Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Dodô

UMA PERSONAGEM MARCANTE NOS 70 ANOS DE DESFILES

Este ano os desfiles de escolas de samba comemoram 70 anos. O primeiro foi em 1935 (antes disso, eles não eram reconhecidos oficialmente). Sete décadas e um abismo cultural separam os desfiles, na época realizados na Praça 11.

Mas uma figura emblemática participou daquele e já confirmou presença no próximo: Dodô da Portela. Em 35, pela primeira vez foi a porta-bandeira da escola. Este ano, vai apresentar a Portela, desfilando à frente da agremiação, ao lado de Clóvis Bornay e Paulinho da Viola. “Lembro que fiquei nervosa em 35, porque tinha 15 anos e tivemos que mentir a idade para eu desfilar. E fomos campeões!”, lembra Dodô: “Este ano venho à frente da escola. Pela Portela, eu saio em qualquer lugar”. (Jornal Extra - 02/05)

PORTELA

Portela: (JB online - 02/05)

A primeira frase do enredo da Portela, "Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo", que homenageia a ONU, sintetiza bem o espírito da escola. Depois de 33 anos sob a mesma administração, a azul-e-branca de Madureira mudou desde a direção até o puxador e entra na avenida totalmente renovada para finalmente romper o jejum de 21 carnavais. Dispostos a ousar, os carnavalescos Nelson Ricardo e Amarildo de Mello contam que a agremiação deixa para trás os desfiles conservadores dos últimos anos, que não resultaram em colocações superiores à sétima, e virá para a Marquês de Sapucaí com muitas luzes e efeitos especiais.

Com a eterna "Mulata Globeleza", Valéria Valenssa, à frente da bateria, quadras lotadas nos ensaios técnicos e a realização de eventos repletos celebridades - uma delas foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, a escola é uma das mais comentadas do carnaval. Não bastasse todo o marketing, a Portela ainda tem a vantagem de ser a quarta a se apresentar na passarela do samba, entre meia-noite e uma hora, no segundo dia de desfile.
A grande expectativa está por conta do símbolo da escola. Os carnavalescos da azul-e-branca já avisaram que pretendem ousar e não descartam a possibilidade de entrar com mais de uma águia na avenida.

"A águia virá totalmente remodelada. Não se pode abandonar a tradição da Portela, mas temos que ser contemporâneos", adiantou Nelson Ricardo. Integrantes da escola revelam que ela virá no abre-alas toda metalizada e moderna e que a que encerrará o desfile será tradicional. O público também deve esperar um carnaval bastante colorido. "É inviável mostrar a mortalidade infantil em azul e branco", completou.

Outra novidade deste carnaval da Portela é a dramatização - há muito tempo já empregada pelas co-irmãs. Os destaques dos dois primeiros carros alegóricos realizarão coreografias ensaiadas. No primeiro, "Caos da Humanidade", os coreógrafos responsáveis são Carla Meireles e Ribamar Nunes. Já no "Cio da Terra", um grupo de teatro da comunidade encena a distribuição de pães.

E como a ordem é cativar o público com todos os artifícios já utilizados e bem sucedidos, as crianças que sempre dão um toque a mais nos desfiles, também estarão presentes na Portela. Cinqüenta meninos e meninas virão no carro "Trabalho de Criança é Estudo e Brincadeira", terceiro a entrar na avenida, acompanhadas do embaixador da Unicef no Brasil, o comediante Renato Aragão.

Pela primeira vez , a escola de Madureira desfilará com uma escola de samba mirim, a "Filhos da Águia", criada pelo atual presidente Nilo Figueiredo. Os padrinhos da nova agremiação são Marisa Monte e Paulinho da Viola.

Apesar das mudanças e de ser chamada por seus componentes de Nova Portela desde que mudou de direção, no ano passado, a agremiação contará ainda com um antigo trunfo para conquistar o público: seus baluartes. Na passagem da azul-e-branca, marcarão presença Monarco, Tia Surica, Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola - que sempre deixa dúvida quanto sua aparição, mas todo ano acaba se "deixando levar". Dona Dodô e Clóvis Bornay apresentarão a agremiação na avenida.

"O carnaval da Portela é um carnaval sucinto, simples, que não tem muito invencionismo. São oito metas e nós vamos fazer as oito metas. Como introdução mostraremos o porquê da ONU ter decidido criar e implementar oito metas com 191 países", prometeu Amarildo de Mello.

Além de "Caos da Humanidade" e "Cio da Terra", a escola leva para a avenida os carros "Trabalho de Criança", "Paz, Segurança e Desarmamento" - que tem o grupo Rouge como destaque -, "Palácio da Saúde contra os Monstros das Endemias", "Mãe Natureza Exige Respeito", ONU e "Ordem da Águia: O Samba Ensinando ao Mundo".

Maior campeã do carnaval carioca, com 21 títulos, a agremiação não conseguiu brilhar na Marquês de Sapucaí como nos tempos do desfile na Avenida Presidente Vargas e Rio Branco - nos 11 anos de desfile no Sambódromo, apenas dividiu um título com a Mangueira. Para componentes e admiradores da Águia, fica a esperança de que escola este ano volte a ocupar o espaço deixando por ela no carnaval.

PORTELA

GLOBO COMUNIDADE – PORTELA (02/05)

A Portela foi fundada em 1923. Naquela época os sambistas eram marginalizados, perseguidos pela polícia. Hoje, mais de 80 anos depois, o samba é um agente de inclusão social. Na quadra da escola, crianças do projeto Primeiro Passo, do Sesc Madureira, aprendem as técnicas dos passos do samba. No total, 105 crianças e adolescentes, de 6 a 19 anos, participam do projeto.

Mas como o samba pode atuar como um agente de inclusão social? “O projeto Primeiro Passo tem como objetivo tirar crianças ociosas das ruas e oferecer um futuro melhor para elas. Temos vários exemplos de crianças que melhoraram as notas na escola, que estavam baixas, depois de entrarem no projeto”, ressaltou Valcy Lima, coordenador do projeto. Quem não tirar notas boas, fica de fora do projeto.

“A gente tem uma preocupação com a parte artística do samba, que hoje está muito corrido. A gente quer mostrar qualidade, para que o samba continue bem vivo no carnaval carioca. Outra coisa importante é a criança aprender a ter disciplina e limites, respeitando os coordenadores”, explicou Del Freire, também coordenador do projeto.

“Antes de entrar no projeto, eu não tinha o que fazer em casa. Agora, tenho um compromisso com o projeto e com o samba”, destacou Aline Alves, de 12 anos.

sábado, 18 de dezembro de 2010

PORTELA - Ensaio

ILUSTRES CONVIDADOS PARTICIPAM DO PENÚLTIMO ENSAIO DA PORTELA

A Portela recebeu, na noite de ontem, ilustres convidados em seu penúltimo ensaio técnico, na quadra da escola. A cantora Fernanda Abreu e a dançarina Adriana Bombom caíram no samba de Madureira, que este ano defende na Avenida o enredo “Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo”. A rainha de bateria Valéria Valenssa, também compareceu ao evento, acompanhada de seu marido, Hans Donner.

A azul-e-branco é a quarta escola a desfilar na segunda-feira (7/2).

Filhos da Águia - Bateria

BATERIA DA ESCOLA MIRIM DA PORTELA DESFILA NA LAPA (02/05)

A bateria da escola mirim Filhos da Águia, cria da Portela, participa amanhã (3/2) do desfile pré-carnavalesco do “Geral da Ecoar”, bloco da ONG Educando com Arte. A concentração vai ser realizada na Lapa, em frente ao Circo Voador, às 17h.

Zeca Pagodinho

O aniversário de Zeca Pagodinho (04/02/61) este ano cai na véspera do carnaval. Além do tradicional churrasco com a família e amigos, o sambista se prepara para festejar na Sapucaí, no desfile da Portela.

E se a azul-e-branco vencer, aí é que a comemoração não vai acabar. (02/05)

PORTELA - Patrocínio

DE OLHO NA FOLIA (O Globo - 1/02/2005)

O Instituto Vivo fez uma parceria com a Unesco, o que inclui até o patrocínio de uma das alas da Portela. Mas o foco da parceria não é exatamente o carnaval, mas divulgar os objetivos do milênio (tema da Portela este ano). Por conta disso, foi produzido um hot site especial que, a partir desta semana, estará disponível no site do Instituto (www.institutovivo.org.br). Vale uma espiada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Majestade do Samba (Catoni - 7a. Edição)

FILHOS DA ÁGUIA

DIRETORIA do G.R.E.S.M. FILHOS DA ÁGUIA

Presidente: Osni José Nascimento
Vice-presidente: Carlos Sabóia Monte
Diretor-financeiro: José Vieira S. Bento
Diretora-social: Marlena de Assis Vieira


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA ÁGUIA EM SUA SEDE PROVISÓRIA A RUA CAROLINA MACHADO 370 CASA 02 – MADUREIRA – RIO DE JANEIRO ÀS 19 HORAS.

Aos quinze dias do mês de agosto de dois mil e um, a diretoria da Escola de Samba Filhos da águia recém eleita, convidou-me para secretariar a 1º reunião para deliberar sobre o seguinte assunto: Envio da carta ao Senhor Carlos Teixeira Martins presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, esclarecendo as intenções da fundação da escola com o seguinte teor:

À presidência do G.R.E.S. Portela
Ao Senhor Carlos Teixeira Martins

Com a legitimidade que me confere a condição de portelense nato e filho do tantas vezes vitorioso presidente Natalino José do Nascimento (Natal), interpretando ainda o desejo de um grupo de abnegados portelenses, solicitei a V. Sa. a devida permissão para criar uma escola de samba mirim, que seria filiada à correspondente Liga Mirim sob o beneplácito e sem qualquer obrigação financeira da nossa querida Portela.

Esta Iniciativa visava atender o anseio da comunidade portelenses, desejosa de ampliar as oportunidades de recreação e assistência em favor das crianças dos bairros próximos iniciando-as, assim, na tradição do; digo; de nossos hábitos herdados de Paulo da Portela e seus seguidores.

Ao assim proceder, sempre de acordo com o consentimento manifesto a V. Sa. Visamos auxiliar a escola, preparando novas gerações de sambistas portelenses e ao mesmo tempo premitindo que a sua diretoria permanecesse concentrada na condição das espinhosas tarefas atinentes ao Carnaval do Grupo Especial, aumentando a possibilidade de realização de um desfile grandioso que reconduzisse a Portela ao lugar que bem merece.

Tendo V. Sa. voltado atrás de sua decisão anterior de concordar com a filiação de nossa escola a Liga Mirim e manifestado sua intenção de criar outra, a ser conduzida diretamente pela Portela , viemos pela presente informar que suspendemos, por prazo indeterminado, nossa iniciativa fazendo votos de pleno sucesso a Escola de Samba Mirim ora Constituída, em cujo favor nos dispomos a emprestar nossa colaboração, desde que solicitada.

Esclarecemos, no entanto, V.Sa. para peso da responsabilidade que lhe cairá adicionalmente sobre os ombros, caso não se concretize mais esta expectativa da comunidade portelense, cansada de tantas e tão amargas decepções.

Cordial e atenciosamente,
Osni José do Nascimento.
Dando por encerrado os trabalhos transcrevo a presente ata e assino juntamente com o diretores.


ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DO GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA FILHOS DA ÁGUIA.

Aos trinta e um dias do mês de julho de dois mil e um às dezenove horas na Rua Carolina Machado 370 casa 02 Madureira CEP 21350-021 / Rio de Janeiro, a sede provisória, compareceram as pessoas que a seguir assinarão o presente livro com o objetivo de fundarem a Escola de Samba. Para presidir os trabalhos foi eleito o senhor Osni José Nascimento e a mim, Dulcinéa Gomes de Oliveira, como secretária, além das autoridades: O senhor Djalma Carlos Santos sub-prefeito da Zona Norte e o senhor Felipe Morgenstein administrador da XV Região Administrativa/Madureira. O presidente da mesa deu início e sugeriu que fosse cumprida a seguinte ordem do dia. I- Abertura: “Libertador” de A F. Itaboraí; II - escolha do nome, das cores e a bandeira; III –Estatuto social, IV – Eleição da 1º diretoria e V – Apresentação de um comunicado público. O presidente, então fez a leitura do poema:

Libertador

Vou sair e vou a luta.
Vou Cavalgar meus sonhos,
Vou conquistar a fantasia
Da prosa ou da poesia
dos corações apaixonados das crianças felizes
dos velhos tranquilos.
Vou sair e vou a luta
Vou cavalgar meus sonhos
fazer versos,
Cantar pro mundo
as coisas que sei existir
mas que sempre
vivem prisioneiras
no reino da fantasia.
Vou sair e vou a luta
vou cavalgando; digo; cavalgando sonhos
vou ser libertador
vou conquistar a fantasia.
Depois de conquistada
hei de dividi-la
com as gentes do mundo.
Vou alegrar a realidade
dos sérios e compenetrados
mostrar que a fantasia
pode ser real
se tiver um coração
que a saiba receber.
Vou sair e vou a luta.
Vou cavalgando meus sonhos.
Vou liberar a fantasia.


Após, o presidente colocou em votação a escolha do nome da entidade, obtendo o seguinte resultado: Sementes do Futuro 0; Semente de Natal 07; Filhotes da Águia 05; Ninho da Águia 02; Filhos da Águia 18; Portelinha 07 e Juventude Azul e Branco 01. Doze (12) pessoas chegaram após a votação. Em vista do exposto, considerou-se fundada no dia 31 de julho de 2001 o Grêmio Recreativo Escola de Samba Filhos da Águia. Quanto as cores e a bandeira da agremiação , a diretoria receberá as sugestões e organizará uma nova Assembléia Geral para colocar em votação estes itens. Á respeito do Estatuto Social, o Senhor Presidente sugeriu que a diretoria elabore este documento e apresente para a aprovação em uma nova assembléia, a sugestão foi aprovada por unanimidade. Passando para o quarto item o Presidente acatando sugestão da plenária classificou os sócios da seguinte forma: fundadores, todos os presentes que assinarão o livro de presença e contribuintes, serão as pessoas físicas e /ou jurídicas que se associarem após esta data e que contribuírem para a manutenção da entidade. Dando prosseguimento a nossa reunião o Senhor Presidente solicitou os nomes dos presentes interessados em participar da primeira diretoria, assim, foi formada a única chapa: Presidente Osni José do Nascimento, brasileiro , D.N. 01.05.1947, solteiro, administrador, CPF 242.169.417-53, IR 022.123.08-7, Rua Carolina Machado 370 casa 02 Madureira CEP 21.350-021; Vice-Presidente: Carlos Sabóia Monte, brasileiro, D.N. 25.07.1939, divorciado, engenheiro mecânico, CPF 010.358.357-20, IR 1450285, Avenida Borges de Medeiros, 205 / 103 Leblon CEP 22.430-040; Secretário: Wilson Pereira da Silva, brasileiro, D.N. 12.08.1949 , desquitado, comerciante, CPF 361.991.507-59, IR 2481381-8 , Estrada do Portela, 450 / 101 Madureira CEP 21.351-051; Diretor-financeiro: José Vieira São Bento, brasileiro, D.N. 15.08.1937, casado, aposentado, CPF 034.715.607-00, IR 05184268-0, Rua Maria Maia, 307/301 Madureira CEP 21.360-170; Diretoria Social: Marlene de Assis Vieira, brasileira, D.N. 28.09.1941, divorciada, dona de casa, CPF 746.887.827/72, IR 06213110-7, Rua Mimoso do Sul, bloco 5, entrada A, apartamento 301, Guadalupe CEP 20.675-340. Colocada em votação a presente diretoria foi eleita por unanimidade. O presidente fazendo jus de suas atribuições, apresentou o seguinte comunicado: Pelo presente, estamos tornando público a toda a diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, veteranos, velha-guarda, bem como, baianas, alas diversas desde o mais humilde empurrador de carros até o mais graduado diretor, que no dia 31-07-2001 à Rua Carolina Machado 370 casa 2 Madureira – RJ CEP 21.350-021 foi fundada a Escola Mirim do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, Tendo como objetivo um vasto programa de assistência social e filantrópica, pautado no princípio da liberdade, solidariedade, união, paz e amor, proporcionando as crianças sambistas verdadeiras raízes e troncos, baluarte do carnaval carioca oferecendo a oportunidade de convivermos em uma verdadeira fraternidade.

Assistência - Lazer - Cultura e Higiene mental com muita PAZ E AMOR.

A DIRETORIA.

Dando por encerrada a sessão o presidente agradeceu e congratulou-se com a fundação da nova agremiação sócio-cultural convidando os presentes sócios fundadores para assinar o livro, cujo a ata transcrevi e assino.
"A.F. Itaboraí"

Filhos da Águia 2005

G.R.E.S.M. FILHOS DA ÁGUIA 2005

Enredo.:             UM SONHO DE NATAL
Presidente.:        Osni Jose do Nascimento
Carnavalesco.:    Comissão de Carnaval
Compositores.:   Sandro Sorriso - Diheguinho Madureira - Bruninho do Cavaco – Maninho  Percução
Cavaco.:             Maninho Percução
Interpretes.:       Sandro Sorriso - Diheguinho Madureira - Diego de Irajá

Natal meu bom Natal
Deixou saudade em Madureira
Um celeiro de Bamba Terreiro do samba plantou
A nossa Raiz – A nossa Raiz!
Através da Poesia
Um sonho profundo
Eu sou a esperança
Uma criança abraçando o mundo
Eu sou o samba!
Hoje me sinto mais feliz (bis)
Eu sou o samba!
Semente da minha raiz
No Azul do céu eu voei
Naveguei numa linda aquarela
De um sonho acordei
Nos braços da minha Portela
É ela é ela!
Minha alegria minha vida meu amor na passarela
Vem ela! tão bela
Filhos da Águia o orgulho da Portela

PORTELA de Monarco

UM AMOR CHAMADO PORTELA (Coluna Viva mais e Melhor - Sérgio Cabral - 31/01/05).
Monarco fala de shows, da homenagem da Unidos do Jacarezinho e da escola do coração.
Ele será homenageado pela Unidos do Jacarezinho, vai desfilar na sua escola do coração, e fará um grande show, com a Velha Guarda, no mês de abril, na França. Monarco da Portela está com a agenda cheia até o fim do primeiro semestre.

“Fui convidado para participar do projeto do Centro Cultural Banco do Brasil sobre o Ismael Silva, estou sendo homenageado pela Unidos do Jacarezinho, vou para a França com a Velha Guarda e ainda cantarei nos Arcos da Lapa no Carnaval!”, avisa o entusiasmado sambista de 71 anos e 40 de carreira.

Para Monarco, que começou a fazer sambas ainda pequeno, o sucesso e o reconhecimento de sambistas novos e de sua geração é considerado um grande presente de Deus e do destino.

O ex-vendedor de peixe, hoje, agradece ao samba tudo o que conseguiu na vida. “Ao lado do samba sofri, quase passei fome, mas Deus foi muito bom comigo e agora posso dizer que vivo e sobrevivo de samba”, diz o mestre.

O compositor se orgulha de nunca ter cedido a imposições comerciais e faz questão de ressaltar a sua fidelidade ao samba de raiz. “Sempre fui fiel à minha linha de compor. Nunca entrei em modismos. Nunca me prostituí”, conta. “Adoro fazer samba e a melhor coisa é poder mostrar aos amigos e saber que as pessoas gostaram”, acrescenta o pai do maestro Mauro Diniz que, em 1995, ganhou o prêmio Sharp, na categoria Cantor de Samba.

O compositor de músicas como Vai Vadiar e Coração em Desalinho, parcerias com o amigo Ratinho de Pilares, ao falar da “querida Portela”, não mede os adjetivos. “O samba está muito bonito. Fui eu que, no sorteio, consegui colocar a Portela para ser a quarta a desfilar na segunda-feira. Me chamaram de mão santa! Nossos últimos desfiles foram de manhã cedo. Desta vez sairemos no início da madrugada”, avisa. “Vamos mostrar a beleza da nossa azul-e-branco na Sapucaí. A águia vai entrar na Avenida com força total”, completa o sambista.

PORTELA

Fácil de explicar, difícil de entender - Coreógrafos falam de seu trabalho (O Globo - 30/01/05)

Responsável por comandar uma apresentação precisa da comissão da Portela, a coreógrafa Alice Arja não é tão exata assim ao tentar explicar o que representarão na Marquês de Sapucaí os 15 bailarinos sob sua batuta. Difícil imaginar como será o cartão de visitas da escola — que tem como enredo as oito metas da ONU para o milênio — descrito assim por ela:

-  A comissão representará tanto a escatologia do mundo quando a mensagem de paz contida no enredo — diz Alice, que culpa o presidente da escola pela descrição abstrata. — Se eu contar mais, ele me mata.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PORTELA - Teatro dá samba!

Jovens vão fazer encenação durante o desfile (Jornal Extra - 01/2005)

A técnica em administração Thianne Cristian, de 23 anos, e as estudantes Lady Ana Freitas, de 22, e Isabela Assis, de 13, têm duas paixões em comum: a Portela e o teatro. E ambas vão ser mostradas para todo mundo no carnaval. As jovens estão entre as 58 pessoas que vêm tendo aulas de artes cênicas para desfilar no abre-alas da azul-e-branco de Madureira.

As aulas são ministradas por professores da Escola Martins Penna, da Uni-Rio, da UFRJ e do Senac. Impressionado com o talento das alunas, o diretor de teatro Ribamar Ribeiro disse que planeja implantar um curso de artes cênicas para jovens carentes na quadra da Portela.
Promessa de emoção

Dentro do enredo sobre as oito metas da ONU para este milênio, o abre-alas da Portela representará a destruição e o caos do planeta. O grupo que estará no carro fará interpretações relacionadas às desgraças do mundo, como a falta de amor, a fome e a destruição ambiental. A alegoria também terá um show pirotécnico.


— Não vamos desfilar para fazer simples coreografias. Mostraremos situações que estão dentro do enredo da escola. Nosso objetivo é emocionar quem ver a Portela na Avenida — disse Ribeiro.


domingo, 12 de dezembro de 2010

Monarco - Enredo

Monarco da Portela será enredo do Jacarezinho, escola da qual foi compositor e presidente. (Jornal Extra - 27/01/05)

Na terça-feira de carnaval, a primeira escola a desfilar na Sapucaí, pelo Grupo B, vai trazer em seu abre-alas dois símbolos: o jacaré malandro e a águia. Essa união simboliza a homenagem que a Unidos do Jacarezinho está fazendo a Monarco da Portela em seu desfile. E se a história de Monarco como cantor e compositor já renderia um enredo, a ligação do portelense com a escola do Jacarezinho justifica ainda mais a homenagem.


Nunca tinha sido enredo de uma escola de samba e estou animado. O samba é bonito e a escola está preparada — diz Monarco.

Bronca de Natal

E o poeta pode falar como ninguém da escola. Afinal, ele estava presente no dia em que as escolas do Morro do Jacarezinho se fundiram e criaram a agremiação, em 1967. Levado por um amigo, acabou recebendo a sinopse do samba e ganhou a disputa. A escola foi campeã do terceiro grupo e, nos dois anos seguintes, Monarco novamente fez o samba da escola. Resultado: em 1970, o Jacarezinho já estava no primeiro grupo.

Isso gerou uma ciumeira danada, porque Natal (presidente da Portela na época) dizia que eu só fazia samba bom para o Jacarezinho. Disse a ele que as escolas não competiam e que iria preparar alguma coisa bonita para a Portela. Mas ele me esculhambou — lembra.

Quando a escola chegou lá em cima, Monarco se afastou, mas na década de 80, numa fase ruim, chegou até a sugerir enredos: em 1981, sobre Paulo da Portela; e em 1982, sobre Geraldo Pereira.

— Em 82, eu bati o córner e corri para cabecear, porque sugeri o enredo e ainda fiz o samba — conta.

Depois, já na década de 90, uma nova experiência na vida de Monarco: virou presidente da escola, em 1993 e 1994.

— Não tinha ninguém para assumir e pediram que eu ajudasse. Mas minha vida não é essa. Minha rotina pessoal ficou em segundo plano, quase não fazia show nem compunha. Aí, tive que largar.

Monarco

Emoção (Jornal Extra - 27/01/05)

Monarco sabe que vai se emocionar durante o desfile, mas diz que está preparado para a Avenida. “Não vou ter nenhum piripaque, mas é capaz de descerem algumas lágrimas”, admite.

Convidados

O compositor chamou vários amigos para o desfile, como Noca da Portela e Arlindo Cruz, além, é claro, da Velha Guarda da Portela: “Zeca Pagodinho está meio fujão, mas vai ter que sair. Já o convidei”.

Roupa pronta

Os amigos de Monarco estão ajudando o Jacarezinho a preparar o desfile, com dinheiro e material. A Portela também ajudou, assim como o antigo patrono da escola, Carlinhos Maracanã. A roupa do homenageado já está escolhida e comprada. “Venho de terno branco, camisa azul e um chapéu novinho. Está tudo guardado para o desfile”, conta Monarco.

Em família

A família de Monarco estará em massa no desfile. O filho, Mauro Diniz, vai sair no carro de som, tocando cavaquinho. A neta, Juliana Diniz, será a madrinha da bateria. A esposa, Olinda, também vai à Avenida.

sábado, 11 de dezembro de 2010

DODÔ DA PORTELA

UMA PERSONAGEM MARCANTE NOS 70 ANOS DE DESFILES (Jornal Extra - 27/01/05)

Este ano os desfiles de escolas de samba comemoram 70 anos. O primeiro foi em 1935 (antes disso, eles não eram reconhecidos oficialmente). Sete décadas e um abismo cultural separam os desfiles, na época realizados na Praça 11. Mas uma figura emblemática participou daquele e já confirmou presença no próximo: Dodô da Portela.

Em 35, pela primeira vez foi a porta-bandeira da escola. Este ano, vai apresentar a Portela, desfilando à frente da agremiação, ao lado de Clóvis Bornay e Paulinho da Viola. “Lembro que fiquei nervosa em 35, porque tinha 15 anos e tivemos que mentir a idade para eu desfilar. E fomos campeões!”, lembra Dodô: “Este ano venho à frente da escola. Pela Portela, eu saio em qualquer lugar”.

PORTELA - Ala

ALA DA PORTELA VAI GERAR EXPOSIÇÃO NA QUADRA DA ESCOLA (O GLOBO - 27/01/05)

A ala Carnaval Off, que vai sair na Portela, está produzindo uma instalação que vai ser exposta na quadra da azul-e-branco de Madureira depois da folia. Inspirado no enredo da escola, baseado nas oito propostas para um mundo melhor publicadas pela ONU, o artista plástico Carlos Feijó, coordenador da ala, está recolhendo depoimentos de integrantes da Portela e de foliões anônimos com suas oito propostas pessoais para um mundo melhor.

Os depoimentos são dados em forma de carta e também estão sendo gravados. A equipe de filmagem também tem gravado os ensaios técnicos na Apoteose e na quadra da escola. A ala Carnaval Off - que há três anos também desfila no Império Serrano - investe pesado na pintura do corpo e do rosto e usa o mínimo de adereços pesados como esplendores e chapéus.

O objetivo da leveza do figurino é favorecer a coreografia e estimular a empolgação de seus componentes durante o desfile. Na Portela, a Off será a antepenúltima ala da escola - vindo apenas à frente da Velha Guarda e da Ala dos Compositores - e será formada por pierrôs e colombinas vestidos de branco e prata. O objetivo é mostrar que o carnaval está afinado com o pedido de paz feito pela ONU.

FILHOS DA ÁGUIA

PAULINHO E MARISA BATIZAM FILHOS DA ÁGUIA (Globo - 28/01/05)
Paulinho da Viola e Marisa Monte batizaram, nesta sexta-feira, a mais nova escola-mirim do Rio, a Filhos da Águia. A festa foi na quadra da Portela, em Madureira. A nova escola encerrará o desfile das escolar-mirins, na noite da próxima sexta-feira, na Marquês de Sapucaí.

FILHOS DA ÁGUIA

BATIZADO DO FILHOS DA ÁGUIA (01/05)

Nesta quinta-feira, 27/01/2005 na quadra da Portela, que fica na Rua Clara Nunes, 81, o Grêmio Recreativo Cultural Filhos da Águia, a mais nova das escolas de samba mirins do Rio de Janeiro, será batizada. A festa contará com a presença de todas as agremiações mirins, além dos padrinhos: Mariza Monte e Paulinho da Viola.

PORTELA - Naomi

NAOMI PODE DESFILAR NA PORTELA, diz Ancelmo Gois (26/01/05)

A modelo Naomi Campbell pode desfilar na Portela, informa o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna, na edição desta quarta-feira do "Globo". Em 2002, a top visitou a quadra e anunciou com estardalhaço que ia desfilar. Até o carro alegórico e a fantasia de índia - o enredo era sobre o Amazonas - já estavam escolhidos. E o barracão da águia foi usado como cenário para fotos de moda da revista "Vogue".

Mas Naomi deu bolo na azul-e-branco. Ela tinha uma audiência marcada na Suprema Corte de Justiça em Londres no dia do desfile. A informação de que ela não desfilaria, depois de todo o tititi criado, caiu como uma bomba na Portela. A pedido da escola, Naomi divulgou nota lamentando: "Espero encontrar os portelenses no próximo ano, pois preferia estar no Brasil a ficar na chuvosa Londres".

PORTELA

VOE NAS ASAS DA ÁGUIA (O DIA - 01/05)

Você poderá ser uma das estrelas do desfile da Portela. Basta escrever sobre o enredo da escola.

Quem já desfilou na Portela garante que é um momento inesquecível. Agora, O DIA e a escola de Madureira vão distribuir 14 fantasias para o desfile da agremiação, no Sambódromo. Para concorrer, é só preencher cupom, publicado na edição de hoje do jornal, e escrever redação sobre o tema “Oito idéias para mudar o mundo”.

As sete melhores redações serão premiadas com par de fantasias. Você pode enviar quantos cupons quiser para a Caixa Postal 11.016, CEP 20.236-970 ou depositar nas urnas das lojas de classificados do DIA ou nos seguintes locais: shoppings Grande Rio (lojas de jornais e revistas T. Oliveira) e Carioca (lojas Primeira Página do 1º e 2º piso); supermercado Mundial (Rua Monsenhor Félix 1.180, loja 108, Irajá) e hipermercado Wall Mart (loja Primeira Página, Rua Projetada 345, bloco 1, loja 6, Cachambi). Cartas devem chegar à sede do jornal até o domingo que vem. O resultado será publicado dia 2.

A Portela vai levar para a Sapucaí o enredo Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo. A comissão de Carnaval formada pelos carnavalescos Amarildo Mello e Nelson Ricardo contará as oito metas das Nações Unidas, que são: erradicação da fome; acesso ao ensino básico; autonomia das mulheres; redução da mortalidade infantil; melhora da saúde materna; combate às epidemias; garantia do desenvolvimento sustentável e estabelecimento de parceria entre os povos para o desenvolvimento mundial.

Os carnavalescos, que se conhecem há mais de 10 anos, sabem da responsabilidade que é fazer um Carnaval para a Portela e chegam a trabalhar mais de 18 horas no barracão. “Estou perdendo um quilo por dia”, conta Amarildo Mello.

Assessoria da ONU para desenvolver enredo

Para ajudar no desenvolvimento do enredo, a escola teve assessoria da ONU, que, além do material para a pesquisa, forneceu as bandeiras dos 191 países que integram as Nações Unidas. Recordista em títulos no Carnaval – 21 campeonatos –, mas há nove anos sem participar do Desfile das Campeãs, a Portela quer surpreender.

No desfile, a posição da Águia, símbolo da agremiação, é mantida em segredo. O abre-alas representará o caos da humanidade e terá encenação. No carro 2, será feita representação da Santa Ceia. “Não vamos usar apóstolos, nem Cristo. Nosso desejo é passar a mensagem de acabar com a fome”, destaca Amarildo.

Palhaço de nove metros virá no terceiro carro, e grande laboratório de combate às doenças endêmicas estará na alegoria 5, trazendo epidemias representadas através de monstros. No sétimo, que homenageia a ONU, através da união dos povos, 80 esculturas de pombas representarão a paz, e novo mapa-múndi será desenhado pela escola.

PORTELA - Ala

Mulheres sairão de barriga postiça (O Globo - 24/01/05)

A Portela está apostando na emoção para se reerguer e chegar ao título de campeã, que não ganha há 20 anos. Para marcar o renascimento da azul-e-branco, a escola levará para a avenida uma ala com 50 mulheres fantasiadas de gestantes, que, com gestos coreografados, vão defender o enredo que destaca as oito metas da ONU para o milênio. A coreógrafa Carla Meireles explica que a ala representa a defesa de melhorias no atendimento às grávidas.

PORTELA

REFORÇO NO COFRE (O GLOBO - 01/05)

Como quem não quer nada, a Portela vai fechando as cotas de patrocínio de seu carnaval.
Esta semana, a escola abiscoitou cerca de R$100 mil de uma empresa de telefonia.

Em dinheiro vivo.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PORTELA - Valeria Valenssa

Já sem a majestade da Globeleza, personagem que incorporou até o ano passado, mas ainda com o esplendor de quem conquistou seu lugar no carnaval por méritos que extrapolam o símbolo da TV, Valeria Valenssa retorna este ano ao Sambódromo reforçando o desfile da Portela. Dedicada aos afazeres de empresária e mãe de João Henrique e José Gabriel, a mais perfeita expressão da mulata brasileira voltará à avenida com a forma perfeita de outros carnavais. E nem pensar em esconder o corpão, como se andou espalhando quando o assunto era a equação mãe versus foliona: pensou-se que, por recato, Valeria optaria por esconder as curvas que a tornaram famosa em todo o mundo. Mas nada a ver, garante:

— Eu vou para a avenida como sempre fui, fantasiada como sempre. A minha nudez sempre foi reconhecida como uma forma de arte. Ela nunca agrediu ninguém, e não seria agora que agrediria.

Valeria curtiu a gravidez, chegou a engordar 27 quilos, incorporou a mãezona, virou empresária, mas agora pede passagem: a mulata-símbolo do carnaval volta à avenida para cuidar do que é seu.

PORTELA no Sheraton

Receita no ritmo dos tamborins. 

Os dois hotéis da rede Sheraton, em São Conrado e na Barra, também oferecem feijoadas de carnaval. O Sheraton Barra realiza uma festa no dia 5 de fevereiro, um domingo, com a presença de ritmistas e passistas da Portela. Na festa realizada em parceria com a revista Rio, Samba & Carnaval, será servida a tradicional feijoada do hotel, que também tem sua versão light no bufê. O barman Paulo Roberto Santos diz que a festa é tradicional.

— A feijoada faz um enorme sucesso todos os anos. Vem gente da cidade inteira — diz Santos.

O Sheraton Rio, em São Conrado, não fica atrás. O hotel promove uma grande confraternização no sábado de carnaval. Até lá, o trio de samba Tom Certo se apresenta pelos jardins do lugar, tocando marchinhas e sambas-enredo. No horário de meio-dia às 16h, de terça-feira a domingo, o grupo formado por uma passista que toca tamborim, por um percussionista e um integrante que toca banjo, também ensina hóspedes e convidados a sambarem.

Teresa Cristina

DA LAPA À SAPUCAÍ (Coluna Ancelmo Góis - 24/01/05)

Teresa Cristina vai estrear na Sapucaí.

A diva da Lapa cantará o samba de “esquenta” da Portela, no desfile deste ano. É o clássico “Gosto que me enrosco”, do vice-campeonato de 1995.  Ela merece.

PORTELA - Musa (Jornal Extra - 01/05)

Carnaval vai, carnaval vem e Luciana Picorelli não perde o título de musa. Seja no Salgueiro, em 2004, ou na Portela, em 2005, lá está a morena ostentando a faixa.

E por falar na escola de Madureira, a agremiação escolheu a morena para ser sua “primeira e única musa” e espalhou fotos suas em dezenas de outdoors pela cidade. Rivalidade com a rainha de bateria da escola, Valéria Valenssa? Nada disso!"

A Valéria sempre me recebeu bem”, diz Luciana. Mais um motivo para ver a azul-e-branco passar.

PORTELA

Portela faz parceria com ONU e leva as Metas do Milênio para a Sapucaí (O Globo - 01/05)


Nos barracões e quadras espalhados pelo Rio sobram provas de que o casamento do setor privado com o carnaval dá samba. Algumas das mais importantes empresas do país — como Vale, Varig, TAM, grupo J. Pessoa, Petrobrás, Eletrobrás, Furnas e Nestlé — já selaram parcerias com escolas do Grupo Especial. Neste 2005, a Marquês de Sapucaí verá a união de um símbolo da tradição momesca e o politicamente correto: a Portela apresentará as Metas de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A idéia de usar o Sambódromo como veículo para popularizar as Metas do Milênio foi da mineira Marielza Oliveira, funcionária do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e foi encampada por Carlos Lopes, principal autoridade da ONU no Brasil. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, se comprometeu a doar à Portela as bandeiras dos 191 países-membros, comprometidos com as oito metas. Elas vão atravessar a Sapucaí nas mãos de crianças.

- Não temos dúvida de que o carnaval carioca e a Portela terão um apelo muito forte para divulgar os objetivos de desenvolvimento, já que o desfile é transmitido em todo o mundo. E a parceria com a comunidade vai continuar após quarta-feira de cinzas — anuncia Lopes.

O representante da ONU se refere ao plano de desenvolvimento humano que será implementado nos bairros de Oswaldo Cruz, Madureira e adjacências, tornando a área uma experiência de sucesso no cumprimento das metas do milênio. Diretor Cultural da Portela, Carlos Monte, um ex-consultor do Pnud, deu forma ao programa que pretende melhorar as condições de vida na região.

— É um projeto de dez anos que envolve as áreas de educação, saúde, trabalho e renda e meio ambiente — diz o portelense histórico.

O flerte entre a ONU e a Portela começou em 2003, quando a escola ainda estava sob o comando do banqueiro de bicho Carlinhos Maracanã. Eleito no segundo semestre do ano passado, o presidente Nilo Figueiredo decidiu manter o enredo:

- Para ser sincero, eu nunca tinha ouvido falar em metas do milênio. Ninguém tinha noção de como fazer este enredo, mas resolvemos aceitar o desafio.

Em agosto de 2004, Figueiredo soube que a ONU não poderia patrocinar a escola, mas se indicaria empresas que poderiam bancar a empreitada.

- Recebemos uma lista com cerca de cem empresas. Nenhuma se interessou. O enredo foi excelente para recuperar a auto-estima da escola. Até o presidente Lula visitou a quadra da Portela, fato que jamais tinha acontecido. Como presidente da escola, fico orgulhoso da parceria, mas como cidadão estou decepcionado com a falta de apoio a uma idéia tão importante — desabafa.

A Portela contratou os carnavalescos Amarildo de Mello e Nelson Ricardo para conceber um desfile em condições de disputar o título. O gasto está estimado em pouco mais de R$4 milhões, mas a escola só recebeu R$1,980 milhão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), da Prefeitura do Rio e dos direitos de transmissão do desfile. Além disso, conseguiu patrocínio de R$200 mil do Grupo Libra, de navegação, e de R$145 mil da ONG Conservação Internacional e espera a um possível patrocínio de R$500 mil da Caixa Econômica.

O enredo pôs a Portela na moda novamente. Os ensaios estão lotando nas quartas e sextas-feiras e autoridades da República já passaram por lá, como o presidente da Câmara, João Paulo Cunha e dos mi Gilberto Gil e Celso Amorim.

Na avenida, o enredo será dividido em oito setores. O primeiro vai identificar as mazelas do planeta. Em seguida, a primeira das metas do milênio: o combate à fome e à extrema pobreza. O terceiro setor vai tratar da educação; o quarto, da redução da mortalidade infantil e materna, da igualdade entre os sexos. No quinto setor estará o combate às endemias, no sexto, o meio ambiente e, no sétimo, a união dos povos pelo desenvolvimento, a oitava meta. Em algum momento do desfile, haverá uma homenagem a Sérgio Vieira de Mello, representante da ONU que morreu num atentado terrorista em Bagdá, no Iraque. A mãe e a viúva do diplomata vão desfilar.

— O enredo não é simples, mas é muito íntimo, faz parte da vida das pessoas. Nossa idéia é fazer a denúncia, expor os problemas e mostrar as soluções. Por fim, vamos mostrar a utopia, uma visão do mundo com as metas do milênio cumpridas — resume o carnavalesco.

Mais ONU, impossível.

PORTELA

PORTELA PROMETE ENTRADA ARREBATADORA (O DIA - 18/01/05)

A Portela prepara uma entrada arrebatadora na Avenida Marquês de Sapucaí. E para isso, convocou nada mais nada menos que Maria das Dores Alves Rodrigues, a Dodô, que fez história como porta-bandeira e ano passado foi madrinha de bateria da escola.

Junto com ela, Clovis Bornay, grande nome do Carnaval e portelense, que apresentará a escola. Durante o desfile, o presidente da Portela Nilo Figueiredo, empossará Dodô, como grande dama da Portela.