Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Majestade do Samba (Doca - 18a. Edição)

PORTELA

PORTELA E IMPÉRIO SERRANO COMEMORAM VITÓRIA NA AVALIAÇÃO DO DIA (O DIA – 30/11/05)

Madureira ainda está em festa com o resultado da pesquisa feita pelo O Dia que coloca Império Serrano e Portela, entre os melhores sambas do Carnaval 2006. "Fico contente. É gratificante podermos usar nossa poesia e melodia para levantar a moral da comunidade", declarou Arlindo Cruz, um dos cinco compositores do samba da Serrinha. A felicidade foi divida com Junior Scafura, compositor do samba Portela. "A alegria é maior pela qualidade dos jurados". Leci Brandão, Ivo Meirelles, João Estevam, Claudio Vieira, Leonardo Bessa e Sérgio Professor opiniram.

CD 2006

LANÇAMENTO DO CD DO GRUPO ESPECIAL (29/11/05)


Em grande festividade na quadra da campeã de 2005, Beija-Flor de Nilópolis, foi lançado o CD do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

A Portela se fez representar por sua primeira porta-bandeira e seus puxadores oficiais.





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PORTELA 2006

PORTELA SURPREENDE E MOSTRA FANTASIAS DIGNAS DE NOTA MÁXIMA (O DIA – 22/11/05)

A Portela calou a boca dos gritos de plantão. A agremiação que vem recebendo inúmeras críticas de todos os lados, após o fracasso no Carnaval 2005 está se revigorando para o Carnaval 2006. Depois da contratação do intérprete Gilsinho, a escolha do belo samba e agora com a apresentação das fantasias, a escola de Osvaldo Cruz e Madureira mostrou que vai brigar pelo título no carnaval.




"Isso aqui é o meu trabalho. Me deram oportunidade e estou mostrando do sou capaz. Com o pessoal do ateliê, o Ilvamar e a esposa do presidente Nilo, a Portela fez uma apresentação de protótipos digna de sua história", comentou o carnavalesco Amarildo Melo, que foi muito crucificado, após o desfile de 2005. "Depois que deixei a Beija-Flor em 1998, eu fiquei esperando muito por um dia como o de hoje. As pessoas falam muito e esquecem de pensar", desabafou Amarildo.

Entre as roupas para o desfile de 2005, a diversidade é clara. Em cores, estilos e adereços. O luxo é nítido em algumas alas e a fácil interpretação das fantasias é outro ponto favorável. "Tenho certeza que tecnicamente tivemos a melhor apresentação de protótipos do Grupo Especial.  Combinamos luxo com a facilidade de leitura nas fantasias. Beleza é a conseqüência", afirmou Amarildo.

Para o presidente, a Portela precisa manter os pés no chão e acreditar no potencial de seus componentes. "Tenho certeza que os nossos ateliês vão seguir os nossos protótipos", comentou Nilo Figueiredo. Segundo o carnavalesco da escola, Amarildo Melo, a Portela vai vestir a comunidade com 1.800 roupas dos 4.000 componentes que vão desfilar.
 

PORTELA 2006 - Ateliê

ATELIÊ DA PORTELA EM RETA FINAL (site da Escola – 16/11/05)




Com data marcada para o dia 21 de novembro para a entrega dos protótipos, o ateliê faz os retoques finais em suas fantasias.

Coordenado pela 1º Dama da Escola, Valdirene Carvalho - que não dispensa os detalhes - os figurinos idealizados pelos Carnavalescos Amarildo de Mello e Ilvamar Magalhães já tomaram vida.

"Estou muito feliz com o trabalho de toda a equipe, e com a colaboração plástica dos Carnavalescos. Os elogios da Comissão de Carnaval da PORTELA, bem como dos vários presidentes de ala que nos têm visitado, tanto de nossa Escola como de co-irmãs, deixam-me com a certeza de que estamos chegando a um excelente resultado." diz com satisfação e muito entusiasmo a 1ª Dama.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Velha Guarda da PORTELA

HISTÓRIA DO SAMBA EM BREVE, OS 82 ANOS DA PORTELA SERÃO RELEMBRADOS NO CENTRO DE MEMÓRIA, QUE VAI FUNCIONAR NA SEDE DA ESCOLA EM MADUREIRA. AS OBRAS COMEÇAM APÓS O CARNAVAL. QUEM TIVER QUALQUER MATERIAL RELACIONADO À HISTÓRIA DA AGREMIAÇÃO PODE ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE 2489-6440.  (Jornal Extra – 13/11/05)




PORTELA EXALTA VELHA GUARDA
(Globo Comunidade – 13/11/05)

O carnaval da Portela, em 2006, vai ser marcado por uma bela homenagem: a velha guarda da escola vai abrir o desfile. Enquanto no barracão, na Cidade do Samba, os trabalhos estão em ritmo acelerado, os portelenses fazem a festa com muito samba na quadra da escola. Mas uma preocupação também toma conta da escola: como evitar a quebra de carros alegóricos, como aconteceu no último carnaval?

“Uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo.” Esse é um provérbio chinês que mostra que, por mais difícil que seja uma tarefa, se não for dada a partida, nunca vai se chegar ao final. Quando se vê aqueles carros alegóricos gigantescos, na Marquês de Sapucaí, o público talvez nem imagine o trabalho que deu para construí-los, e nem do que são feitos. Muitos carros alegóricos são montados sobre chassis de ônibus, com cerca de dez metros de comprimento por cinco de largura.

E quando o carro alegórico quebra na avenida? Acontece com várias escolas. A Portela mesmo, no carnaval de 2005, quebrou o carro abre-alas e o carro da velha-guarda. Mas o que a Azul-e-Branco está fazendo para que isso não se repita?

“Eu fui contratado justamente para resolver esse tipo de problema. Posso garantir aos portelenses, e a todos que gostam do carnaval, que a quebra de carros alegóricos só vai acontecer agora se for uma fatalidade. É realizada uma série de modificações nos chassis originais. O importante é perceber que não se está lidando com um ônibus, mas com um carro que carrega alegorias. Para 2006, são todos carros novos. Posso dizer que a melhor frota das escolas de samba do Rio de Janeiro é a da Portela”, explica Paulinho do Ouro, diretor de barracão.

Velha guarda vai puxar a Portela


A velha guarda é a responsável pela memória da Portela, que é de 1923. É responsável também por manter as tradições da escola. A escola veterana tem muitas histórias, guardadas principalmente no coração da velha guarda. Os componentes desta ala nobre da Portela são alegres e simples, como é possível sentir nos encontros que eles fazem semanalmente na quadra.

A escola que foi 21 vezes campeão do carnaval tem, até hoje, uma linhagem de sambistas que honram a memória de Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela, fundador da agremiação e autor do samba-enredo do primeiro campeonato da Azul-e-Branco em um desfile oficial, em 1935, sobre as belezas da Guanabara.

Aliás, bambas nunca faltaram à escola de Oswaldo Cruz e Madureira.  Além de Monarco, Waldir 59, Candeia, Zé Kéti e tantos outros. Agora, para entrar na velha guarda da Portela é preciso ter, no mínimo, 30 anos de escola e 55 anos de idade. E, para o Carnaval 2006, a Portela vai apresentar uma novidade: a velha guarda vai abrir o desfile. “Isso para nós é um presente, é um orgulho muito grande abrir um desfile da Portela”, comenta Marinho. É esperar para ouvir e sambar com a Azul-e-Branco.

Surica

CONVIDADOS DE HONRA (O GLOBO – 13/11/05)

Velha Guarda da Portela, Teresa Cristina, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Luiz Carlos da Vila vão subir ao palco do Teatro Rival na quarta-feira por um bom motivo: o aniversário de Tia Surica, pastora da azul-e-branco de Madureira e uma das responsáveis pela feijoada da escola.

PORTELA

PORTELA AGITA O CENTRO DO RIO (site da Escola – 12/11/05)

No último sábado a Portela literalmente parou o Centro do Rio. Em mais uma edição do já consagrado evento organizado pelo Babadão da Folia, nossa querida Escola fez um verdadeiro carnaval nas ruas adjacentes à Rua Buenos Aires, realizando um mini-desfile que teve de tudo: o segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, passistas, destaques, baianas.


Baianas Portelenses evoluindo

O intérprete oficial, Gilsinho, e o segundo intérprete, Pixulé, acompanhados pela bateria nota 10 da Portela, agora sob a direção de Nilo Sérgio, animaram os presentes cantando o samba-enredo para 2006 e grandes sucessos do passado.


Nilo Sérgio, o novo diretor de Bateria

Estavam presentes o presidente Nilo Figueiredo acompanhado da 1a Dama, Valdirene Carvalho, o carnavalesco Amarildo de Melo e toda a equipe do ateliê da Portela.

Doca

PAGODE DE MESA (Jornal Extra – 11/11/05)

Tia Doca faz domingo seu tradicional pagode de mesa em Madureira. A partir das 18h, a pastora da Velha Guarda da Portela mostra sucessos como “Cabelo pixaim”, de Jorge Aragão, “Só pra contrariar”, de Arlindo Cruz e Almir Guineto, e “Yaô”, de Pixinguinha, no Centro Cultural Tia Doca.

Centro Cultural Tia Doca

Rua João Vicente 219, Madureira —2450-4067. Dom, às 18h. R$3 (mulher) e R$5 (homem)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PORTELA 2006 - Mestre de Bateria

PORTELA TROCA MESTRE DE BATERIA (O DIA – 10/11/05)

Troca-troca na Portela. Na noite de terça-feira o telefone do presidente da escola Nilo Figueiredo tocou e do outro lado era o mestre de bateria Marçalzinho, filho de Marçal, que fez sucesso no comando da bateria da Portela.

"Presidente não poderei continuar na escola. Quero pedir o meu desligamento da bateria por motivos pessoais", disse Marçalzinho, que toca na banda do cantor Lulu Santos e foi nomeado mestre de bateria da Portela para o Carnaval 2005.

O presidente Nilo Figueiredo aceitou o pedido de Marçalzinho e esperou o primeiro ensaio técnico da Portela nesta quarta-feira para anunciar o novo mestre. "É o Nilo Sérgio. Espero todos os ritmistas aliados e companheiros dele. O Nilo Sérgio é tão bom, quanto qualquer outro mestre do Grupo Especial", comentou o presidente da Portela. O novo mestre da Portela desfila em bateria desde 1990 e era segundo diretor de Marçalzinho. 

Já na estréia Nilo Sérgio arriscou uma paradinha e ganhou saudações dos ritmistas. "Sou portelense de coração. Foi uma surpresa muito grande, mas prometo corresponder a expectativa do presidente", disse Nilo Sério, que tem apenas 26 anos e é o mestre de bateria mais jovem do Grupo Especial.

Segundo o novo mestre, a Portela não mudará as características de sua bateria. "O Marçalzinho é meu guru. Já conversei com os ritmistas e avisei que todos vão continuar", finalizou.

No primeiro ensaio técnico com o samba oficial, o presidente Nilo Figueiredo exibiu o hino de 2006 na versão do CD do Grupo Especial. Depois houve o tradicional grito de guerra do intérprete. "Alô Oswaldo Cruz e Madureira. Vai na ginga Portela", disse Gilsinho, que teve ao seu lado o cantor Pixulé. Eles mostraram um excelente entrosamento e que deve render excelentes frutos para Portela em 2006. Os componentes da comunidade aproveitaram o ensaio para mostrar a coreografia que será feita em uma parte do refrão do samba.

PORTELA 2006

PORTELA APRESENTA FANTASIAS NO DIA 21 DE NOVEMBRO (O DIA – 03/11/05)

A Portela escolheu o dia 21 de novembro para mostrar os protótipos das fantasias para o Carnaval 2006. O evento acontece às 20h no barracão da escola em festa fechada para os convidados e imprensa.