Majestade do Samba

PORTELA é FATO E FOCO



domingo, 31 de outubro de 2010

PORTELA - Apresentação do Enredo

A Portela optou por uma apresentação formal de seu enredo sobre as metas de desenvolvimento da ONU, mas mostrou novidades: Valéria Valenssa, a Globeleza, é a nova rainha da bateria, que vai substituir Dodô e Bruno Ribas, seu puxador. (O DIA na folia - 09/2004).

Mudanças na Águia

As mudanças que o novo presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo vai implantar incluem até o desenho do símbolo da escola em papéis timbrados. Segundo ele, o atual, com a águia num círculo, é igual ao do Pentágono e, por isso, será modificado. 

Na festa de apresentação dos enredos no Canecão, Nilo anunciou que Valeria Valenssa seria a madrinha da bateria da Portela em 2005. Dodô, que ocupou o posto este ano, virá a frente da escola, perto da águia. (O GLOBO - Coluna Marcelo de Mello - 09/2004)

sábado, 30 de outubro de 2010

FEIJOADA PORTELENSE

Uma coisa que deixa o sambista irritado é feijoada metida à besta: 

- Algumas feijoadas chiques parecem light, não têm gosto.  Tiram todo o sal das carnes, não temperam direito, esquecem o alho, que é fundamental.  Um horror.

Se tem uma coisa que a feijoada da Velha Guarda da Portela não é – e jamais será – é metida à besta.  Tia Surica (quem mais?) comanda uma equipe de dez cozinheiras para preparar o acepipe para mais de mil pessoas todo primeiro sábado de cada mês.  No total, são gastos 40 quilos de leguminosa para alimentar todas essas bocas.  Convenhamos, feijoada para mais de mil pessoas no Portelão não pode ser metido a besta.

Na quadra, o samba rola no chão mesmo, e não no palco montado no fundo da parte coberta.  Começa por volta das duas da tarde e vai até o último sambista.  Neste sábado tem atração extra, pois será inaugurada a Galeria de Baluartes da azul-e-branco de Madureira, com retratos de gente como Natal e Paulo da Portela.

-  Além de convidados, queremos ter, a cada feijoada, um grupo de peso, de preferência um pagode de raiz – conta Claudio Sodré Ribeiro, diretor de eventos da escola que está há um mês no cargo.

-  Já surgiu também um papo para aumentarmos a periodicidade, mas isso ainda é só um plano para o futuro.

Tia Vicentina, a quituteira mais famosa da Portela, irmã do célebre Natal e exaltada por Lecy no pagode “Isso é fundo de quintal”, aprovaria.

(O Globo - Rio Show – 03/09/04)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tia Surica


É uma festa do samba para ninguém botar defeito. Cada vez que Tia Surica sobe ao palco, uma parte do Carnaval carioca está representado nela. A pastora da Velha Guarda da Portela lançou este ano o primeiro CD, Surica, e é a atração desta semana no projeto Fim de Tarde, no Teatro João Caetano.

A tia da Portela leva o clima de casa - onde começaram os clássicos pagodes regados a feijoada - para o palco. O repertório do disco tem clássicos como Lua Cor de Prata, de Manacéa; Lama, de Mauro Duarte; e Ditado Certo, de Monarco.

Tia Surica é cantora de mão cheia não é de hoje. Foi ela quem puxou o único samba-enredo de Paulinho da Viola levado para desfile, Memórias de um Sargento de Milícia. A pastora também resgata alguns sambas esquecidos da azul-e-branca.  Com preço convidativo - apenas R$ 1 - e horário de happy hour. Programa pra ninguém botar defeito. Teatro João Caetano, Praça Tiradentes s/nº, Centro, tel: 2221-1223. Às 18 h.(O DIA - 09/2004 )

Filhos de Peixe


Filha de Mauro Diniz e neta de Monarco, a portelense Juliana Diniz divide o palco do Sacrilégio, na Lapa, hoje, com Eliane Faria, filha de Paulinho da Viola. Na mesma noite se apresenta Diogo Nogueira, filho de João Nogueira. (Coluna Gente Boa - O Globo - 09/04).

Marçalzinho na PORTELA


Marçalzinho (filho do grande Mestre Marçal), um dos maiores percussionistas do Brasil, será o novo Diretor da Bateria da PORTELA.
 O Convite foi feito por Nilo Figueiredo, candidato da chapa Nova Portela às eleições de julho na escola. É a Portela voltando a ocupar o seu espaço no mundo do samba. (Fonte - Chapa nova Portela)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Majestade do Samba (Heitor dos Prazeres - 2a. Edição)

Estamos começando nossa 2a. Edição, do mês de SETEMBRO de 2004!  Nossa homenagem foi a HEITOR DOS PRAZERES, um dos fundadores da PORTELA!


PORTELA - Nilo Figueiredo (Entrevista)

NILO MENDES FIGUEIREDO
ENTREVISTA - VÔO DA ÁGUIA
Realizada em 1º de julho de 2004.

VA - Quem é Nilo Figueiredo ?

NF - Um portelense apaixonado, mas quando se torna necessário, busca usar o seu conhecimento técnico-profissional e a sua vivência em prol da Portela. Hoje, buscamos fazer com que o portelense volte a ter a sua estima renovada. Aquela mesma auto-estima que levou a Portela a um passado glorioso.

VA - Nós sabemos que você participou da vida política da escola, nos áureos tempos da Portela. Quando você chegou na escola e quando você saiu? Quais foram os cargos e/ou funções exercidos por você?

NF - Em 1967 e 68 eu fui Assessor da Presidência. Em 69, 70 e 71, eu era o Vice-Presidente mas, em 69, por força da função, e por uma impossibilidade do Presidente, eu comandei na avenida a Portela. E, nos dois últimos, praticamente quem tomou conta ou dirigiu a Portela, no sentido do Carnaval, também fui eu, por uma deficiência física, uma doença que atravessava o Presidente de então.

VA - Todos nós sabemos que o bom relacionamento entre uma escola e a LIESA é fundamental. Nessa perspectiva, qual o seu posicionando?

NF - Sem dúvida. Considerando, principalmente, a indiscutível importância em que se constitui, hoje, a LIESA, para as escolas de samba e isso é um laço que deve ser estreitado cada vez mais, fazendo com que essas relações coma a Liga sejam constantes, através de uma permanente e profícua participação.

VA - Nós temos lido nos jornais e também no site oficial da Portela que o enredo já está definido. Qual a visão da Nova Portela sobre o enredo, que irá tematizar os 8 objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas - ONU?

NF - Bem, eu só tomei conhecimento porque ouvi dizer. Eu não vi nenhum documento que comprove que a Portela tenha firmado um acordo, afirmado em contrato essa parceria. Se houver um contrato firmado - imagino que haja - nós teremos que cumpri-lo porque não é uma pessoa que assinou; terá sido o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela que assinou, naquele momento, por meio de quem respondia por ele. Contudo, eu me reservo o direito de não tratar hoje de problemas como enredo e outros temas nesse sentido, tendo em vista que nós ainda não chegamos lá. Nós estamos, primeiramente, tentando chegar lá. Se nós lá estivermos, isso é um assunto de que vamos tratar com prioridade, e uma prioridade 1 (um), até por causa do tempo que teremos.

VA - A Portela, há muito tempo, foi abandonada pela sua Diretoria e os portelenses hoje não participam das decisões políticas (voto); não tem projeto nenhum na escola em benefício da sua comunidade ou dos bairros periféricos. O que você pretende fazer em relação a isso? O que a chapa Nova Portela pretende realizar?

NF - Eu, não. Nós e todo um grupo que chegou até aqui. Eu gostaria de dizer o seguinte: no nosso entendimento, é necessário que a primeira providência a ser tomada, no sentido administrativo, é trazer o eixo de decisão da Portela novamente, ou o centro de decisões da Portela, novamente para o eixo Madureira-Oswaldo Cruz, onde ela foi criada e, é lógico, estendê-lo ao seu em torno e àqueles outros bairros que formam a periferia do eixo principal. Por outro lado, é entendimento nosso que uma escola de samba, com aquilo que a Portela representa, com o nome que a Portela traduz na sua história e tudo o mais, não pode hoje pensar unicamente em ser uma escola de samba; tem que ser - e eu já tenho dito isso e repetido inúmeras vezes - que a Portela tem que ser um eixo irradiador de projetos sociais. Inúmeros são os projetos que vêm à nossa cabeça. Entre ele, nós podemos enumerar alguns projetos nas áreas da educação, da saúde, do lazer. Por que estas e outras mais? Porque a área em que se localiza a Portela desassistida. Alguns dirão: "- Mas essa não é uma área muito carente." Ela pode não ser carente. Mas é uma área desassistida e que fica dentro da área de atuação da Portela, incluindo-se porque consta do seu estatuto que existe o campo do Washington Vila (Guadalupe). Ali, sim, existe uma comunidade carente (Favela Vila Eugênia, vulgo Favela do Muquiço), que precisa da total assistência da Portela e de todo o auxílio que puder ser direcionado para lá. Porque lá é uma área bastante carente e que também, como a área daqui, é completamente desassistida em termos de qualquer problema da área social.

VA - O portelense clama por uma escola mirim. Todas as escolas hoje têm uma escola mirim - inclusive a Cabuçu, uma escola que hoje está no terceiro grupo - menos a Portela. As nossas crianças, os nossos filhos não podem ter o prazer de defender a sua escola desde cedo. A chapa Nova Portela tem planos para incluir as crianças no Carnaval da escola?

NF - Esse é um outro tópico importante pra nós: pensar nessa criançada, por assim dizer, porque a escola mirim é aquele grupo de crianças que serão o futuro da Portela. É lógico que no primeiro ano não é muito fácil, nem no segundo, talvez, formar uma escola mirim. Mas não tenha dúvida de que nós estamos empenhados para que as crianças tenham, dentro da Portela, o ensinamento necessário e voltado para ela; uma estrutura para que elas possam conviver com o samba, para, entre elas, saírem os futuros dirigentes da Portela.

VA - Como você analisa hoje em dia, alguns segmentos importantes da nossa escola, como a harmonia, alegoria e adereços, puxador, casal de mestre-sala e porta-bandeira e que perspectivas sobre eles a Nova Portela apresenta ?

NF - Hoje eu tenho dito que isso faz parte do nosso "decálogo", um resumo daquilo que se pretende fazer. Mas eu entendo que há de ter um tratamento específico, por meio de projetos, que façam com que se forme, dentro da Portela, um pessoal voltado para essas áreas: harmonia, alegoria e adereço... E não é só o puxador, não. São o canto, o casal de mestre-sala e porta-bandeira. Não é possível que a Portela hoje pense em trazer todo esse pessoal de fora para dentro da Portela. Eu acho que a Portela tem condições de formá-los dentro dela. É fácil ? Não, não é muito fácil, porque ao longo do tempo, ela (PORTELA) ficou muito tempo parada. Mas esses projetos têm que ser iniciados de imediato, para que seja possível, muito em breve, eles estarem aí e a Portela ter o seu próprio pessoal, seu próprio material humano, o que quer dizer que a Portela terá nos seus quadros o portelense exercendo essas funções dentro da Portela.

VA - Como a Nova Portela irá conduzir a preparação do Carnaval - comissão de Carnaval ou carnavalesco ?

NF - Bem, esse é um assunto para ser tratado, também, quando a gente estiver lá. Nós temos a nossa opinião, uma proposição a ser levada para um departamento, a ser criado, ou para outros departamentos a ser criados, e para aqueles que comporão a nova diretoria, para ver que tratamento daremos ao assunto. Eu tenho um pensamento próprio, de que a proposta seja uma comissão de Carnaval, não mais ficando este a cargo de uma só pessoa, que, hoje, acostumou-se a chamar "carnavalesco". Acho até que nessa comissão deve ter um carnavalesco, um profissional da área, porque ele é importante pelo seu conhecimento; mas não pode ser o único responsável pelo Carnaval.
Na nossa opinião, tem de ter alguém mais, formando com ele todo um grupo onde o carnavalesco participará, como um grande técnico.

VA - Com as eleições na Portela ocorrendo apenas no final de julho, nós teremos um tempo mínimo para a disputa de samba de enredo, elaboração da sinopse para os compositores e mais todo o trabalho de barracão. Como a chapa Nova Portela pretende lidar com o tempo de que irá dispor?

NF - A questão do barracão é até um problema sério com a Cidade do Samba, que não deve ficar pronta no prazo que se estipulou, que é setembro deste ano. Mas, de qualquer forma, sobre tudo isso que se diz - "o prazo é exíguo, o prazo é importante, já deveria estar alguma coisa sendo feita", não gostaria também de tratar agora, porque nós ainda não chegamos lá. Contudo, eu acho que o tempo será necessário para que a gente apresente um Carnaval à altura do nome da Portela. Eu não me preocupo muito com esse tempo, não. Acho que o tempo que se terá não é ideal, mas é bastante razoável para que a gente consiga fazer um grande Carnaval.

VA - Na gestão da Nova Portela, o portelense terá oportunidade de ser sócio da escola? Noutras palavras - será aberto o quadro de sócios da escola?

NF - Lógico! Para isso é que está sendo feito o recadastramento. Para isso está sendo feito todo esse trabalho e eu tenho dito a todo mundo: "- Se maior não seja, nós já obtivemos uma grande vitória." Qual foi a vitória ? Impedir que aquela decisão tomada no dia 19 de dezembro de 2003, segundo a qual, em uma reunião do conselho, se determinou que o quadro social da Portela estaria restrito a 153 (cento e cinqüenta e três) pessoas, que receberam um título ou carteira de sócio benemérito. Nós conseguimos fossem feitas uma reestruturação e uma reorganização do quadro, o que possibilitará a volta dos sócios-proprietários, sócios-sambistas, entre outras categorias. Mesmo que para algumas destas não constassem do estatuto o direito de votar; mas eram importantes para a escola. Os sócios-proprietários e outros estavam sem existir, porque: sócio-fundador não há mais nenhum vivo, honorário não tem mais nenhum; sócios-beneméritos, existem os 153. E, ao ser solicitado pelo juiz, no dia da audiência em que estivemos, o livro de sócio-proprietário, a informação foi a de que havia desaparecido. Então, só haveria uma categoria de sócio; duas haviam sido abolidas naquela mesma reunião. Foram extintas duas categorias e nós estamos fazendo revivê-las, no sentido de os sócios poderem fazerem seu recadastramento para, assim, (re)organizarmos o quadro social da Portela.

VA - Nilo, parcerias são vitais para qualquer empreendimento. A Nova Portela pretende realizar um trabalho com novos parceiros e trazer novos empreendimentos para a escola?

NF - Sem dúvida. É impossível você pensar em qualquer projeto com dinheiro unicamente da Portela. Se os projetos forem muito bem elaborados, e se forem projetos factíveis, sem dúvida os parceiros aparecerão para que a Portela possa realizar os projetos que pretende e - por quê? Por minha causa, por causa da diretoria? Não. Porque acima de nós estará o nome da Portela e isso é que possibilitará que a gente consiga esses parceiros que são tão importantes.

VA - O nome da Portela é muito forte. A nossa escola partirá, definitivamente, para um trabalho com marketing ostensivo, contratando para isso uma empresa especializada ou outra alternativa nesse âmbito?

NF - Não sei se uma empresa. Essa decisão eu não quero tomar sozinho mas, sem dúvida, essa área terá que ser entregue a técnicos da área de marketing pois, hoje em dia, marketing não pode ser entregue a amadores; tem que ser negócio de profissional e é importante que se trate o nome da Portela de maneira profissional. Apesar de tudo, quando a gente participa de qualquer programa de rádio, quando chegam os telefonemas, vemos que a grande maioria ainda é de portelenses, que a Portela tem um nome muito forte e tem uma representação mais forte ainda, apesar do tempo que passou sem vencer Carnavais.

VA - Para terminar, qual a sua mensagem para o portelense? O que podem esperar da Nova Portela? Podem renovar esperanças numa Portela vitoriosa?

NF - Inicialmente, pedir ao portelense que use novamente a sua auto-estima. Acredito eu que, com o nosso chamamento, com o nosso trabalho, nós fizemos renascer ou reviver em muitos dos portelenses a sua auto-estima - que estava por alguns abandonada e, por outros, guardada. Essa auto-estima possibilitará que a Portela consiga reviver aquele seu passado glorioso. Em segundo lugar, dirigimos o nosso maior agradecimento a todos aqueles que atenderam e acolheram o nosso chamamento para o recadastramento e, em terceiro, dizer ao portelense que essa é uma oportunidade ímpar. É uma oportunidade sem igual nessas últimas décadas. Vai ser possível, como antes, votar diretamente para presidente. Por isso essa é uma oportunidade impar. Não sabemos se, perdida essa, quando é que ela se dará novamente, com abertura de um quadro. E pretendo que, daqui para frente, ou melhor, pretendemos que daqui para frente esse quadro fique efetivamente transparente e todo mundo saiba de que maneira aquele participante de uma categoria chegou lá e por que a grande maioria, principalmente dos últimos sócios-beneméritos da Portela, não se sabe a que deve essa "homenagem" que lhe foi dada e por que o estatuto dizia que estes eram os que prestaram "relevantes serviços à nossa Portela", cuja grande maioria, porém, eu não sei nem se conhece a Portela, quanto mais terem prestado grandes serviços à Portela. Queremos que isso seja transparente e queremos que o portelense torne-se sócio e volte a votar e isso só será possível se ele participar do nosso trabalho de mudança. Eu acho que esse é um chamamento para fazer a Portela voltar ao seu lugar, fazer com que a Portela volte a ser aquela escola gloriosa, que se não for vencedora de todos os Carnavais, pelo menos seja aquela escola que vá para a avenida para participar com o desejo de competir e, se vencer, haverá a certeza de que, para ganhar dela, precisou-se fazer muito... Para ser campeã terá que ganhar da Portela! Esse é o nosso pensamento, o nosso agradecimento e, pedimos, mais uma vez, que os portelenses nos acolham e que votem junto com a gente. No encerramento, nós queremos pedir a você, portelense, encarecidamente, que vote com fé, vote com esperança, mas vote sem medo. O momento em que se vive não é mais momento para ter-se medo. Está na hora de a gente esquecer o medo e mudar e essa mudança será gratificante e bastante saudável para todos nós. Um beijo no coração de todos.

VA - O grupo Vôo da Águia agradece a você, Nilo.

PORTELA - Nilo Figueiredo é o presidente da PORTELA!

Depois de um dia tenso, com problemas judiciais tentando impedir que a Velha Guarda tivesse direito ao voto, o candidato da oposição Nilo Figueiredo foi empossado ontem à noite como novo presidente da Portela. Nilo concorreu pela chapa Nova Portela e ganhou do candidato Marcos Aurélio Fernandes de 131 a 116 votos.

Mesmo após a decisão do juiz Luís Carlos Neves Veloso, da 2ª Vara Cível de Madureira, em manter liminar concedendo direito ao voto à Velha Guarda da escola, a chapa da oposição estava confiante. "Acredito que vamos vencer essas eleições, por isso não estou nem pensando na possibilidade de recorrer novamente à Justiça para invalidar essas eleições que estão ocorrendo hoje", afirmou o membro da nova diretoria.

Duas chapas disputavam as eleições: Família Portelense e Nova Portela, de oposição, que conseguiu vencer. (O DIA NA FOLIA - 30/07/04).

PORTELA - Velha-Guarda vota!

Alguns integrantes da velha guarda da Portela como: Monarco, Doca, Jair do Cavaquinho, Casquinha e Cabelinho foram os primeiros eleitores a chegarem na quadra da escola para exercerem seus direitos como baluartes da azul-e-branca da Madureira.

Aos poucos, outros componentes da ala também foram aparecendo na sede. Os 38 representantes da rica e vitoriosa história da agremiação só tiveram a certeza de que poderiam votar na assembléia presidencial no final da tarde de ontem, após a expedição da liminar judicial que os considerou como parte da memória da escola. (O Carnaval Carioca - 29/07/2004)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PORTELA - Samba de Terreiro

Nilo Figueiredo, candidato a oposição à presidência da PORTELA, voltará com o Festival de Samba de Terreiro, que não é feito a 30 anos.  (Coluna Ancelmo Gois - 27/07/04).

PORTELA - Eleições

Nomes de carnavalesco e demais posições importantes na escola só sairão após o pleito, os candidatos à presidência da Portela, Marcos Aurélio Fernandes, representante da situação, e Nilo Fernandes, candidato da oposição, não quiseram adiantar os nomes dos futuros integrantes da diretoria e ocupantes de posições fundamentais na escola, como carnavalesco, mestre de bateria, intérprete, casal de mestre-sala e porta-bandeira etc.

Os dois alegam motivos éticos e afirmaram que só falarão sobre o assunto após a assembléia, que será realizada nesta quinta-feira, na quadra da escola.(O Carnaval Carioca - 26/07/2004)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PORTELA - Candidatos

LEIA A SEGUIR O QUE MARCOS AURÉLIO E NILO DISSERAM SOBRE AS ELEIÇÕES DA AGREMIAÇÃO:

Marcos Aurélio:

"Pretendo unir o passado e o presente da Portela. Este é o meu compromisso com a comunidade da escola. Atualmente, sou o diretor de carnaval da escola e fui responsável pelas mudanças na estrutura de desfile e principal negociador com a Organização das Nações Unidas (ONU) na parceria para o nosso próximo enredo, "Oito metas para recriar a criação".

Pretendo profissionalizar a gestão dos segmentos de desfile e das ações sociais, culturais e esportivas que estão sendo implantadas em função da parceria com a ONU. Conto com uma equipe de portelenses experientes, profissionais e com formação acadêmica nos projetos que já estão sendo elaborados nas respectivas áreas. A Portela, embora possua um passado de glórias com 21 títulos de campeã do carnaval carioca, não pode ficar escrava dele. Temos que evoluir e isso é o que os portelenses querem. Meus compromissos com o futuro da Portela não significam que estou dando as costas para o passado. Muito pelo contrário. O destaque à velha-guarda desde 2000 é o sinal do meu respeito à história da Portela. Lutei para que as rodas de samba e os pagodes dos compositores retornassem na quadra".

Nilo Figueiredo:

"O retorno do eixo das decisões da Portela para Madureira e Osvaldo Cruz será o meu primeiro ato como presidente da escola. A maioria da comunidade portelense está concentrada perto da quadra e por isso, a coordenação da agremiação deve estar lá. Minha segunda medida será a criação de uma escola mirim para que a Portela não envelheça como aconteceu nas últimas décadas. Além disso, estimularemos o surgimento de lideranças. Com certeza, surgirão ótimos diretores de bateria, casais de mestre-sala e porta-bandeira e jovens capazes de dirigir determinados segmentos. Digo isso porque, atualmente, a maioria dos principais nomes da escola é de outra agremiação.

Os portelenses perderam espaço dentro da sua própria escola. A criação de um museu também está ligada ao futuro e ao presente da escola, pois homenagearemos as pessoas que fizeram a história da agremiação e ensinaremos às crianças quem foi Paulo da Portela, por exemplo.  Pretendo organizar eventos sociais, musicais e esportivos na comunidade, além de buscar parcerias com empresas e com o governo para o desenvolvimento de projetos sociais na comunidade portelense, que é tão necessitada de atenção". (O carnaval carioca - 07/2004)

Velha Guarda - Direito de votar!

VELHA GUARDA DA PORTELA VAI À JUSTIÇA PARA TER DIREITO A VOTAR NAS ELEIÇÕES DA ESCOLA.

Após uma reunião ontem, os integrantes da velha guarda da Portela decidiram lutar na Justiça pelo direito de votarem nas próximas eleições presidenciais da escola, que serão realizadas na próxima quinta-feira, dia 29 de julho. O advogado Maurício Mendonça será o representante dos baluartes e na segunda-feira entrará com uma ação cautelar com pedido de liminar para que todo o grupo vote, anexando documentos, livros e notícias de jornais que comprovem a importância histórica e cultural dele.

Monarco, líder da Velha Guarda Show, desabafou:

- É curioso que, na lista de sócios que vão poder eleger o presidente, tem nome até de quem saiu da Portela para fundar outra escola e volta agora, muitos anos depois, e com direito a voto. É um absurdo que tenham exigido de nós a apresentação de uma carteira para comprovar que nós somos portelenses. Nenhum documento que a gente possa apresentar tem valor maior do que a história da escola, que nós ajudamos a construir. A Velha Guarda da Portela é a única que recebeu de um presidente da república o diploma e a medalha de Honra ao Mérito Cultural, e que, agora será apresentada ao juiz, declarou o sambista, que tem quase 60 anos de escola. (O Carnaval Carioca, 07/2004).

domingo, 24 de outubro de 2010

Zeca Pagodinho

Vida de Zeca Pagodinho vai virar filme

Vida que leva.  A cineasta Denise Moraes, que assinou a direção do badalado curta O jaqueirão do Zeca, sobre Zeca Pagodinho, já tem novo projeto baseado na trajetória artística do cantor. Denise vai, agora, dissecar a vida do sambista em um longa. As primeiras cenas começarão a ser rodadas em 15 dias, quando o artista entra em estúdio para a gravação de seu novo CD.

Zeca não anda em alta somente no Sudeste. Para o show, que fará no Marina Park, em Fortaleza, amanhã os ingressos estão esgotados.(Jornal do Brasil - Coluna Gente - 22/07/2004)

Monarco e PORTELA

Monarco pensa em se afastar da PORTELA caso a Velha-Guarda não possa votar.  Céu e Inferno!

O cantor e compositor Monarco anda vivendo entre o céu e o inferno. Por um lado ele está comemorando sua primeira indicação para o Grammy Latino 2004 pelo disco "Uma história do samba", cujo resultado será anunciado em setembro.

Por outro, pensa em se afastar de sua Portela do coração caso seus companheiros da velha-guarda continuem impedidos de votar nas confusas eleições para a diretoria da azul-e-branco de Madureira.( Jornal O Globo - Coluna Gente Boa (20/07/2004)

Walter Alfaiate no João Caetano

Teatro João Caetano apresenta Walter Alfaiate a R$1.

HISTÓRIAS DE UM BAMBA - Walter Alfaiate faz show a R$ 1.  Feliz com o auge do samba e triste com a decadência da profissão, cantor estréia hoje temporada no Centro.  Antes de selecionar o repertório para a temporada que fará de hoje a sexta-feira, às 18h, no Teatro João Caetano, dentro do projeto "Fim de tarde" (com ingresso a R$ 1), Walter Alfaiate teve a preocupação de escolher o terno que usará no palco. Afinal, a elegância é parceira do suingue do compositor, de 74 anos.  As duas paixões, o samba e a alfaiataria, vieram na mesma época, quando Walter tinha 13 anos. Nas paredes do ateliê em que trabalha há 29 anos, em Copacabana, entre fotos, homenagens e estandartes de suas três escolas de samba do peito - São Clemente, Portela e Foliões de Botafogo - está a denúncia do primeiro amor: o Botafogo, time do bairro em que Walter nasceu, cresceu e apareceu.  - No samba, é possível ter várias escolas do coração. No futebol, não tem como - diz.  Com o passar do tempo, Walter Alfaiate viu o samba sair da favela para ganhar o mundo. Já a alfaiataria trilhou o caminho inverso.  - Só quem é rico faz um terno hoje em dia, porque custa em torno de R$ 600, sem contar o tecido. É uma pena, porque o resultado é muito melhor - diz Alfaiate, que faz todas suas roupas e não usa nem bermuda comprada pronta.  O compositor, que lançou seu primeiro CD aos 68 anos, não pára de produzir e está preparando o terceiro disco da carreira. Se o fôlego para trabalhar continua o mesmo, a regra não vale para a boemia do passado. 

- Quando era jovem, ficava o carnaval todo sem dormir. Este ano, entre os desfiles da São Clemente, a primeira a desfilar, e o da Portela, a última, fui dar um cochilo no ateliê e por pouco não perdi a hora - lembra. 

Mas ninguém pense que o bamba está cansado da vida. Morando sozinho, ele sai à noite e adora namorar:  - Não quero casar de novo. Mas elas sempre querem! (Jornal Extra - 19/07/2004)

Suburbanistas

Sambistas fazem sucesso com o trio Suburbanistas.

Luiz Carlos da Vila, Dorina e o filho de Monarco, Mauro Diniz, os Suburbanistas, repetem a pose dos Tribalistas Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes. No lugar da guitarra, o cavaquinho.

O trio de sambistas levantou o público do Teatro Rival, semana passada, com músicas que falam de amor de uma forma, digamos, diferente do instantâneo amor cantado pelos Tribalistas. No palco, mesa com toalha de chita, quadro com imagem de São Jorge e Iemanjá e vasos de comigo-ninguém-pode. (Jornal O Globo - Gente Boa - 18/07/2004)

Eleições na PORTELA

A duas semanas da eleição, o clima está quente na Portela. A chapa Família Portelense, cujo candidato é Marquinhos da Portela, acusou a oposição de ter retirado o direito de voto da Velha-Guarda.

A chapa Nova Portela, liderada por Nilo Figueiredo, revoltou-se. "Não fomos nós que fizemos isso. Foi determinação da Justiça, para garantir eleições limpas", defende-se Nilo. (O DIA - 16/07/04)

Os Suburbanistas

Depois dos Tribalistas, vêm aí os Suburbanistas. Formado por Dorina (Irajá), Luiz Carlos da Vila (Vila da Penha) e Mauro Diniz (Oswaldo Cruz), filho de Monarco, o grupo-manifesto anuncia que chegou para cantar a tradição musical e cultural do que eles chamam de "grande pedaço da cidade discriminado pela orla". "Somos a alma do Rio.

A cidade precisa do subúrbio para se renovar", discursa Luiz Carlos. O primeiro show é dia 14, no Teatro Rival. (O Globo - coluna Jan Theophilo - interino - 12/07/04)

sábado, 23 de outubro de 2010

Monarco e Zeca

Parabéns a Monarco e Zeca Pagodinho.

Pelas conquistas do II Prêmio TIM (sucessor do Sharp, idealizado nos anos 80 por José Maurício Machile), na categoria SAMBA, como o melhor Disco: "Uma história do samba" (Monarco) e melhor Cantor: Zeca Pagodinho.- ( O GLOBO - 09/07/04)

PORTELA - Disputa Eleitoral

DISPUTA ELEITORAL NA PORTELA VAI PARAR NA POLÍCIA.

Recadastramento encontra assinaturas falsas em carteiras - Virou caso de polícia a escolha do novo presidente da Portela. O presidente em exercício da escola de samba, Paulo Miranda, registrou anteontem uma queixa-crime na 29ª DP (Madureira) por suspeita de falsificação de 56 assinaturas em carteiras apresentadas durante o recadastramento de sócios para a eleição, marcada para o fim de julho.

A data da eleição foi marcada em maio, num acordo firmado na Justiça entre as chapas de situação e oposição, após uma decisão judicial ter suspendido a eleição de Marcos Aurélio Fernandes, realizada em abril. 

As irregularidades nas assinaturas foram encontradas pelos dois integrantes da chapa da situação que fazem parte da comissão de recadastramento nomeada pela Justiça, que  tem ainda dois representantes da oposição e um da Liga Independente das Escolas de Samba.
Segundo registro na polícia, as assinaturas nas carteiras não conferem com as de Carlos Teixeira Martins, o Carlinhos Maracanã, ex-presidente da Portela. (O Globo - 08/07/04)

Vota de Marçalzinho

MARÇALZINHO (FILHO DO GRANDE MESTRE MARÇAL), UM DOS MAIORES PERCUSSIONISTAS DO BRASIL, SERÁ O NOVO DIRETOR DE BATERIA DA PORTELA.

O Convite foi feito por Nilo Figueiredo, candidato da chapa Nova Portela às eleições de julho na escola. É a Portela voltando a ocupar o seu espaço no mundo do samba.

(Fonte - Chapa nova Portela - 07/2004)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aos leitores


Dando prosseguimento à proposta de enaltecer a cultura do SAMBA carioca, o  COMPOSITORES DA PORTELA BLOG está lançando seu primeiro exemplar de sua Revista (Edição Histórica): COMPOSITORES DA PORTELA – O GRUPO QUE VALORIZA O SAMBA, com o objetivo de manter os apaixonados pelo SAMBA atualizados, estamos levando à você uma coletânea dos fatos ocorridos no mês de JULHO/04, assim como fatos importantes/históricos ocorridos no mês.

Nesse exemplar, entrevista com o novo Presidente da Portela, Sr. Nilo Figueiredo.

O importante é levar informações a todos os amantes do samba e esperamos que todos gostem desse novo trabalho.