Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dodô da PORTELA


DODÔ DA PORTELA LEVA IMAGENS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E DE SÃO SEBASTIÃO PARA CIDADE DO SAMBA (O DIA – 12/05)
 
Dona Dodô da Portela vai levar para a Cidade do Samba nesta terça-feira, ao meio-dia, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Sebastião. São os padroeiros da escola e vão ficar em lugar de destaque no barracão.

Monarco e Mauro Diniz



PORTELENSES HOMENAGEADOS EM FESTA DA LIESA (Site da Escola 06/12/05)

A LIESA realizou na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, uma festa em homenagem ao Dia Nacional do Samba, que foi comemorado no dia 02 de dezembro com diversos eventos culturais.
 
Os cerca de 1.800 convidados foram surpreendidos com uma decoração inusitada: um verdadeiro botequim no palco, comandado pelo Diretor Social da LIESA, o apresentador Jorge Perlingeiro. E, para animar esse botequim, os convidados não poderiam ser outros: Alcione, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, juntamente com três portelenses de peso: Monarco, Mauro Diniz e Zeca Pagodinho.
 
Cada um dos artistas que se apresentou recebeu das mãos do Presidente da LIESA, Capitão Guimarães, um troféu em homenagem ao Dia Nacional do Samba.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PORTELA 2006

CARNAVAL 2006  (Jornal Extra - 03/12/2005 )
 
A cara dos brasileiros

Portela dá injeção de auto-estima no povo, com desfile sobre a formação de nossa identidade.

O brasileiro é como feijoada. Você junta diversos ingredientes, vindos de diferentes lugares do mundo, e tem um resultado espetacular, surpreendente, delicioso... Essa é a visão da Portela, que no próximo carnaval vai falar um pouco da identidade tupiniquim no enredo “Brasil marca a tua cara e mostra para o mundo”.
 
-  Uma pesquisa no exterior mostrou que, para os turistas, o melhor do Brasil é o brasileiro. Então vamos mostrar quem são essas pessoas, como se formou esse povo tão plural — conta o carnavalesco Amarildo de Mello, que vai desenvolver o enredo com Ilvamar Magalhães.
 

O desfile começa mostrando os habitantes destas terras antes da chegada dos portugueses. Depois vêm os conquistadores (colonizadores e invasores) e os negros, logo seguidos pelos imigrantes.
 
-  Essa mistura de culturas e raças foi formando nossa gente, que tem um pouquinho de cada um deles — conta Amarildo.

O resultado desse mix de culturas está no quinto setor, que traz o barroco, a Semana de Arte Moderna e a Tropicália, entre outros movimentos brasileiros. A Portela vai mostrar também a forma como professamos nossa fé, sempre de forma sincrética e tolerante. No último setor, o brasileiro mostra sua cara: alegre, capaz e feliz.

-  Somos festeiros, mas também competentes. Em alguns países, eles se elogiam em qualquer situação, mas nós só nos criticamos. Queremos dar uma dose de auto-estima para esse povo — diz o carnavalesco.


 
 

PORTELA - Feijoada Dez/2005

MAIS UMA FEIJOADA COMPLETA (site da Escola – 03/12/05)

Mais uma vez a fé do Portelense fez milagres, pois ninguém poderia imaginar que depois da pesada chuva que castigou a cidade do Rio de Janeiro na sexta-feira teríamos um dia tão ensolarado neste sábado. A mudança no clima foi fundamental para mais uma edição do Pagode da Família Portelense, a já tradicional Feijoada da PORTELA, trazendo um grande comparecimento do público.

Grande público na feijoada de Dezembro


E o que se viu foi mais uma demonstração de samba e brasilidade. Com a Velha Guarda à frente do show o público presente pode saborear uma deliciosa feijoada ao som do mais puro e genuíno samba. Como não podia deixar de ser, registramos a presença de diversas personalidades do cenário carioca, começando pela realeza em pessoa: Alex de Oliveira, recém-eleito para o seu oitavo reinado como Rei Momo do Carnaval, que brindou o público com sua simpatia, alegria e energia.
 
Estiveram presentes também o Secretário Municipal de Governo, João Pedro Campos de Andrade Figueira e o Secretário de Estado de Esportes, Chiquinho da Mangueira, duas personalidades que se destacam no cenário político carioca por sua atuação em defesa do carnaval.