Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



terça-feira, 26 de março de 2013

PORTELA 2006


GILSINHO É DESTAQUE NO ENSAIO TÉCNICO DA PORTELA NA SAPUCAÍ (O DIA – 12/05)
 
 
Gilsinho brilhou ao interpretar o samba da escola e ainda emocionou e levantou os componentes. "Nota 10", disse o presidente da escola Nilo Figueiredo. O cantor chorou muito ao terminar o ensaio técnico e recebeu um abraço caloroso do presidente da agremiação. 

A aposta da Portela para o lugar do intérprete Bruno Ribas, que foi para Grande Rio, o cantor Gilsinho vem se destacando nos ensaios de quadra e viveu um momento de glória no treinamento da escola na Sapucaí. 
 
"Cantar no Rio sempre foi um sonho.  E a Portela é minha escola de coração e tenho um laço familiar, já que meu pai foi integrante da velha-guarda", comentou o intérprete, que fez sucesso na Vila Maria de São Paulo. 
 
Gilsinho também destacou a beleza do samba da Portela para o Carnaval 2006. "É uma bela obra e que vai fechar com glória o desfile de segunda-feira. Este ensaio técnico é um treinamento, igual ao futebol. Passamos bem pelo jogo de estréia, agora vamos aprimorar e consertar alguns erros para dar qualidade nas próximas partidas e na grande final, que é o dia do desfile, sair vitorioso da Sapucaí", explicou.

PORTELA 2006

PORTELA: COMISSÃO DE FRENTE REPRESENTARÁ A MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA (O DIA – 11/12/05)
 
 
A Comissão de Frente da  Portela já começou a se preparar para o Carnaval 2006. Responsável por representar a miscigenação do povo brasileiro, o grupo é formado por brancos, negros e mulatos. "Tivemos o cuidado de escolher componentes que mostrassem essa mistura de raças", afirmou o coreógrafo da comissão de frente, Jerônimo da Portela.
 
Há pouco mais de um mês, 20 rapazes ensaiam durante 3 horas, duas vezes por semana. Apenas 15 deles vão integrar a comissão no dia do desfile. Os outros cinco ficam na reserva, por precaução. O coreógrafo Jerônimo da Portela optou por componentes que não são dançarinos profissionais. "Nenhum deles é bailarino. Cinco já desfilaram comigo entre outras comissões e os outros eu conheci na feijoada da escola", conta.
 
A comissão preparou uma coreografia especial para o ensaio técnico da Portela no Sambódromo, que aconteceu neste sábado.

PORTELA (Ensaio Técnico 2006)


SAMBA DA PORTELA É O PONTO ALTO DO ENSAIO TÉCNICO (O DIA – 11/12/05)
 
A alegria do portelense com o samba para o Carnaval 2006 não pára de crescer. Durante o primeiro ensaio técnico da escola na Marquês de Sapucaí, na noite deste sábado, os componentes não pararam de cantar sequer um minuto, a composição sobre o tema Brasil Marca a Tua Cara e Mostra para o Mundo. As alas empolgadas fizeram coreografias com as mãos na hora do refrão do meio.

 
 
O tempo chuvoso atrapalhou o comparecimento do público na arquibancada. Somente 2 mil pessoas foram assistir o ensaio da agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira. Aliás, a escola também não levou muitos integrantes para o ensaio. O número não passou de mil integrantes. 
 
Logo na abertura do ensaio, quando o intérprete Gilsinho deu o grito de guerra, a torcida foi a loucura. Na arquibancada do setor 3, a escola contou com a torcida organizada Guerreiros da Águia. O samba de 2006 foi o ápice do ensaio, a composição de Mauro Diniz e Cia, mais uma vez, mostrou que será um dos sambas mais cantados no carnaval. A animação dos componentes era de contagiar qualquer um que passasse pela Marquês de Sapucaí.

Apesar do samba ser muito cantado pelos componentes da Portela, a agremiação deixou a desejar na evolução e no conjunto do ensaio. Os buracos entre as alas foram constantes. Não houve uma presença concreta dos diretores da Portela. "É o primeiro ensaio. A chuva atrapalhou um pouco. Vou conversar com o pessoal e consertar os problemas", garantiu o presidente da escola, Nilo Figueiredo.


Além do samba para 2006, quem também deu show no ensaio da Portela foi a bateria da escola, que é comandada pelo jovem Nilo Sérgio, que tem apenas 26 anos e é o comandante de bateria mais jovem do Grupo Especial. Muito segura e cadenciada, a bateria da escola arriscou uma paradinha e passou o ensaio com tranqüilidade e uma precisão perfeita.


"Vamos fazer uma paradinha para privilegiar a nossa marcação, que é o ponto forte da bateria. O samba é muito bom e ajuda os ritmistas, mas ainda não estamos no ponto que desejo", comentou o exigente mestre Nilo Sérgio. A rainha da bateria, a modelo Adriana Bombom, não compareceu ao ensaio.

 
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Andréa Machado, fez a estréia oficial na Sapucaí. Diego cumpriu bem o papel, mas Andréa estava bastante nervosa e chegou a chorar depois do desfile. Para ajudar a porta-bandeira, a escola contratou um professor para auxiliar e ajudar Andréa. "Ela passou por um trauma e teve alguns problemas pessoais. Na segunda-feira vamos começar um trabalho de aperfeiçoamento. A Andréa estava fora do tempo de desfile e um pouco insegura, mas com os exercícios tudo se ajeitará", garantiu Hélio Alexandre, o novo professor da porta-bandeira. Para o presidente da escola, o casal de mestre-sala e porta-bandeira sentiu uma certa pressão por desfilar atrás da comissão de frente.


PORTELA 2006


PORTELA VAI VESTIR DUAS MIL PESSOAS DA COMUNIDADE (Site da Escola 09/12/05)
 
Dos quarenta e três protótipos de fantasias produzidos pelos carnavalescos, Ilvamar Magalhães e Amarildo de Mello para o enredo " Brasil Marca a Tua Cara e mostra ao Mundo" , 37 foram aprovados e já estão sendo confeccionados para o desfile da Portela em 2006. 
 
No barracão da escola, na Cidade do Samba, as equipes estão trabalhando a todo vapor. O presidente da Portela, Nilo Figueiredo acredita que a participação da comunidade será fundamental para o sucesso da escola no próximo Carnaval. Por isso decidiu ampliar o número de fantasias da comunidade, podendo chegar a duas mil. 
 
As fantasias das baianas, baianinhas, bateria, passistas, da ala das crianças, Cavalhada e Damas Tropicais estão sendo feitas no barracão. O restante está sob a responsabilidade dos dirigentes de alas. De acordo com o Presidente foi feito um acordo entre os responsáveis pelas alas, para evitar concorrência na hora da venda das fantasias, de se cobrar um preço médio para todas as fantasias. O valor das fantasias da Portela será entre R$ 500 e R$ 600.
 
Para facilitar a comercialização, a escola estará disponibilizando aqui no site as fotos de todas as fantasias, incluindo o contato com os presidentes de alas. 
 
O carnavalesco Ilvamar Magalhães, aposta que todas as fantasias da Portela vão causar impacto na avenida, pois foram criadas através de uma minuciosa pesquisa para preservar as características do enredo que está sendo retratado. 
 
A volta da Ala das Damas, comandada por dona Dodô, é mais um ponto positivo do desfile da Portela para o próximo carnaval.

PORTELA


PORTELA PEDE PROTEÇÃO AOS SANTOS PADROEIROS (O DIA – 07/12/05)

A Portela não nega suas tradições, nem no samba e nem na religião. Nesta terça-feira, ao meio-dia, Dona Dodô vai levar para o novo barracão da escola, na Cidade do Samba, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Sebastião. Os dois santos são os padroeiros da escola e vão ter lugar de destaque no novo barracão para dar proteção aos trabalhos. No dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição será realizada uma missa de ação de graças, na quadra da escola a partir das 20h.