Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PORTELA

PORTELA HOMENAGEIA VIEIRA DE MELLO E SE EMOCIONA EM ENSAIO (Globo online - 12/2004)


Treino é treino, jogo é jogo. Mas alguns treinos têm momentos tão ou mais emocionantes que muitas decisões. O ensaio técnico da Portela, na noite deste sábado, no Sambódromo, deu aos sambistas e ao público dois momentos desses, quase únicos. O primeiro: ver dona Gilda, mãe do diplomata Sérgio Vieira de Mello, caminhando em frente à bandeira com o desenho do rosto do filho - morto num atentado em Bagdá. Saudada por todos, ela estava acompanhada pela companheira de Sérgio, Carolina. A bandeira será enviada à ONU.

O segundo momento: ver, ao fim do ensaio, Mestre Marçalzinho profundamente tocado. Sem conseguir falar, com a cabeça baixa e a mão nos olhos, ele chorou. Foi cercado pelo abraço de amigos. Era como se ele não acreditasse que estava ali mesmo. O rosto grave e atento, e os gestos severos, ao longo de todo o ensaio, tinham se desmanchado.

-  Não tem explicação. É uma coisa muito importante para mim. E não sei, não mesmo, se estou à altura dessa posição. Pensar que estou hoje aqui, em um lugar em que meu pai já esteve.

Um ritmista, cuíca na mão, bem mais velho que Marçalzinho, o abraçou e disse:

-  Há anos a bateria da Portela não passa como passou hoje. O seu pai deve estar orgulhoso de você.

No ensaio, a nova madrinha da bateria, Valeria Valenssa, ainda não parecia totalmente acomodada na posição. Pelo menos duas vezes ela avançou demais sobre a área onde evoluia o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Outra vez, ficou recuada demais e não percebeu que a bateria estava em movimento. Quase foi pisada, sem querer, por Marçalzinho, que estava de frente para os ritmistas e de costas para ela.

PORTELA homenageia

PORTELA FAZ HOMENAGEM A SÉRGIO DE VIEIRA MELLO (12/2004)


A PORTELA PRESTA HOMENAGEM A SÉRGIO VIEIRA DE MELLO NESTE SÁBADO, DIA 18, NA AVENIDA MARQUÊS DE SAPUCAÍ, DURANTE O SEU PRIMEIRO ENSAIO TÉCNICO, RUMO AO CARNAVAL DE 2005.

UMA ENORME BANDEIRA DE 50 METROS DE TECIDO BRANCO, SIMBOLIZANDO A PAZ, COM O RETRATO DO DIPLOMATA AO CENTRO E AS OITO METAS DA ONU, FARÁ PARTE DO ENSAIO E , OS COMPONENTES E TORCEDORES PRESENTES, SERÃO CONVIDADOS A ASSINA-LA . POSTERIORMENTE O “MANTO DA PAZ”, COMO JÁ ESTÁ SENDO CHAMADO, SERÁ ENVIADO AOS REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS.

DURANTE O ENSAIO, LUZES E PAPÉIS PICADOS NAS CORES DA BANDEIRA BRASILEIRA , ADORNARÃO O PAVILHÃO, QUE SERÁ CARREGADO POR APROXIMADAMNTE 200 (DUZENTOS) COMPONENTES.

O PRESIDENTE DA PORTELA, NILO FIGUEIREDO, PROMETEU FORÇA TOTAL PARA O ENSAIO DE SÁBADO, ÁS 20:00 HORAS, NA SAPUCAÍ E QUER MOSTRAR PORQUE A AZUL E BRANCO DE OSWALDO CRUZ E MADUREIRA , É UMA DAS SÉRIAS CANDIDATAS AO TÍTULO DE CAMPEÃ DO CARNAVAL DE 2005 . A ESCOLA LEVARÁ PARA A VENIDA, A SUA BATERIA COM 300 (TRZENTOS) RITMISTAS COMANDADA POR MESTRE MARÇALZINHO, TODAS AS ALAS DA COMUNIDADE, AS ALAS DAS CRIANÇAS, ALAS COMERCIAIS, BRUNO RIBAS (INTÉRPRETE OFICIAL), PASSISTAS COMISSÃO DE FRENTE E O CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA, PAULO ROBERTO E ANDRÉIA.

A DIREÇÃO DA AZUL E BRANCO DE OSWALDO CRUZ, CONVOCA TAMBÉM OS TORCEDORES PORTELENSES A COMPARECEREM COM AS SUAS CAMISAS E BANDEIRAS A FIM DE LOTAR AS ARQUIBANCADAS DA SAPUCAÍ.

PORTELA

PORTELA FARÁ PRIMEIRO ENSAIO TÉCNICO NESTE SÁBADO NA SAPUCAÍ (Extra - 16/12/04)

A Portela fará seu primeiro ensaio técnico na Marquês de Sapucaí neste sabado. A bateria comandada por mestre Marçalzinho irá para a Avenida com 300 ritmistas.  No Carnaval 2005 a escola de samba mostrará o enredo "Nós podemos: oito idéias para mudar o mundo!", que vai falar das metas do milênio estabelecidas pela ONU.

NOCA da PORTELA

NOCA DA PORTELA COMEMORA 72 ANOS COM SHOW NESTA QUARTA (O Globo - 14/12/04)

A elite do samba se reúne nesta quarta-feira às 19h, no Centro Cultural Memórias do Rio (Av. Gomes Freire 289, Lapa), para comemorar com Noca da Portela seus 72 anos de idade e 53 anos de carreira. Já confirmaram presença Arlindo Cruz, Nelson Sargento, Dorina, Delcio Carvalho, Toninho Gerais, Wanderley Monteiro, entre outros bambas do samba. Noca promete uma surpresa especial para seus convidados nesta festa que vai abalar o centro da cidade com muito samba e alegria.

PORTELA

FRANGO COM QUIABO NA PORTELA (O DIA - 14/12/04)

No início da tarde, o ministro visitou a quadra da Portela, no mesmo bairro. Ele almoçou frango com quiabo e moqueca, cantou Aquele Abraço junto com a Velha Guarda da Portela, ganhou camisetas da escola, assistiu à apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e sambou com as passistas.

O presidente Nilo Figueiredo deu de presente ao ministro uma estátua em bronze de uma águia, símbolo da escola. Gil disse que em 20 anos do Ministério da Cultura é a primeira vez que um ministro está ouvindo os projetos das escolas de samba. Ele afirmou que um dos projetos do Ministério para o ano que vem é o Tombamento do Samba, que vai transformá-lo em patrimônio da humanidade. Segundo ele, o projeto será implementado no ano que vem pelo Ministério da Cultura.

Gil não quis antecipar se participará do desfile da escola no próximo carnaval. "Se eu estiver no Sambódromo na hora do desfile da Portela, eu desço e desfilo com a escola", avisou o ministro sem querer fazer promessas. Gil disse que sempre que está no Sambódromo e a Portela está desfilando ele desce para abraçar Paulinho da Viola e outros integrantes da agremiação.

PORTELA e Gil

PORTELA CONVIDA GILBERTO GIL PARA DESFILAR NA ESCOLA (Globo Online - 12/04)

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi convidado pela Portela a desfilar com a escola no próximo carnaval. O enredo da azul-e-branco em 2005, "Nós podemos", é sobre as Metas do Milênio contra a fome no mundo. Gil visitou a escola no começo da tarde desta segunda-feira, foi recebido pela ala das baianas e pela Velha Guarda e participou de um almoço. O ministro cantou "Aquele abraço" e sambou com as passistas. Depois, seguiu para as quadras do Império Serrano e da Mangueira. Ele ouviu reivindicações das escolas, e disse que veio dar apoio ao trabalho das comunidades.

PORTELA e o Congresso

PORTELA

RECICLAGEM (O GLOBO - 11/12/04)


A Portela emprestou uma águia que já passou no Sambódromo à Unidos do Jacarezinho, do Grupo de Acesso B, que vai homenagear o portelense Monarco. A alegoria vai ser pintada, levada à passarela e, por fim, devolvida.

Tabajara do Samba

A BATERIA DA PORTELA ANIMA EVENTO NO CEARÁ (JB - 06/12/04)

A bateria da Portela bombou no Ceará. Sob o comando do filho do lendário Mestre Marçal, o Marçalzinho, os ritmistas acompanharam Fernanda Abreu no encerramento do Festival Ceará Music. O deputado Goni Arruda caiu no samba juntos aos cariocas Luiz Veloso, Luiza Fiusa e Marcelo Balabram. O novo presidente da Portela, Nilo Figueiredo, quer que a águia volte a dar vôos altos, honrando o passado de glória portelense.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Feijoada Portelense

PAGODE DA FAMÍLIA PORTELENSE AGITA O SÁBADO (Globo Online - 03/12/04)

A Portela realiza neste sábado, a partir das 14h, o Pagode da Família Portelense. A já tradicional roda de samba, com feijoada, é conduzida pela Velha Guarda e por Marquinhos de Oswaldo Cruz, sempre com convidados especiais. A entrada custa R$ 4. A feijoada, R$ 7.


Trem do Samba

Trem do Samba comemora Dia Nacional do Samba (O Globo - 02/12/04)

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a SuperVia vai realizar, em parceria com a Petrobrás, a Eletrobrás, a Caixa Econômica Federal, a Lei de incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais uma edição do Trem do Samba, nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, na Central do Brasil, com concentração a partir das 17 horas. Este evento, fundado por Paulo da Portela, na década de 20, e relançado, em 1990, pelo compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, já faz parte do calendário oficial da cidade.

No palco, montado na Central do Brasil, Marquinhos de Oswaldo Cruz e a Velha Guarda da Portela vão receber seus convidados, entre eles, as Velhas Guardas de Vila Isabel e do Império Serrano, além dos sambistas Nelson Sargento, Noca da Portela, Walter Alfaiate, entre outros.

Após o "aquecimento" na Central, cinco composições, terão seus vagões ocupados por rodas de samba de grupos tradicionais do Rio de Janeiro, como o Bip Bip, Pagode da Tia Doca, Clube do Samba, Casuarina e Cacique de Ramos, e pelas velhas guardas das Escolas de Samba.

A grande novidade deste ano é a troca do tíquete de entrada por um quilo de alimento não perecível. Estes tíquetes já estão à disposição para troca no stand do Fome Zero, montada na Central do Brasil.

No evento, uma equipe da produção receberá alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para a central do Fome Zero, no Rio de Janeiro.

Em Oswaldo Cruz, três palcos serão montados nos dois lados da linha férrea. No primeiro palco, show com Teresa Cristina e Pagode da Tia Doca, com convidados. No segundo, o Pagode do Arlindo Cruz receberá convidados, entre eles, Beth Carvalho e Mauro Diniz. No terceiro palco, as Velhas Guardas da Portela, do Império Serrano, da Mangueira e do Salgueiro, além de David Corrêa, Noca da Portela e bateria mirim da Portela.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Noca da PORTELA

Casa de Noca (O DIA – 01/12/04)

Veterano volta a vencer na Portela cinco anos depois e faz um hino para a boemia da Lapa.

Ele carrega a escola de samba no coração e no nome. Às vésperas de completar 73 anos (no dia 12), Noca da Portela só quer saber de comemorar: seu samba foi eleito campeão para o Carnaval 2005 da escola de Madureira e, como o enredo é a ONU (Organização das Nações Unidas), a letra vai ser traduzida para 12 idiomas. “Agora eu vou para a Barra”, brinca o compositor.

Mas no quintal de sua casa, no Engenho de Dentro, Noca deixa logo claro que nem pensa em sair de perto da Portela. “A ala da comunidade é o que pulsa forte, o pessoal de Cascadura, Madureira, Marechal Hermes, Bento Ribeiro”, confia ele, que esteve afastado da escola desde 2001. “Voltei porque a Portela mudou, agora tem um nova diretoria, com outra mentalidade. Estamos com a esperança de que a Portela volte a ser a grande escola que sempre foi”, diz ele, ao lado de Darcy Maravilha, seu parceiro no samba campeão – Nós Podemos: Oito Idéias para Mudar o Mundo –, como J. Rocha e o filho Noquinha. “Não foi um samba fácil de fazer, porque o assunto é sério, mas a gente tinha que falar de forma alegre”, pondera Darcy, no que Noca rebate: “Mas é um assunto de que nós gostamos de abordar. Eu sou um compositor politizado. Colocamos semicolcheias no samba, esse é o segredo da vitória”.

Mas Noca também acha que a vitória no Carnaval tem outros segredos. “O cara tem que ter amor pela bandeira. Não adianta colocar dez mil no Sambódromo que nem sabem cantar o samba”, defende ele, com o furor de quem acredita que samba é coisa de família – o neto mais velho, Diogo Vilela, está começando cantar; ele tem uma neta porta-bandeira e os três menores, todos de 10 anos, vão desfilar na ala da crianças. “Escola de samba é a segunda família de todo sambista”, diz Noca. “Muita gente largou mulher por causa da Portela. Samba é religião”, emenda Darcy, dando deixa para Noca: “Sambista bem-sucedido continua na macumba. Sambista mal-sucedido vira evangélico”.

O negócio é tão de família que, na sessão de fotos, distraídos cantando o samba que estão compondo com Rico Dorileu para ser o hino da Lapa – eles pretendem vai gravar e distribuir nas casas de lá, para ser tocado nos intervalos dos shows – , Noca e Darcy nem se preocupam com o varal cheio roupas a secar. E no que alguém se oferece para arrumar o espaço, eles respondem: “Casa de sambista tem que ter cenário e não precisa arrumar não, nosso samba é limpeza”.

PORTELA guerreira

NOME

Casa de Noca no Nordeste é eufemismo para lugar de prostituição. Mas com Noca a história é diferente: é o nome do show em que ele é o anfitrião e que vinha sendo apresentado toda sexta na Lapa. “Mas em janeiro começam os ensaios e eu tenho compromisso com a escola. Pretendo mudar para o sábado e fazer shows só com os sambas-enredo da Portela e os de terreiro. Quero reviver desde o primeiro”, diz.

MUNDO

As metas da ONU são um enredo excelente na opinião do sambista. “É uma mensagem importante que a Portela vai passar. Essa garota de hoje gosta muito de arma”, lamenta o veterano.

NOVA PORTELA

Com a mudança na diretoria da escola, Noca acredita que todas as escolas podem comemorar. “É a volta da Portela guerreira. E todo mundo é meio Portela, principalmente nessas escolas mais novas, como Grande Rio e Mocidade. Nas últimas pesquisas que fizeram, eram 30 milhões os torcedores”, contabiliza.

LAPA, CAPITAL DO SAMBA

Aonde o samba bombeia o samba que corre nas veias? É na Lapa / Aonde a alegria vadeia em noite de lua cheia? É na Lapa / Aonde o bamba bambeia num samba do mestre Candeia? É na Lapa / Aonde o dia ponteia a a poesia passeia? É na Lapa / A Lapa volta a ser a Lapa da orgia, da malandragem que trocava a noite pelo dia / Na Lapa a juventude impera lembrando o bom samba de Wilson, Cartola e Noel / Desembaraçando o pé com sua mina de fé / No choro chorado, pedacinho do céu / Waldir Azevedo, Jacob, Pixinguinha, a saudade que ficou / Lapa, capital do amor.

Majestade do Samba (Candeia - 5a. Edição)

Zeca Pagodinho

Zeca faz homenagem ao presidente cantando "Deixa o Lula me levar" (O DIA - 11/04)

Samba, suor, chuva e uma boa dose de nacionalismo marcaram a inédita visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à quadra da Portela, no fim da tarde de ontem. Depois de passar dois dias apertado em gravatas e preso ao protocolo da XVIII Cúpula Presidencial do Grupo do Rio, o presidente descontraiu, discursou de improviso e acabou até usando um dos slogans que marcaram o governo Emílio Garrastazu Médici (1970-74).

Lula foi pontual, chegou às 17h na quadra da escola e estava acompanhado de dona Marisa, e dos ministros Celso Amorim, Relações Exteriores, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também estiveram presentes o representante da ONU, Carlos Lopes, entre outros.

O presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, destacou a importância da visita de Lula e do seminário Nós podemos: Oito jeitos de mudar o mundo (enredo do carnaval de 2005) para a comunidade de Madureira. Lula afirmou que acabar com a fome e a miséria é um assunto que vai precisar de muita solidariedade entre as pessoas. "Em um planeta rico em conhecimento e tecnologia, um bilhão de pessoas não pode passar fome", declarou.

Em seu discurso, Lula falou ainda sobre as diferenças de salários entre homens e mulheres, a mortalidade infantil, o analfabetisno funcional e o combate à hanseníase. E reiterou que "o Brasil conquistou o direito de andar de cabeça erguida no mundo". "Ninguém segura este país", disse, sendo aclamado pelo público na quadra. O presidente elogiou a direção da agremiação: "A Portela abre espaço para 'jovens de pele enrugada' serem artistas; e arte não tem cor ou idade", em referência à Velha Guarda, de quem recebeu um chapéu de sambista como presente.

Após o discurso de Lula, os músicos Zeca Pagodinho, Marisa Monte e o intérprete da Portela, Bruno Ribas (neto do compositor Manacéa), acompanhados da Velha Guarda da escola, cantaram sucessos como: A chuva cai (Argemiro e Casquinha), Vai Vadiar (Monarco e Ratinho), Quantas lágrimas (Manacéa) e Essa Melodia (Jorge Bubu e José Bispo). Para encerrar o encontro Zeca cantou, junto com toda a quadra da escola uma nova versão de Deixa a vida me levar (Serginho Meriti): Deixa o Lula me levar....

Lula foi aplaudido ao definir a Portela como uma das formas mais puras da cultura nacional. A bateria da escola fez uma apresentação especial para o presidente da República. A primeira-dama, dona Marisa, ousou uns passinhos com Dodô, madrinha da bateria da escola este ano. Segundo Dodô, dona Marisa disse que não sabia dançar e que se morasse no Rio faria umas aulas com a baluarte da escola. O ministro Celso Amorim também não resistiu e deu uns requebros com Dodô.

Na platéia, o PT marcou presença com presidente regional Gilberto Palmares, o ator Antonio Pitanga e sua mulher, a ex-ministra Benedita da Silva, além dos deputados federais Jorge Bittar e Luiz Sérgio e do vereador Eliomar.  Também estiveram presentes o cartunista Lan, a atriz Juliana Diniz (neta de Monarco), a carnavalesca Maria Augusta, o diretor de carnaval da Liesa Elmo dos Santos, o arranjador Rildo Hora e os cantores e compositores Ivan Milanez e Renatinho Partideiro do Cacique.

Se Lula vai desfilar? “Vamos ver, vamos ver... Estou me preparando”, disse, ao deixar a quadra às 19h30 ensopado de suor. A presença de Lula na quadra simbolizou a implantação do projeto no Brasil através de Madureira , Oswaldo Cruz e adjacências, como deseja a escola. A agremiação pretende melhorar a vida da comunidade com o projeto. O início do seminário está previsto para dezembro e já está confirmada a presença do coordenador nacional da Ação da Cidadania, Mauricio Andrade, para falar sobre a fome.

Dia do Samba (2004)

Dia do samba vai ser comemorado na Central e em Oswaldo Cruz (O DIA  – 30/12/04)

Nesta quinta, dia 2 de dezembro, será o Dia Nacional do Samba e os cariocas podem comemorá-lo no tradicional Pagode do Trem, organizado pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A partir das 17h, a concentração começa no palco armado na Central do Brasil e vão se apresentar Wilson Moreira, Monarco, Beth Carvalho, entre outros. A partir das 19h30 acontece um baile comandado pelo músico Humberto Araújo. "Vamos fazer uma relação do trem com blues, jazz e choro", disse Marquinhos, que também relembrou o tempo das vacas magras. "Em 1996 juntei uns amigos e saímos num vagão vazio." Hoje tudo mudou, os vagões saem lotados para Madureira. Na quinta-feira serão 5 trens (28 vagões), cada vagão com uma roda de samba diferente.

Em Madureira vão ser 3 palcos, um na estação de Madureira (comandado pela pastora da velha guarda da Portela, Tia Doca), um na rua Átila Silveira (comandado por Arlindo Cruz) e outro na sede da Portelinha (com a Velha Guarda da Portela).

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PORTELA - Chefes de Estado

PORTELA PEDE QUE ITAMARATY CONVIDE CHEFES DE ESTADO PARA SEU DESFILE (O Globo – 29/11/04)

Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim
e a camisa do enredo portelense


O diretor cultural da escola de samba Portela, Carlos Monte, e o compositor Carlos Elias estiveram na tarde desta segunda-feira no Palácio do Itamaraty para falar sobre o carnaval do ano que vem, cujo enredo é 'Nós podemos. Oito idéias para mudar o mundo'. O desfile levará à Sapucaí as Metas do Milênio, entre as quais está o combate à fome no mundo.

A Portela pediu a intermediação do Itamaraty para convidar o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e os chefes de Estado de França, Espanha, Chile, África do Sul e Índia para participarem do carnaval da escola. A agremiação também solicitou ao Itamaraty 191 bandeiras de países para usar no desfile.

PORTELA e a Câmara

PORTELA RECEBE A VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA. (11/2004)

A Portela vive um grande momento! Após recepcionar o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 05, agora chegou a vez de receber no Portelão, o Presidente da Câmara, o Deputado João Paulo, para assistir a um ensaio.

O Presidente da Portela, Nilo Figueiredo, prometeu preparar uma recepção a altura do Deputado e exaltou a simplicidade e cordialidade como foi recebido pelo político. “Ele nos recebeu de uma forma muito simpática e garantiu a sua presença para ver o nosso ensaio.  A Portela retoma o seu lugar de RAINHA DO CARNAVAL e o portelense está com a auto estima elevada".

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PORTELA - Puxador

BRUNO RIBAS, O NOVO GRITO DE GUERRA DA PORTELA NA SAPUCAÍ (Globo Online – 25/11/04)

Em seu primeiro ano como puxador oficial de uma escola do Grupo Especial, Bruno Ribas já é uma celebridade do samba. Vestindo uma camisa de botão branca impecavelmente passada, perfumado e usando jóias, muitas jóias, Bruno chega atrasado para o ensaio da Portela. O intérprete pede desculpas, mas não poderá falar agora. Justo. Tem uma quadra inteira esperando pelo seu grito de guerra.

- Voa minha águia, mostra para o mundo as nossas oito metas! Entra em cena, Porteeeeeeeeeeela!

A partir daí, é uma hora inteira de samba. E, com a quadra cheia - para uma quarta-feira à noite no fim de novembro -, comanda tudo com mão de ferro. Pede calma à ala das baianas que acelera o samba, ordena o silêncio do cavaquinho para ouvir a galera e não perde o fôlego mesmo sem ficar um segundo sem sambar.


Tira tudo de letra. Experiência acumulada ao longo dos anos. Nascido na Mangueira, sempre teve envolvimento com a música e com o samba. Desde pequeno, Bruno estuda música. Freqüentou por dez anos a escola Villa-Lobos, toca trombone, estudou canto em uma igreja evangélica e está sempre em busca de aperfeiçoar suas técnicas vocais. Há cinco meses freqüenta, duas vezes por semana, as aulas de técnicas vocais da CIGAM, uma escola de música no Centro do Rio.
 uma escola com técnicas pioneiras que trabalha técnicas vocais. Dá pra dizer aí que eu faço la com a professora Tatiana?

Ao lado de Roger Linhares, da Mocidade, de Tinga, da Vila Isabel, Bruno não é o único a estrear neste carnaval. Um sinal de renovação no tradicional e seleto grupo dos intérpretes do Grupo Especial?

- Com certeza, e isso é importante porque você não pode ficar mil anos fazendo a mesma coisa. Tem que se aprimorar, acompanhar a evolução do mundo.

Na galeria de puxadores ilustres, Bruno elege Neguinho da Beija-Flor como seu ídolo.

- É um orgulho, ele é o meu padrinho - diz, empolgado.
-           
Mas ele garante que, mesmo que as duas escolas cheguem empatadas até o último quesito, torcerá para a Portela.

- Eu torço por mim. Mas na hora da decisão eu torço pela Portela, claro. Aqui é a minha casa - desempata.

Nos dois últimos carnavais ele foi puxador oficial da Inocentes da Baixada, escola do Grupo de Acesso, e acompanhou Neguinho da Beija-Flor, em 2004, no desfile da Beija-Flor. O novo desafio parece não assustar Bruno.

- Dizem que a responsabilidade aumenta milhões de vezes, mas para mim é tudo uma grande diversão, diversão profissional, que me dá prazer - diz.

Trinta anos, pinta de galã, nascido na Mangueira e morador de Irajá. Casado há sete anos, Bruno tem uma filha, quase irmã, de criação de 17 anos. Humilde, diz que o assédio da mulherada depois de sua ascensão ao posto de puxador oficial da tradicional escola de Madureira não mudou a sua rotina.

- Sou um cara tranqüilo. Além do mais, você sempre vai ter um problema ou outro num relacionamento, então eu prefiro ficar só com a minha mulher mesmo.

Filhos da Águia

FILHOS DA ÁGUIA JÁ TEM MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA. (11/2004)

A caçulinha do carnaval mirim carioca, FILHOS DA ÁGUIA, escolheu nessa quarta-feira, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, para o seu desfile de estréia na Marquês de Sapucaí na sexta-feira de carnaval. Júlio César Menezes Ribeiro e Wine Lopes, foram escolhidos após um concurso promovido pela Escola.
 
O presidente da azul e branco mirim de Oswaldo Cruz e Madureira, Osni José do Nascimento, o "Nil", como é conhecido, levou o casal para o Portelão e a bandeira da nova Escola e os apresentou aos portelenses ao final do ensaio nessa quarta-feira.

A Escola ainda escolheu o seu segundo casal, Matheus dos santos Oliveira e Cláudia Cristina Vieira de Assis Filha.

PORTELA - Porta-Bandeira

ANDREIA MACHADO DANÇA COM A SEGUNDA BANDEIRA DA PORTELA. (11/2004)

Andreia Machado, uma das maiores porta-bandeiras dos desfiles cariocas, dançou hoje, nessa terça-feira, com a segunda bandeira da Portela.  Em um ensaio que esteve maravilhosa, Andreia se apresentou ao lado do segundo mestre-sala Diego e empolgou os portelenses presentes no Portelão.

NOCA DA PORTELA

NOCA DA PORTELA FAZ SHOW NO CENTRO (O DIA na folia - 23/11/04)

O cantor e compositor Noca da Portela, a cantora Jennifer e Riko Dorilêu comandam uma roda de samba. O evento acontece na próxima sexta-feira (26/11), a partir das 22h e tem a participação do grupo Manda Me Chamar formado por Mestre Zé Paulo do Cavaco (cavaco), Darcy Maravilha (pandeiro), Visual (surdo) e Daniel (violão 7 cordas). O Centro Cultural Memórias do Rio fica na Av. Gomes Freire, 289, Centro. O couvert custa R$10. Mais informações pelos telefones (21) 2221-5441 / 2222-7380.

PORTELA - Renato Aragão

PORTELA FAZ FESTA PARA COROAR RENATO ARAGÃO " DIDI" SERÁ O PADRINHO DA ALA DAS CRIANÇAS (11/2004).

Muito feliz, “Didi” fez questão de confirmar a sua presença no desfile da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira e se colocou a disposição da Escola para ajudá-la nas suas necessidades em relação as crianças, tendo ainda se declarado torcedor da Portela.

A coroação será a partir das 19:00 h, com apresentação da Velha Guarda Show, bateria e o intérprete oficial da Portela, Bruno Ribas, o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Paulo Roberto e Andréia) e de um Grupo Mirim Projeto Primeiro Passo . Os convites para a grande festa, serão entregues no Portelão, para as crianças cadastradas nas alas e cada uma poderá levar um acompanhante (responsável ).

O Portelão fica na Rua Clara Nunes nº 81, em Madureira. A entrada é Franca.

SAMBA da ONU


Gilberto Gil anda feliz da vida. Kofi Annan, secretário-geral da ONU, vem ao Rio para o carnaval.  Assistirá ao desfile da Portela na Sapucaí.

O enredo da escola de Madureira é uma homenagem às Nações Unidas. (O GLOBO - 11/2004)

PORTELA perde COLOMBO

A PORTELA PERDE MAIS UM DOS SEUS NOMES.  (11/2004)

Colombo Costa Pinto, parceiro de Noca em belos sambas de enredo, aos 76 anos, nos deixou nessa última quinta-feira, dia 18 de Novembro e o seu corpo foi enterrado hoje, dia 19, no cemitério de Irajá às 16:00 h.

PORTELA - Nada de biquinis

O palácio foi sede do governo republicano de 1889 a 1898 e do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970. A identificação dos diplomatas com o local que ocuparam por sete décadas levou o nome Itamaraty a tornar-se sinônimo da chancelaria brasileira. Por isso, a direção da Portela se cercou de todos os cuidados para fazer uma a apresentação que seguisse à risca o protocolo da diplomacia brasileira.

- A orientação que nos foi dada é que os biquínis estavam proibidos por conta das mulheres dos chefes de Estado. Também falaram dos ciúmes da dona Marisa, mulher do presidente -conta Cláudio Sodré, diretor de eventos da Portela.

Sem biquínis

Foi por esse motivo que os tradicionais biquínis foram substituídos por saias e tops. Se a intenção era ofuscar a apresentação das mulheres, o tiro saiu pela culatra. As roupas das mulatas deixou a chancelaria boquiaberta. Mesmo sem poder brincar com o público, como de hábito, as mulatas fizeram o evento ter um final apoteótico.

- Talvez se estivessem de biquíni o sucesso não teria sido tanto. O que chamou a atenção foi a novidade da roupa. De fato ela causou grande impacto na apresentação - avalia Sodré. (Jornal Extra - 11/2004)

PORTELA - Concurso de Passistas

PASSISTAS SÃO ESCOLHIDAS POR CONCURSO (Jornal Extra - 11/2004)
Coordenador da ala de passistas, Valci Lima é o responsável pela escolha das mulheres que exibem seus dotes na Portela. Um trabalho de causar inveja em muito marmanjo. Há três anos na escola, ele resolveu reformular o quadro de mulatas assim que assumiu a coordenação da ala. O resultado disso foi a realização de um concurso, cuja final está marcada para o próximo dia 19, na quadra da escola.

-  A idéia é colocar um time de belas mulheres na Sapucaí. Mas não é só beleza, o concurso também serve para avaliar a mobilidade e o samba no pé — explica o coordenador, acrescentando ainda que a final terá a participação de 85 passistas, entre homens e mulheres.

Pequena mostra

A ala terá 20 homens e 30 mulheres. A apresentação no Itamaraty contou com a presença de seis passistas que já excursionam com a Portela pelo Brasil. Segundo Valci, elas foram uma pequena amostra do que a escola apresentará na Avenida.

- Vamos levar uma seleção de peso — empolga-se.

Passista desde 1992, quando foi apadrinhado pela lendária mulata portelense Nega Pelé, Valci não se surpreende com o sucesso das mulheres no Itamaraty.

-  A roupa ajudou a causar impacto — avalia.

PORTELA - O milênio aqui a agora!

Tema da Portela, as oito metas da ONU para o mundo são realidade na área da escola de samba.  (O DIA - 11/2004)

Em ritmo de desenvolvimento humano, a criatividade de gente comum desfila, silenciosamente, idéias para transformar a realidade de comunidades pobres do Rio. A cadência de desafios cai como uma luva sobre as recomendações das Organizações das Nações Unidas (ONU) para reduzir a fome, a pobreza e o subdesenvolvimento até 2015. Tema que a Portela levará para a Marquês de Sapucaí ano que vem. O Carnaval das Oito Metas para Recriar a Criação vai convidar o planeta – e o Rio – à transformação.

Assim como já faz a Associação de Moradores e Amigos do Morro do Sapê (Amasa), em Vaz Lobo. Por lá, lugar de criança é na sala de aula e na quadra de esportes. Há dois anos e meio, o projeto Sonho de Ser Feliz vem recrutando meninos e meninas de todas as idades. “Nosso sonho é que eles possam lutar com igualdade no mercado de trabalho. Tomara que possamos servir de exemplo para a ONU”, sugere Sérgio Felipe de Jesus, 41 anos, presidente da Amasa. Evolução do ensino e igualdade entre os sexos são algumas das alegorias propostas pela ONU. Assim como redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate a doenças como AIDS e respeito à natureza.

Atualmente, no Sapê, 60 crianças entre 5 e 15 anos participam das aulas de reforço da professora Ana Cláudia Roque, 33. Moradora da comunidade, ela recebe R$ 200 por mês. “Tivemos que abrir mão da outra professora. Era ela ou leite do lanche”, lamenta Sérgio. As crianças do Sapê totalizam quase 20% da população da favela – 20 mil habitantes.

A preservação ambiental também subiu as ladeiras da favela. Centenas de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, enviadas pelas prefeitura, estão recompondo a floresta que rodeia o morro. O plantio é feito por moradores. A associação, que está caçando pediatra-voluntário, gostaria de tirar do papel programas de atendimento à terceira idade e à saúde da família, rádio e correio comunitários e oficina de informática.

As metas do milênio cantadas pela Portela também vão ganhar o mundo. O 'bloco' da ONU, em Brasília, vai traduzir o samba da Azul-e-Branco para vários idiomas. O pedido partiu da presidência da República, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Portelão semana passada. “Não queremos apenas traduzir, mas criar versões para diferentes idiomas, mantendo a empolgação e calor do samba”, adianta Marielza Oliveira, coordenadora da parceira entre a ONU e a escola.

Dignidade é o enredo principal

Perto dali do Sapê, outra lição. No Centro Comunitário de Capacitação Profissional Paulo da Portela (CCCP), em Oswaldo Cruz, a dignidade é enredo principal. Lá, posição de destaque exige pé no chão. “Sou portelense e, é claro, estou extremamente orgulhoso. Mas temos que tomar cuidado para que esse desejo não comece e termine em samba”, avalia o historiador Mozart Chalfun, coordenador do espaço auto-sustentável.

A casa oferece alfabetização de adultos, pré-vestibular, acesso à Internet, além de oficinas de música, costura e imobilização ortopédica. As aulas de imobilização são ministradas Walber Muniz Pereira, “ex-vestibulando” do centro. “Não tive uma oportunidade como essa para me tornar especialista”, conta. Todas as atividades do CCCP têm preços populares.

Aluno de Engenharia Civil da Uerj, Leandro Baptista de Oliveira, 27, é outra cria do pré-vestibular do CCCP. Hoje, ele é professor do centro. “É muito bom voltar para mostrar que é possível alcançar objetivos”, resume o universitário, que também passou para Física (Uerj) e Engenharia (UFF), em 2001.

Samba: exemplo de cidadania

O casal Jorge e Jacira Lourenço, 64 e 59 anos, nunca imaginou que os batuques de fim de semana na Adega da Kátia, em Colégio, fossem virar coisa séria. Ano passado, o lanterneiro e a dona-de-casa fundaram o Grêmio Recreativo Unidos da Lata de Lixo, juntando a paixão pelo samba e reaproveitamento de lixo. “Nossa vontade é brincar e conscientizar a comunidade sobre o lixo”, conta Jorge. Mangueirense, ele aprova o enredo que a Portela levará à Sapucaí: “Nada melhor do que o Carnaval do Rio para mostrar a necessidade de se transformar o mundo”.

No Lata de Lixo, reciclagem é sinônimo de luxo. A bandeira da escola, por exemplo, é confeccionada com saco de estopa e cabo de vassoura. Nas fantasias, chapinhas de garrafa ganham status de paetês. Sem falar nos bordados e adornos com tiras de sacos plásticos e garrafas PET. Os ensaios, com bateria de garrafões de água, tampas de panela e baldes, costumam reunir quase 200 pessoas a cada fim de semana. Além de mudar a rotina e a decoração da adega, o batuque da reciclagem vem conquistando vizinhos de Rocha Miranda e Irajá.

Outra meta da ONU: uma saúde melhor

Ex-doméstica desempregada, Sônia Maria de Souza Pontes, 34 anos, circula pelas ruas da Favela Parque Acari, onde mora, com disposição de sobra. Só mesmo assim para dar conta da fartura de problemas do lugar. “Já foi muito pior. Depois que o Favela-Bairro passou por aqui nossa vida melhorou muito”, avalia. Atualmente, Sônia atua como agente comunitária. “Faço de tudo: do papel de advogada ao de psicóloga”, brinca.

Junto com três amigas, Sônia supervisiona o grupo e organiza palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e planejamento familiar. O programa é parceria entre a ONG Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável e a Prefeitura do Rio. 

PORTELA homenageia

PORTELA HOMENAGEIA VIEIRA DE MELLO - (Ginga Carioca - 12/11/04)

O embaixador Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado no Iraque ano passado quando chefiava a missão das Nações Unidas naquele país, será homenageado no desfile da Portela.

O reconhecimento ao carioca que virou cidadão do mundo será visto em diferentes momentos da apresentação da escola, que defenderá na Avenida as metas da ONU para o milênio.

Dona Gilda Vieira de Mello, mãe do diplomata, e a argentina Carolina Larriera, viúva de Sérgio, devem desfilar.


Paulinho da Viola

Paulinho da Viola é transferido para o quarto (Globo Online - 11/11/04)

O compositor Paulinho da Viola apresentou melhora e foi transferido da Unidade Cardio-Intensiva do Hospital Copa D'Or, em Copacabana, para o quarto. Segundo o boletim médico divulgado no início da tarde desta quinta-feira, ele passa bem e o ritmo cardíaco retornou ao normal. No entanto, não foi divulgada a previsão de alta do músico.

PORTELA - ONU

AS CORTINAS DA ONU (O Globo - Col. Gente boa - 11/11/04)

A Velha Guarda da Portela tem esperança de receber Lula no seu camarote de 2005 na Sapucaí. Noca, autor do samba-enredo do próximo ano, que exalta o cenário de real valor da ONU, convidou o presidente quando ele passou pela escola, dias atrás. Lula topou. Noca fez o hino oficial da campanha petista na eleição de 2002.

Paulinho da Viola

O CORAÇÃO LEVIANO DE PAULINHO (O DIA - 11/11/04)

Cantor é internado por arritmia cardíaca em hospital de Copacabana.

O cantor e compositor Paulo Cezar Batista de Farias, 61, o Paulinho da Viola, está internado desde a madrugada de ontem na unidade cardio-intensiva do Hospital Copa D’Or, em Copacabana. Paulinho começou a passar mal no fim da noite de terça-feira e chegou ao hospital às 3h20.

Segundo o boletim médico do Copa D’Or, assinado pelo clínico Moacir Pank, Paulinho apresenta quadro de fibrilação arterial, uma arritmia cardíaca, que reverteu espontaneamente. O compositor está lúcido, acompanhado de parentes e recebe medicação venosa. As visitas estão restritas e o cantor está sem previsão de alta.

Recentemente, Paulinho foi homenageado ao lado da cantora Marisa Monte como padrinho da escola mirim da Portela, os Filhos da Águia. A festa foi no Portelão, em Madureira. Nos últimos tempos, Paulinho da Viola tem andado mais recluso. Desde 1999 não lança um disco de carreira – o último foi Sinal Aberto, com Toquinho. Em 2002, quando completou 60 anos, o sambista prometeu CD novo. Ultimamente, surgiram conversas entre Paulinho e o selo Biscoito Fino para lançar o disco.

PORTELA e Renato Aragão

RENATO ARAGÃO VAI DESFILAR NA PORTELA (Folha on line - 11/2004)

O samba-enredo da escola de samba carioca será solidariedade. O humorista é embaixador da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que juntamente com a Globo faz o "Criança Esperança". Ainda não foi definido o carro em que Didi vai desfilar no Carnaval de 2005. Mas ele está animadíssimo.


PORTELA 2005 - Elogio

LULA VISITA PORTELA E ELOGIA SAMBA-ENREDO DE 2005 (Folha Online - 05/11/04).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva programou como último item de sua agenda no Rio de Janeiro um discurso na quadra da escola de samba Portela.

Usando um chapéu da escola, nas cores azul e branco, ele elogiou a escolha das "metas do milênio" como tema do samba-enredo do Carnaval de 2005.

Compõem as metas do milênio, acabar com a fome e com a miséria, educação básica da qualidade gratuita, valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde da gestante, combater a Aids e a malária, respeito ao meio ambiente e trabalhar pelo desenvolvimento.

Lula parabenizou a chamada Velha Guarda da Portela, segundo ele, exemplo para os jovens integrantes da escola e citou a criação do Estatuto do Idoso.

Também elogiou no discurso os cantores Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Fafá de Belém, que acompanham sua visita.


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PORTELA - Samba poliglota

SAMBA DA PORTELA SERÁ CANTADO EM 12 LÍNGUAS (Jornal Extra - 04/11/04)


Samba em japonês, americano, italiano, russo...? É isso que vai acontecer com o samba da Portela para 2005. Por iniciativa da ONU, parceira no enredo “Nós podemos”, o samba da escola será gravado nos 12 idiomas falados nas Nações Unidas e difundido em campanha publicitária que terá seu auge no Sambódromo, que deve receber a visita do presidente da entidade, Kofi Annan.

— Essa mensagem tinha mesmo que ser difundida por todo o mundo — diz Noca da Portela, um dos autores do samba.

ZECA Ministro

(O Globo - Col. Ancelmo Góis 08/11/04)

Tem ministro que rala para conseguir uma audiência com o presidente, morrendo de inveja de Zeca Pagodinho. É que o meu, o seu, o nosso Zeca esteve com Lula três vezes em duas semanas. No Riocentro, no Itamaraty e na Portela.

PORTELA - Show para o Presidente

PORTELA DÁ UM SHOW PARA LULA (O GLOBO - 06/11/04)

Presidente visita quadra da escola e diz que ‘ninguém segura esse país’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou ontem um slogan do regime militar para elogiar a Portela, que escolheu para tema do enredo de 2005 as metas do milênio fixadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Homenageado ontem na quadra da escola, em Madureira, ele disse que “ninguém segura este país”.

— Quando uma escola de samba, que é o retrato fiel da imagem mais pura do povo, adota para si a responsabilidade de colocar as metas do milênio como samba-enredo, sou obrigado a olhar para vocês e dizer: ninguém segura este país — afirmou Lula, arrancando aplausos.

Só abraços

A festa na Portela encerrou a programação de Lula na 18ª Cúpula do Grupo do Rio, que reuniu vários presidentes na cidade. Houve apresentações da Velha Guarda, de Zeca Pagodinho e de Marisa Monte, mas quem esperava vê-lo cair no samba ficou decepcionado. Dona Dodô, matriarca da escola, e a nova rainha de bateria, Valéria Valenssa, bem que tentaram, mas só conseguiram abraços e sorrisos durante poses para fotos.

No encerramento da homenagem ao presidente, Zeca Pagodinho alterou o refrão de seu sucesso “Deixa a vida me levar” e cantou “Deixa o Lula me levar, Lula leva eu”. Em seguida, o cantor deu a ele uma placa e uma bandeira da Portela.

PORTELA recebe Presidente

PORTELA FAZ FESTA PARA RECEBER O PRESIDENTE LULA - (Jornal Extra - 11/04)

Escola de Madureira prepara recepção com pompa e apresentação de portelenses ilustres

Maior campeã do carnaval do Rio, a Portela também está, finalmente, em primeiro lugar no Palácio do Planalto. Depois de ter sido preterida, há pouco menos de um ano, pela paulista Gaviões da Fiel numa viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Oriente Médio, a agremiação de Madureira terá a honra de ser a primeira escola de samba a receber a visita de um presidente da República.

Na cidade para a 18ª Reunião de Chefes de Estado do Grupo do Rio — onde são discutidos temas de interesse dos 19 países da América do Sul, Central e Caribe — Lula será recepcionado na quadra da Portela amanhã, às 17h. A visita, segundo o presidente da escola, Nilo Figueiredo, foi agendada pelo próprio presidente:

- Ele mesmo se comprometeu a ir à sede da Portela e marcou a data.

Para retribuir o presente, a agremiação vai preparar uma grande festa, da melhor forma que sabe: com muito samba. A intenção é causar uma boa impressão e mostrar que não ficaram mágoas devido à polêmica do ano passado.

- Esta história já é coisa do passado, não importa mais — garante Monarco, um dos integrantes da Velha Guarda da escola.


Zeca Pagodinho, portelense ilustre que também vai cantar para o presidente na recepção, endossa as palavras de Monarco:

- Se depender de mim, este assunto não será tocado. A substituição da escola deve ter sido feita sem maldade do Lula e, por isso, ele não nos deve desculpas.

Tia Surica só lamenta não poder preparar a sua tradicional feijoada:

- É uma pena. Mas quem sabe ele não volta um dia e a experimenta?

Diplomacia


No jogo de diplomacia de ambos os lados, até uma saia-justa foi contornada: apesar de a cor vermelha ser evitada na azul-e-branca, a Portela aceitou estender um tapete vermelho para receber seu mais ilustre convidado, como manda o cerimonial da Presidência.

sábado, 20 de novembro de 2010

PORTELA - Presidente

Lula vai ter de sambar (O DIA - 05/11/04)

PRESIDENTE VISITA A PORTELA E VELHA GUARDA GARANTE QUE ELE DANÇARÁ. 

Uma das pastoras mais famosas da Velha Guarda da Portela, Tia Surica prometeu colocar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para dançar. “Ele vai ter que sambar de qualquer maneira porque quem não gosta de samba bom sujeito não é”, brincou. Os preparativos para recebê-lo, hoje, na quadra da escola, em Madureira, durou toda a noite. 

A festa na quadra começa às 17h, com a chegada do presidente. No Portelão, sete mil bolas nas cores verde, amarelo, azul e branco ornamentam o espaço. Um camarim com sofás e ar-condicionado construído atrás do palco dará conforto a Lula. Os requintes não param por aí: um tapete vermelho será estendido até o palco para que o presidente da República passe por ele.