Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



sexta-feira, 27 de maio de 2011

PORTELA - Samba de Terreiro (05/05)

 PORTELA FAZ FESTA PARA HOMENAGEAR AS MÃES
EXPOSIÇÃO VIRA TEMA ESCOLAR E ESCOLA
ABRE INSCRIÇÕES PARA FESTIVAL
DE SAMBA DE TERREIRO


O Portelão não pára. A exposição "Portela é 21" ficará montada até o início do mês de maio. Os alunos das escolas municipais e estaduais dos bairros de Madureira, Oswaldo Cruz e adjacências estão podendo conhecer melhor a história da azul e branco.

As escolas que quiserem agendar visitas à exposição devem ligar para o telefone 2489-6440.

A exposição está aberta ao público de 10h às 18h, de segunda à sexta-feira. A Portela fez uma parceria com as escolas e a exposição virou tema para os alunos desenvolverem trabalhos em sala de aula. Quem compor o melhor samba-enredo sobre os 21 campeonatos da agremiação vai ganhar prêmio e ainda participar do Festival de Samba de Terreiro, que começa no dia 14 de maio.

O festival é exclusivo para os compositores da Portela e já tem mais de 70 sambas inscritos. As eliminatórias ocorrerão todas as quartas-feiras e sábados, a partir das 22 horas, na quadra da escola.

No primeiro sábado de maio, dia 7, acontece a tradicional feijoada portelense com a participação de toda a comunidade. É só conferir o tempero das cozinheiras da azul e branco sob a batuta de Tia Surica.

Já no dia 15 de maio será feita uma grande festa para a família portelense comemorar o Dia das Mães. Na ocasião, será escolhida a Mãe do Ano. A festa é aberta a todos os portelenses e vai contar com as participações da bateria, baianas, destaques, passistas, do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e da Velha Guarda.

Enredo 2006

MOSTRA TUA CARA (Coluna Gente Boa - 04/05/05)

A PORTELA anuncia nos próximos dias que escolheu o enredo “Brasil tem muitas caras. Qual a cara do Brasil?” para desfilar em 2006. É do trio Valmir de Oliveira, Luciano Pessina e Maurizio Palma, que levou a colonização italiana para a avenida no desfile da Mocidade este ano.

PORTELA - Enredo 2006

PORTELA POSSUI TRÊS OPÇÕES DE ENREDO (O DIA - 03/05/05)

A PORTELA tem três opções de enredo para o Carnaval 2006. São dois temas focados na parte social e um enredo patrocinado por um Estado. Nesta quarta-feira, os dirigentes da escola de Madureira foram para Brasília participar de uma reunião sobre um dos temas. Especula-se que o tema social deve ser o enredo da Portela.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mauro Duarte

Compositor foi referência para o autor de ‘Recado’. (02/05/2005)

Mauro Duarte nasceu na cidade mineira de Matias Barbosa. Aos 10 anos veio com a família morar no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, na época, anos 40, um dos principais redutos de samba da cidade. Assim como Walter Alfaiate, admirava os bambas da época: Diógenes, Pica-Fumo e Waltinho da Bambina. Mas foi a geração dos dois e de Mical, Zorba Devagar e Niltinho Tristeza que marcou época e influenciou, por exemplo, outra cria da região, Paulinho da Viola.

- Conheci o Mauro no campo do Fluminense, em 1947, em uma derrota do nosso Botafogo. Nós nos reencontramos tempos depois, em um casamento — lembra Alfaiate. — Ele morava na Marquês de Abrantes, que sempre fez parte de Botafogo. Já eu, morava do outro lado, na Arnaldo Quintela. Rapidamente o levei para o bloco do Funil e, depois, para o Foliões de Botafogo. Ele era craque e eu o queria do meu lado.

Juntos, Duarte e Alfaiate criaram o grupo Os Autênticos, com Noca da Portela, Adélcio Carvalho, entre outros. De lá, o primeiro substituiu Paulinho da Viola no grupo Os Cinco Crioulos, que tinha ainda Nelson Sargento, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho e Anescarzinho do Salgueiro.

Depois do encontro com o grande parceiro Paulo César Pinheiro, emplacou sucessos seguidos até morrer, em 1989, aos 59 anos.

Walter Alfaiate

Walter Alfaiate grava disco sobre a obra irretocável do parceiro Mauro Duarte (02/05/2005)

Walter Alfaiate gravou seu primeiro disco em 1998, dois anos antes de chegar aos 70. Na época, disse que não achava mais que um dia pudesse ter essa chance e que se sentia com fôlego de criança para outros tantos CDs.

Gravou o festejado “Sambas na medida”, no início de 2003, relembrando alguns compositores de Botafogo, reduto onde foi criado em uma época que os blocos de rua tinham papel importante na vida dos bairros, assim como já foram um dia as escolas de samba. Quando achava que a vida já tinha lhe reservado surpresas suficientes, ele foi convidado a realizar um dos projetos mais sonhados de sua vida: fazer um tributo ao parceiro de vida, música e arquibancada, do Foliões de Botafogo e do Glorioso alvinegro, Mauro Duarte, também conhecido como Bolacha.

O disco, previsto para ser lançado em junho pelo selo paulista CPC-Umes, tem a direção musical do violonista Ruy Quaresma, também responsável pelo trabalho anterior de Walter Alfaiate:

- Eu sempre falei muito com o Ruy sobre o Mauro, uma pessoa por quem sempre tive muita admiração. Um dia ele perguntou por que eu não fazia um disco. Estou muito feliz por poder prestar esta homenagem e por estar novamente perto do meu parceiro querido — conta Walter Alfaiate, que chorou ao gravar “Nossos esforços”, de Duarte e Paulo César Pinheiro. — Tenho certeza que ele fez esta música pensando em mim.

Exceto pela faixa “Falsa euforia”, já gravada pelo grupo Família Roitman, o disco é todo de inéditas. Seis são parcerias com Alfaiate, sendo que uma delas, o samba-enredo “Fonte dos amores”, conta ainda com Wilson Moreira. É um samba à moda antiga, feito numa época em que a cadência das escolas já corria contra o relógio :

- Foi a única vez que eu disputei um samba na PORTELA. A melodia do Wilson Moreira é primorosa. Ficamos entre os dez. O samba que ganhou era um que dizia “Briga, eu quero briga” — conta Alfaiate, que foi levado para a Portela pelo amigo.

O samba “Arroz e feijão” é um bom exemplo do casamento dos dois, do humor de Alfaiate e da melodia precisa de Duarte: “Você já viu o preço do arroz?/ Você já viu o preço do feijão?/ Vai fazendo as contas/ E vê quanto deve custar um pedaço do meu coração”.

Para fechar o repertório do tributo, Alfaiate e Ruy Quaresma contaram com a colaboração de duas pessoas fundamentais na vida de Mauro Duarte: Paulo César Pinheiro e Cristina Buarque.

Cristina Buarque e Paulo César Pinheiro encontraram pérolas do fundo do baú.

Pinheiro, parceiro em dezenas de sucessos como “Menino Deus”, “Canto das três raças”, “Portela na avenida”, gravados por Clara Nunes, “A paixão e a jura”, “Artifício” e “Nunca mais”, por Roberto Ribeiro, abriu o seu baú para tirar “Lenha na fogueira”, “Nossos esforços” e “Vila”:

- Eu me tornei parceiro do Mauro sem conhecê-lo. O Maurício Tapajós apareceu um dia, no fim dos anos 60, com uma melodia. Fiz a letra, e o samba “Sapato mole” foi gravado imediatamente pelo Quarteto em Cy. Quando peguei o disco, vi um tal Mauro Duarte na parceria — conta Pinheiro. — Nós nos conhecemos pouco depois na casa do Maurício e viramos parceiros de copo e de música. Depois da primeira, “Menino Deus”, que estourou nacionalmente, não paramos mais.

Cristina, companhia inseparável do sambista, com quem dividiu um LP, em 1985, encontrou dois sambas: “Vem ver, João” e “Jeito do cachimbo”:

- O primeiro time, para mim, é grande. Noel Rosa, Geraldo Pereira e outros. Mas tem gente que as pessoas não conhecem e que está nesse time. Ele foi um tremendo compositor, cantava bonito, mas morreu cedo. Hoje dão mais valor ao sambista. Com certeza estaria gravando.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Marquinhos de Oswaldo Cruz

Retornando ao convívio dos sambistas, a roda de samba “Família Tia Doca”, promovida pela pastora da Velha Guarda da Portela, Marquinhos de Oswaldo Cruz é o convidado de hoje em Madureira. O portelense vai apresentar alguns de seus sambas e relembrar clássicos de Candeia, um de seus compositores prediletos.

- Vou cantar muito partido-alto, que é o melhor das rodas de samba. Músicas minhas, como “Geografia popular” e o hino do Pagode do Trem vão estar no repertório também — adianta Marquinhos.

O sambista comemora a volta do pagode da Tia Doca, dizendo que este é um dos mais tradicionais do subúrbio. A roda voltou a Madureira depois de um ano fora.

- Este é o pagode mais antigo de todos. Para mim, é um orgulho cantar ao lado da pastora.

Doca, também dará a canja, acompanhada por Tuta (cavaco), Marcio Ricardo (violão), Emerson (banjo), Nei (surdo), André (repique de anel), Carlinhos (cuíca), Ronaldinho (pandeiro) e Sidney Batucada (repique de mão).

Vale apena conferir:
O pagode fica na Rua João Vicente 219, em Madureira.
Ingresso a R$5, a música começa às 17h.
Informações: telefones 3018-5474 e 2450-4067.

(04/2005)

PORTELA - Matrícula Prorrogada

 (Jornal Extra - 23/04/05)

A Portela está prorrogando até o dia 30 de abril o prazo para que os novos sócios da escola façam matrícula de cadastramento na agremiação. A data limite seria hoje, mas por conta de reclamações de portelenses que consideraram o tempo reduzido, o prazo foi prorrogado. A principal preocupação dizia respeito aos sócios antigos, pois, caso não confirmasse as matrículas, deixariam de pertencer aos quadros da escola. Em novembro de 2004, a direção da Portela abriu inscrição para ampliar o quadro de sócio contribuinte, tendo aprovado um total de 700 fichas.

PORTELA - Feijoada Maio/2005

Acontecerá dia 7, primeiro sábado de maio, mais um evento já tradicional no mundo do samba carioca, a FEIJOADA PORTELENSE, com a participação de nossa querida Velha Guarda e toda a comunidade portelense.

É importante também ressaltar o maravilhoso tempero das cozinheiras da azul e branco, tendo nossa Tia Surica no comando.

PORTELA 2004 - Dia das Mães

Dia 15 de maio a Portela estará comemorando o Dia das Mães.

A festa é para todos os portelenses e contará com a participação da bateria, baianas, destaques, passistas, mestre-sala e porta-bandeira e a grande Velha Guarda da Escola.