Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Homenagem

PORTELA HOMENAGEADA (09/05)

A Unidos do Uraiti (Grupo D), homenageará a Portela em 2006, com enredo "Portela, partícula do samba a brilhar com a Uraiti na Avenida". 

Com mais oito décadas de história, a Portela terá sua história mostrada no carnaval de 2006.

O carnaval da Uraiti é dos carnavalescos Jeferson Machado e Walmir Oliveira.

NATAL DA PORTELA


Centenário de nascimento do lendário portelense será tema de debate na ABI.

Ele nasceu Natalino José do Nascimento. Por conta do destino, se transformou no homem de um braço só. Como primeiro bicheiro de uma escola de samba, virou lenda como Natal da Portela. É este personagem que será tema de debate hoje, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), às 16h, como parte das comemorações do centenário de vida do portelense morto em 1975.

A história de Natal ainda alimenta o imaginário de portelenses e de estudiosos do samba. Não é à toa, por exemplo, que o pesquisador Hiram Araújo, biógrafo do bicheiro, e que estará hoje na ABI, o compara ao deus Hermes. Para ele, poucas pessoas nascem dotadas de qualidades e virtudes atribuídas aos heróis.

 

-  A Portela teve duas dessas criaturas: o Paulo da Portela e o Natal. Paulo era Apolo, o deus da poesia, da música e das artes. Natal, o Hermes, era o mensageiro de Júpiter, que preside a alquimia, a astúcia, o ardil e a trapaça — compara.


Família orgulhosa



A casa construída por Natal em Madureira — cujo teto é pintado com os bichos da contravenção — é conservada pelos filhos. Todos têm orgulho do pai, que chegou a cometer um homicídio, mas acabou absolvido, valendo-se da tese de legítima defesa. Osni José do Nascimento, o Nil, de 58 anos, quer transformar o local em centro cultural ainda este ano.


Natal teve seis filhos: Osmarina José do Nascimento, a Tureca, e Osmar José de Nascimento, o Mazinho, ambos mortos, são fruto do primeiro casamento. Do segundo, nasceram Nil; Odenir José do Nascimento, o Nésio, de 57; Odalea José do Nascimento, a Lea, de 52; e Odilea José do Nascimento, a Dilea, de 50.

— Meu pai foi um exemplo para todos. Não deixou ninguém se envolver com o jogo de bicho — afirma Nésio.


Fundador da Azul e Branco sem registro no papel

Como não poderia ser diferente, o ano do centenário de nascimento do contraventor também é um ano de polêmica. Afinal, Natal foi ou não fundador da Portela? As opiniões se dividem entre pesquisadores e diretores da escola. Convencido de que o bicheiro é fundador da agremiação, Hiram Araújo diz que ele se irritava quando falavam o contrário.

-  A escola nasceu na chácara do seu pai, Napoleão José do Nascimento, em 11 de abril de 1923. Como não estaria presente? Ali, ele, Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino fundaram o embrião da Portela — diz.

O grande problema, segundo Hiram, é que em 1978, com Natal morto há três anos, reconstituiu-se um documento mostrando que a escola havia sido fundada em 11 de abril de 1926 por Paulo da Portela, Rufino e Caetano, deixando o bicheiro de lado. O documento é assinado por Rufino, Caetano e Cláudio Bernardo. Para ele, este é um erro a ser reparado pela direção da escola.

 Um personagem polêmico e suas histórias

Nascido em 31 julho de 1905 em Queluz, São Paulo, Natal veio para o Rio ainda menino. Já rapaz, nos anos 20, acabou tendo o braço direito amputado depois de um acidente ferroviário. Depois disso, começa a se aproximar do jogo. Nos anos 40, transforma-se em bicheiro e ganha força na Portela. Sua vida é marcada por polêmicas e histórias fantasiosas.

No desfile das escolas, em 1960, por exemplo, foi instituído a perda de pontos por atraso. Início de apuração e a Portela é penalizada por conta da nova regra. Preocupado, Natal dá um soco num policial, dando início a uma confusão. A apuração acaba suspensa.

Quando as coisas se acalmaram, ele propôs que cinco agremiações fossem proclamadas campeãs. Império, Salgueiro, Mangueira e Unidos da Capela então comemoram o título zombando da Portela. Só que todos, para delírio de Natal, haviam esquecido que a azul-e-branco tinha sido campeã nos três anos anteriores.

- Foi malandragem. As escolas comemorando um título e ele, um tetracampeonato — lembra Hiram Araújo.

Fonte: Jornal Extra 21/09/05

terça-feira, 3 de abril de 2012

Classificados 2006

SAMBAS CLASSIFICADOS NA ELIMINATÓRIA DE 21/09/2005 (site da Escola)

As parcerias cujos sambas foram classificados nesta eliminatória foram:

  • Beto Fininho, Cerole, Ricardo Melo e Renato Fialho
  • Sereno, Sérgio Fonseca, Sérgio Procópio e Cristiano Moreno
  • Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo

Natal da PORTELA

NATAL DA PORTELA É TEMA DE DEBATE (Jornal da Bairros – O GLOBO - 20/09/2005 )

Com entrada franca, ABI reúne amanhã amigos e pesquisadores que falarão sobre a vida do portelense.

A vida de Natalino José do Nascimento, o Natal, patrono da Portela, é o tema do debate “Natal e as escolas de samba”, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), amanhã, às 16h. No auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar da sede da ABI, com entrada franca, o evento integra as comemorações pelo centenário de nascimento de Natal e será filmado para o acervo do Centro de Memória da Portela.

O debate terá como expositores o jornalista, pesquisador e escritor Sérgio Cabral; a professora e escritora Marília Trindade Barboza, co-autora da biografia de Paulo Benjamim de Oliveira, o Paulo da Portela; o médico, escritor e biógrafo de Natal, Hiram Araújo, diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); o radialista e produtor cultural Rubem Confete; e o presidente da Portela, Nilo Figueiredo, que conviveu por muitos anos com Natal. O mediador será o engenheiro e escritor Carlos Monte, diretor cultural da escola.

Depois do debate, haverá show com integrantes da escola. O endereço da ABI é Rua Araújo Porto Alegre 71.

PORTELA - Chaves 2006



Encerramento: 14 de outubro de 2005

21/09/05
Quarta-feira
20:00

Chave D - Parcerias Concorrentes

Sereno, Sérgio Fonseca, Sérgio Procópio e Cristiano Moreno
Carminha do Chapéu, A. Rodrigues, Beth Ramôa e Marlucia do Repique
Beto Fininho, Cerole, Ricardo Melo e Renato Fialho
Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo
Jair do Cavaquinho, J. Rodrigues, Geraldo Sorriso, Adilson Cezar, Edinho do Hora 

23/09/05
Sexta-feira
22:00

Chave E - Parcerias Concorrentes

Mauro Diniz, Ary do Cavaco, Júnior Scafura, Marquinhos de O. Cruz
Diogo Nogueira, Pecê Ribeiro, Celsinho de Andrade
Carlinhos Madureira, Paulo Formigão e Jair Russo
Alexandre Fernandes e Caixa D'água
Hebinho da Portela, Neuza Braga, Beto da Portela e Jorge Martins

28/09/05
Quarta-feira
20:00

Chave F - Parcerias Concorrentes

Darcy Maravilha, J. Rocha, Noquinha
Bandeira Brasil, Gaúcho, Almir, Jandyra Gonçalves
Bira Caboclo, Jurandy Santanna
Khassali, Jorge Suburbano, Edésio Só
Jabolô, Mininho da Portela, Oscar da Penha, Barbieri, Ito Melodia


05/10/05
Quarta-feira
20:00

07/10/05
Sexta-feira
22:00

14/10/05
Sexta-feira
22:00