados, a escola de samba fará seus animados ensaios para o Carnaval no Circo Voador, palco da juventude boêmia carioca. A Portela virá com tudo o que tem direito: compositores, ritmistas, passistas e sua bateria.
 

No encerramento da festa, haverá uma apresentação do bloco carnavalesco Quizomba.

Única heptacampeã do carnaval carioca, com títulos consecutivos entre 1941 e 1947, a Portela receberá convidados ilustres do samba até o dia 18 de fevereiro. Pelo Circo Voador devem passar portelenses renomados, como a Velha Guarda Show, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tereza Cristina, Arlindo Cruz, entre outros. Durante os ensaios, a galeria de arte do Circo Voador abrigará uma exposição de fantasias. Vários produtos com a marca Portela, cujo símbolo, a águia, representa força e agilidade, estarão à venda na lojinha do Circo.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PORTELA - Roda de Samba


MÚSICA E DEGUSTAÇÃO  (Jornal Extra - 07/01/06)

Escolas de samba servem feijoada - Portela faz roda de samba!
 
 
Se na Avenida as escolas disputam o melhor samba, neste fim de semana elas disputarão o público que curte um bom feijão. Hoje, a Velha Guarda da Portela servirá a sua feijoada às 13h.
 
Tia Surica prepara o feijão, haverá roda de samba na quadra da Portela.
A Feijoada Portelense acontece na quadra da Portela, na Rua Clara Nunes 81, Madureira. A entrada custa R$5 (a feijoada sai a R$7).


PORTELA 2006 - Enredo


PORTELA: BRASIL, MOSTRA TUA CARA (O DIA – 04/01/06)
 

 
 
 
O mosaico cultural brasileiro entra na Marquês de Sapucaí no desfile da Portela, que esse ano vem com o enredo "Brasil Marca Tua Cara e Mostra Para o Mundo". A proposta é mostrar as várias etnias que formaram o País, criando povo singular. Pelo menos essa é a intenção dos carnavalescos Amarildo de Mello e Ilvamar Magalhães.


"Teremos ala de mongóis, fenícios, portugueses e índios", enumera Amarildo, que destaca a opção por contar a história de forma cronológica. "Começamos antes de Cabral, em seguida, vem o descobrimento pelos portugueses e, depois, a chegada de outros imigrantes", explica. 

Lá pelo sexto carro, o mix cultural já está armado. "O seguinte já mostra a religiosidade no País que, apesar de católico, respeita muitas outras crenças.", diz. "Somos a primeira escola que traz uma ala com fantasias do Santo Daime", gaba-se Amarildo. Nesse carro, haverá uma mistura de símbolos de diversas religiões: judaísmo, candomblé, catolicismo, umbanda, além de Oxóssi e Ogum, padroeiros da Portela. 

Velha Guarda na frente 

A escola aposta em esculturas de animais, como pombas e um rinoceronte, sem esquecer a clássica águia. E, para fechar, a Portela deixa uma imagem de Brasil competente, que está na moda, capaz de exportar e cheio de esportistas bem-sucedidos, como a ginasta Daiane dos Santos e o inesquecível Ayrton Senna. A ala das crianças relembra os 100 anos do 14 bis, de Santos Dumont. "Às vezes, o povo esquece isso", lamenta Amarildo, que frisa o cuidado de trazer a Velha Guarda no Abre-Alas, para não repetir a tristeza de 2005.
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Majestade do Samba (19ª Edição)


PORTELA 2006

PORTELA VAI FAZER ENSAIOS NO CIRCO  (Jornal Extra - 31/12/05)
 
A partir do próximo dia 7, a Portela fará ensaios, todos os sábados, no Circo Voador, na Lapa. Além de passistas e ritmistas, o samba contará com convidados a cada edição, entre eles Marquinhos de Oswaldo Cruz, Teresa Cristina e Arlindo Cruz.

PORTELA 2006

CAMILA PITANGA NO SAMBA (Jornal Extra - 27/12/05 )

Camila Pitanga vai desfilar na Portela no carnaval. A atriz estará no quarto carro alegórico, Dos Porões à Glória de uma Raça, que retrata os porões dos navios negreiros. Milton Gonçalves vai sair ao lado de Camila. A Portela quer levar a ginasta Daiane dos Santos no mesmo carro, que vai reunir personalidades negras.

Monarco


MONARCO NO CLUBE DO SAMBA (Jornal Extra - 20/12/05)
 
O cantor e compositor Monarco anima a roda do Clube do Samba, que acontece toda terça-feira no Centro Cultural Sacrilégio, na Lapa. O evento é comandado pela cantora Ângela Nogueira, viúva do sambista João Nogueira. O repertório da noite faz um passeio pela obra de Monarco, com composições próprias, como “Vai vadiar”, “De Paulo da Portela a Paulinho da Viola” e “Coração em desalinho”, e sucessos de escolas de samba e blocos

Bateria da PORTELA


PORTELA FAZ FESTA PARA RAINHA DA BATERIA (Jornal Extra – 18/12/05)
 
Uma festa de confraternização vai reunir integrantes de todas as escolas de samba hoje na quadra da Portela, em Madureira. A festa começa a partir das 20h com a presença da Rainha de Bateria da escola, Adriana Bombom, e de outras personalidades do mundo do samba. O encontro vai marcar também o início do concurso Garota Charme Portela 2006 e da programação de bailes charmes, que vão acontecer em janeiro na quadra da Portela, todo domingo.